25 de abril de 2019

Descubra as diferenças


Pela primeira vez em vários anos, não passo o 25 de Abril em Pombal. Rumei para terras algarvias. 

Quando cá cheguei, tive a curiosidade em procurar saber das diferentes programações das comemorações do 25 de Abril. Confesso que não tinha grande expectativa, até porque estou em Albufeira, concelho que nesta altura do ano tem muitos turistas estrangeiros; as próprias comunidades locais são também elas de imigrantes (Brasileira, Paquistanesa, Indiana, Cabo-Verdiana), mas enganei-me redondamente! 
Encontrei um Programa de comemorações de 3 dias, cuja organização é naturalmente da Câmara Municipal (só por curiosidade é social democrata), mas tem a co-organização das Juntas de Freguesia e de algumas Associações locais. Actividades desde o desporto, à cultura,  musica, encontra-se um pouco de tudo. Houve também hastear da bandeira na Câmara Municipal, com largada de pombos e distribuição de cravos. Porém, também em todas as Juntas de Freguesias haverá cerimónia de hastear das bandeiras, e as diferentes actividades das comemorações são “espalhadas” pelo concelho. Hoje à tarde (para onde irei), há piquenique com tarde musical de tributo a Zeca Afonso, recital de poemas alusivos à revolução, insufláveis e pinturas faciais para crianças…
E Pombal?
Vamos encontrando iniciativas como da Ideias Ousadas, que ontem na ADAC, não quis deixar de comemorar o dia da Liberdade; o Farpas que há 11 anos resistentemente vai organizando, não só o seu jantar de aniversário mas como diariamente vai cumprindo o seu papel cívico; encontrei também uma iniciativa (muito tímida) confesso, que não sei se teve qualquer impacto, mas que para começo é de salutar. O GEAS- Gabinete de Acção Social de Almagreira, Carriço e Louriçal: organizou em cada freguesia uma sessão com o Tema “Onde estava no 25 de Abril de 1974’”. Nos convites dizia-se que era em conjunto com as Juntas de Freguesias, mas ao visitar os respectivos sites só o Carriço fez a divulgação…
E o nosso Município? 
Bom, esse gosta de organizar eventos da idade média (nada contra) e agora deve andar muito ocupado com o Festival Pombalino (nada contra também). Esquece-se que o Poder Local foi uma grande conquista de Abril! Que a Democracia foi uma grande conquista de Abril que deve ser relembrada e melhorada todos os dias, e que festejar o 25 de Abril nem que seja para nos relembrar disso!
Principalmente quando temos um Presidente de Junta (eleito democraticamente pelo povo) a partilhar nas redes sociais, imagens e frases de Salazar, está tudo dito ao ponto (miserável) a que chegamos!
25 de Abril Sempre! Fascismo nunca mais!

2 comentários:

  1. Marlene...Pombal chega ao ponto de ter um grupo Excursionista que vai todos os anos ao Vimieiro. Está tudo dito sobre Pombal.

    ResponderEliminar
  2. Mas realmente o PSD comemora o 25 de Abril ? ou antes o suporta pois comemora mesmo é o 25 de Novembro ?

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.