11 de fevereiro de 2020

Será a felicidade do Pedro a nossa felicidade?


O Pedro já nos tinha anunciado que andava a estudar Felicidade por terras de “nuestros hermanos”. No passado fim-de-semana, levou ao congresso do partido (PSD) a moção “Por um Portugal mais feliz”. 

A política está para o Pedro como o voar está para a mosca. Se pudéssemos compreender a mosca, perceberíamos que ela navega no ar animada por essa mesma paixão e sentindo em si que voar é o centro do mundo. Na política, e não só, o Pedro é uma espécie de mosca (voadora).

Lá, no congresso, ninguém o quis ouvir - o que levou o presidente da mesa a interrompê-lo duas vezes para repreender os congressistas. Mas nós - que sabemos que esta ladainha não nos vai largar nos próximos anos - não o podemos ignorar.

O Pedro é o verdadeiro profeta da boa vontade; não vontade de vida, mas vontade de poder. É um escuteiro da moral amorosa-altruísta, perito na recolha de vontades para proveito próprio, que confunde o predicado com o efeito, e acredita – ou diz acreditar – que políticos felizes fazem pessoas felizes, que o céu estrelado gira em torno do destino do Homem. 

O pensamento político do Pedro é ridiculamente superficial, idêntico ao das garotas inexperientes do passado que se lisonjeavam com a ideia de que estava em seu poder tornar um homem feliz.

Pessoa dizia que o irritava a felicidade de todos os homens que não sabem que são infelizes. O Pedro quer tratar da saúde das pessoas e combater a depressão com choques de energias positivas e o circo da vida mágica, quer replicar o Paraíso do S. Pedro na Terra. Esquece-se que uma felicidade tola não é de modo nenhum preferível a uma infelicidade consciente. 
Pedro: deixa-nos ser mortais, sofredores, felizes e infelizes.

3 comentários:

  1. O que separa um politico de sucesso do perdedor é somente a capacidade que tem de "se vender" ao eleitorado. Um politico que não ganha eleições não serve para nada. Nisto o Pedro é o melhor de todos, pois muitos até o acusam de ser um balão de vento, no que respeita a ideias, projectos e acção politica, mas na realidade o Pedro é um politica de sucesso, pois consegue sempre "vender" a sua "pomada" . Em politica é isto o mais importante. Chegar ao eleitor e convence-lo que é a melhor opção para o cargo que pretende ocupar. Um politico é como um Vendedor. Eu na minha Empresa posso ter um produto TOP, mas senão conseguir convencer o meu cliente a comprar, esse produto desvaloriza. Por outro lado até posso ter um produto igual aos outros ou até pior, mas se conseguir convencer o meu cliente que tenho o melhor produto ao melhor preço, valorizo esse produto. O que faz o Pedro é isso mesmo, tem um produto igual aos outros, mas consegue convencer o "cliente" que é o melhor. Por isso tem sucesso e os outros não.

    ResponderEliminar
  2. Se para ser político é preciso ganhar eleições, e se para ganhar eleições, nomeadamente nos partidos, é preciso meter as mãos na merda; então, há pessoas que nunca serão políticos.

    ResponderEliminar
  3. O Pedro é das pessoas mais carismáticas deste concelho.
    O Pedro ouve, disponibiliza-se, intervém, responde de forma sempre simpática e cooperante e a sua aura inspira todos à sua volta.
    Não é perfeito? Claro que não é!
    Nem infalível? Também não...
    Resolve tudo a todos? Também não...
    Mas sabe de forma inata distribuir simpatia e principalmente esperança.
    E como o faz de forma honesta goza da credibilidade pública que goza! Gostemos ou não gostemos, isso nada muda na sua postura.
    Eu acho que Pombal só tem que se regozijar por ter gente assim.... inspiradora!

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.