14 de abril de 2019

Mercado Medieval: muita cor no negro

Anunciam, para este fim-de-semana, o regresso de Pombal à Idade Média e à Reconquista Cristã. Se fosse só num fim-de-semana e com fidelidade, não vinha grande mal ao mundo (à terra); o problema é que, em parte, Pombal nunca saiu de lá: nos costumes, nos portes, nos ritos – na mentalidade.
O evento abarca duas dimensões que se complementam: a lúdica e a histórico-simbólica. Sobre a primeira, pouco haverá dizer para além daquilo que é mais ou menos consensual: serve para atrair e divertir pessoas. Pena que até um evento puramente mercantil seja deficitário em dezenas de milhares de euros; nestes câmara gasta sem restrições, mas não apoia os de valor artístico e produção local, tipo "Oh da Praça".  No que se refere à vertente histórico-simbólica a coisa muda de figura: o evento apresenta a época como grandiosa, abastada e ociosa, quando, na verdade, foi, durante a maior parte do tempo, aquilo por que ficou conhecida: Época das Trevas – da brutalidade, da miséria, da escuridão.
O evento replica o modelo, pobre e de mau gosto, que roda pela maioria dos concelhos do país; mas não é por estar na moda que é necessariamente virtuoso. Nalguns concelhos - Penedono, por exemplo - existe algum critério na selecção dos expositores; aqui entra tudo (crepes, pizzas, gomas, etc.) A época tem pouco de dignificante para mostrar, para além de batalhas e duelos, artesãos a trabalhar peles, ferrar quadrúpedes ou a cegar inimigos derrotados, marafonas de touca, tocadores bobos de alaúde, recitais do “Pranto de Maria Parda” e leituras da sina. Dar grandeza a isto, sem o contextualizar, diminui a humanidade.
Quer isto dizer que não se deve assinalar e recordar as épocas históricas menos gloriosas? Não. Quer simplesmente dizer que não se deve deturpar a História e o seu simbolismo, nomeadamente quando a sua apropriação é prejudicial ao progresso da sociedade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.