1 de fevereiro de 2023

Director Municipal – o escândalo confirmou-se na plenitude

Ontem, o escândalo confirmou-se: o doutor Pimpão deu posse ao doutor Agostinho como Dir. Municipal.

Nos últimos meses, o regime foi abalado por sucessivos escândalos políticos; não devido a alterações do quadro legal ou por o comportamento dos políticos ter mudado significativamente, mas pela indignação dos cidadãos após a divulgação de actos inequivocamente ilegais e/ou más condutas praticadas pelos titulares de cargos públicos no exercício de funções públicas ou privadas. Este abalo expôs a enorme discrepância de julgamentos entre os detentores de cargos políticos e os cidadãos em geral, que urge corrigir para evitar o crescente descrédito da política.



Em Pombal Ocidental tudo igual: “se não formos nós a ajudar os nossos…” Já sabíamos que falta ao doutor Pimpão autoridade para dirigir e impor critérios e padrões de desempenho e éticos alinhados com as expectativas dos cidadãos, a missão e objetivos da câmara e do concelho.  Mas agora ficámos definitivamente a saber que não temos presidente, nem executivo, nem poder, nem oposição. Com a nomeação do doutor Agostinho, o doutor Pimpão vulgarizou, desculpou e normalizou comportamentos inequivocamente ilegais e a má conduta pessoal e profissional do nomeado. Perpetrou danos reputacionais irreparáveis no curto e médio prazo, à câmara e à sua integridade, que comprometem a sua legitimidade e acentuam o descrédito da política. 

Todos os vícios têm um limite além do qual não se pode passar, ou não se deveria passar. Ultrapassado esse limite, o jogo tem que mudar. A situação obriga-nos a dar um passo em frente. Dá-lo-emos.

7 comentários:

  1. Amigo Malho.
    Todos temos direito á nossa opinião e você exerceu aqui e agora o seu com ostensiva contundência.
    Opinião não quer dizer axioma, nem certeza e aqui a sua é muito exacerbada.
    Resolveu encetar com este assunto uma quimera de indignação e perseguição.
    Lembre-se que nas ações existem sempre as reações.
    Cada um usa a liberdade como quer, mas prepare-se para o reverso da medalha.
    E sobre este assunto já várias vezes expressei a minha opiniao pela expectativa da evolução 5 do futuro próximo.
    Aguardemos então.

    ResponderEliminar
  2. Constato que o meu amigo também já se alinhou com a nova realidade, passou de defensor da situação para porta voz das ameaças.
    Oh amigo Serra, as farpas doem? Não se metam a jeito.

    ResponderEliminar
  3. Sempre estive alinhado com a nova realidade já que a decisão não é nem foi de minha co-responsabilidade.
    Mas não confunda as minhas opiniões que derivam do senso comum com o porta-voz de ameaças que de facto não sou.
    As farpas doem e quanto mais doem mais provocam reações.
    Entenda este meu comentário como uma constatação da dinâmica química entre os reagentes.

    ResponderEliminar
  4. Amigo Serra, percebo bem a “dinâmica química entre os reagentes” e melhor ainda a lei da acção – reação, de Newton, até porque tive que estudá-las.
    Nunca me passaria pela cabeça co-responsabilizá-lo por tamanho erro político; tenho-o por pessoa sensata e responsável. Só fiquei admirado que tivesse considerado “ostensiva contundência” e “uma quimera de indignação e perseguição” estas minhas opiniões de (quase) senso comum.

    ResponderEliminar
  5. Então esmiucemos os argumentos. Sobre a contundência estamos de acordo. Sobre a ostensiva é que lhe fez comichão. Mas imagine um ácido Forte ( ostensivo).
    Agora indignação e, vá lá, perseguição também convimos. O problema está na quimera, mas repare que para mim esta reação vai forçosamente conduzi-lo a um complexo químico que, como sabe, se rege por uma muito difícil alteração, ou seja, ficará um composto quase inerte...
    Tirando estas tergiversaçoes semânticas perceberá que ambos falamos de senso comum.😇

    ResponderEliminar
  6. O Pedro é mesmo um CASE STUDI. Ainda hoje pelas 15:00 h estava no jardim descontraidamente a brincar com as crianças de um infantário. Como se libertou do trabalho, pode continuar, no que resta do mandato, a fazer o que melhor sabe, espalhar simpatia e afectos. Pois meus amigos, não é enfiado no gabinete que se ganham votos. Ando a aprender imenso com o Pedro. Estou até a pensar fazer um estágio na CMP, com ele. Pedro tens algum estágio remunerado para mim?

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.