29 de setembro de 2018

Indignidade completa


O fim é triste. O fim em política é sempre triste, nomeadamente quando se teve uma carreira longa e cheia de sucessos, que não se soube terminar a tempo. Mas não tem que ser indigno.
O fim político de Narciso Mota atingiu aquilo que muitos prognosticaram: o patamar do indigno. Neste destino há muita culpa do próprio (à cabeça as pessoas de que se foi rodeando) e de todos que o rodeiam. Sim, de todos: apoiantes e adversários, amigos e inimigos, os que o afrontam e os que se escondem…
O patamar de baixeza que se atingiu na última reunião do executivo não expõe somente as fraquezas de Narciso Mota e de Diogo Mateus, expõe todos – os que falaram e os/as que se calaram. Expõe, também, uma classe política indigna, sem princípios nem valores - velhaca. Direi mais: o palavrório descontrolado, inconsciente, choca tanto como os silêncios comprometidos, cobardes, manhosos. Porque aquilo não foi um descontrole momentâneo, um baixeza, que qualquer um pode cometer no calor da luta política; aquilo foi indignidade completa e em crescendo. Aquilo foi o grau zero da política, da decência, da dignidade. Como é que aquela dezena de criaturas não se indignou com o que estava a acontecer?
Naquela malfadada reunião, Narciso Mota desbaratou o resto da respeitabilidade que granjeou, e Diogo Mateus perdeu a autoridade moral e política que necessita para exercer o cargo. Os outros são figuras menores que nunca serão maiores, figurantes que se calam e se divertem com a indignidade.

3 comentários:

  1. "...M'espanto às vezes, outras m'avergonho " (Sá de Miranda

    ResponderEliminar
  2. A loucura de Bruno de Carvalho só não o foi enquanto os médicos seus apoiantes se calaram perante esse facto, a bem do SCP.

    ResponderEliminar
  3. Só tenho pena pelos pombalenses enganados. Os que se deixaram enganar terão o atraso económico e cultural herdados de Narciso para resolver, o que será castigo suficiente.
    Alguém acha que Diogo Mateus não se arrepende todos os dias de tudo o que fez pelo PSD em nome de Narciso Mota, desde pelo menos o momento em que foi eleito vereador ao seu lado? Isso dá-me algum gozo, confesso. Mais uma vez, o pior é pensar no que Pombal podia ter sido.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.