4 de setembro de 2018

Discurso de charlatão

O charlatão, nomeadamente o político charlatão, tem uma inclinação enorme para o autoelogio, para querer mostrar o que não é. Apoia-se regularmente nos seus supostos “mestres” e em estudos que desconhece ou não existem sequer. O eleitor topa-os bem e tolera-os; mas quando as falácias atingem o domínio do risível, é demais.
Vem isto a propósito de uma intervenção do vereador Michael sobre os feitos do poder local, e da sua altíssima eficiência – credo: o Michael a falar de eficiência! Afirmou ele - sem se rir - que “sempre ouviu dizer, nomeadamente aqui ao ex-presidente da câmara, que um euro - um cêntimo - é muito melhor gerido por uma autarquia do que pela administração central, isso está provado por números e dados estatísticos, porque as câmaras com 1,5%, ou não chega a 2%, do orçamento do Estado conseguem produzir 30% ou mais do PIB”.
Só uma criatura profundamente ignorante na matéria ou altamente desonesta pode fazer uma afirmação destas publicamente sem se envergonhar. Mas mais: para dar alguma credibilidade à falácia, referiu dados e números estatísticos que o provam; sem nunca os ter visto porque, simplesmente, não existem. Estamos claramente na presença do típico charlatão político que se disfarça com máscara de sábio e que tenta fazer de uma mosca um elefante, mas da matéria - multiplicadores da Economia - nada conhece,  nem uma vaga noção da escala tem; e de estatística não deve conhecer mais do que o termo. Risível.
Já na época dos sofistas, os gregos diziam: “o macaco é sempre macaco, mesmo vestido de púrpura”. Tal como o papagaio é sempre papagaio, mesmo que saiba falar línguas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.