À hora a que vos escrevo Pombal continua (destacado) a ser o concelho do distrito de Leiria com mais casos confirmados de Covid-19. Mas a crise sanitária - para a qual o poder autárquico acordou tarde - não se afigurou suficientemente grande, aos olhos dele(s): Em plena pandemia, o presidente da Câmara retirou os pelouros à vereadora Ana Gonçalves, abrindo mais uma crise política.
Aqui no Farpas já tínhamos avisado que a decisão estaria iminente. Mas a nossa maior futurologia não poderia conceber que tal acontecesse num tempo como este, que todos estamos a viver.
Na reunião de Câmara da semana passada, uns e outros falaram do assunto com pinças. Ana Gonçalves referiu-se a "pressões exteriores", ela que acabou por ser vítima desta espécie de fado do ciúme. Não foi explícita, como não foi nenhum dos vereadores. Mas quem circula pelo comércio e serviços locais sabe bem do que está a falar, sabe que há neste enredo toda uma novela de faca e alguidar, que começa com alegadas traições e termina com alegadas chantagens.
Não temos nada contra novelas, que tantas vezes retratam a vida como ela é. Já não achamos normal que andemos a ser governados por terceiros, por quem não elegemos.
Nos últimos dias a nossa primeira-dama assumiu, nas redes sociais, o papel que caberia ao gabinete de comunicação da autarquia, se ele existisse. A proposta que deixamos a D. Diogo é que regularize de uma vez por todas essa função. Que contrate esses serviços, às claras. Não é o primeiro nem será o último presidente de Câmara deste país a fazê-lo. Perante tamanha abrangência demonstrada publicamente, não é de estranhar que a senhora esteja apta a assegurar alguns pelouros, aliviando assim o fardo dos poucos vereadores que restam.
Além disso, se é para nivelar por cima, por que não haveríamos de ter a nossa Hillary Clinton, em versão direitolas?
Estes últimos episódios da Novela "O Príncipe e a corte de Al Palumbar" merece uma crónica detalhada do grande Miguel Savedra...Se o PS conseguir encontrar um lider forte, será mesmo o fim da Monarquia Laranja.
ResponderEliminar