10 de fevereiro de 2023

Operação resgate da decência política

Os sucessivos escândalos políticos ocorridos nos últimos meses, no país e no Pombal, expuseram a enorme discrepância de julgamentos entre os detentores de cargos políticos e os cidadãos em geral, e alteraram substancialmente o clima ético na política.

Por cá, com o poder a resistir à mudança e a “oposição” a alinhar com a manutenção do status quo, alguém tem de dar um passo em frente, alguém tem de agitar o jogo (viciado). Resistimos sempre a dar esse passo, por respeito à Política e aos políticos mandatados; mas chegou o momento de saltar para o campo da verdadeira fiscalização do poder – dos podres do poder.



Assim, a bem da transparência e da responsabilidade política, da necessidade de esclarecer a polémica intalada sobre os pagamentos indevidos efetuados ao dr. Agostinho Lopes nos anos de 2006, 2007 e 2008, requeri à câmara cópias de documentos que respondam ou comprovem a resposta às perguntas seguintes:

1.      Em que data e por quem foi detectada e informada a irregularidade?

2.      Qual o fundamento da irregularidade que deu origem ao processo?

3.      Que montante de pagamento indevido foi apurado?

4.      Em que data o devedor foi notificado da dívida e da obrigação de a saldar?

5.      Qual foi a resposta do devedor à notificação?

6.      A dívida foi saldada ou não?

7.      Se foi saldada, foi-o de uma só vez ou em prestações?

8.      Se foi paga em prestações, qual o montante e a frequência das prestações, bem assim a data da primeira e da última prestação?

9.      Qual a forma de pagamento (cheque, transferência bancária, numerário ou outra?

5 comentários:

  1. Amigo Malho, você não larga o osso.
    O tempo das Cruzadas em demanda das Terras de Vera Cruz e da Inquisição purificadora pertence a um passado medieval longínquo já do nosso.
    Bem sei que no Irão, na Arábia Saudita e no delirante Afeganistão ainda existem as leis e polícias dos costumes e da virtude, mas esses ainda vivem na época medieval onde os objetos da perseguição são lá às mulheres como cá eram as bruxas.
    O seu inquérito muito minucioso, pretendendo expor a falta de virtude não irá resultar em grande coisa porque no nosso país o que vale são os comportamentos atuais e não as falhas passadas.
    Vide Isaltino Morais atual presidente da câmara de Oeiras.

    ResponderEliminar
  2. Bem sei que o meu amigo gostaria de ver tudo isto escondido, ou pelo menos rapidamente abafado e ultrapassado, não terá essa sorte.
    Os nossos gostos e referências dizem muito sobre nós. Aceitemo-las.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está você a sempre a ver intenção onde a não há. "Escondido ou abafado"? Eu não pertenço à "Cosa Nostra"! Lagarto, lagarto, nem mesmo ao Sporting, já que que o bicho veio à colação.
      "Ultrapassado" já serve porque de facto parece-me ser o estado atual do assunto, e sem qualquer efeito de minha iniciativa.
      A sua preocupação é legítima no universo de liberdade em que vivemos e por isso eu não me pronuncio pelo mérito da causa, que não conheci, apenas refiro a conclusão lógica atual.
      Mas o futuro a deus pertence e se a razão lhe assistir certamente ela irá aparecer, ou não.
      Até lá, deixemos as coisas e as pessoas, funcionarem.
      E já agora que lhe diz de mim o "gosto" por um bom almoço cuja "referência" ao tinto fica ao seu critério? Eu aceito, eu aceito! 😉

      Eliminar
    2. Nessa do bom almoço, bem regado e conversado, estamos alinhados. Marque.

      Eliminar
  3. Adelino, no pombal é onde tu vives.
    Dá um passo em frente para o abismo e leva contigo esta coisa a que chamas farpas.
    Boa viagem.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.