9 de junho de 2009

A Abstenção

A abstenção é um fenómeno eleitoral perfeitamente normal. Sabe-se que a dimensão da abstenção varia em função da relevância do que está em jogo. Não compreendo a histeria intelectualoide de muitos políticos e comentadores com o nível de abstenção nas eleições europeias. Estava alguma coisa em jogo, a não ser o partido? Acho que não. Por isso, tivemos, quase exclusivamente, voto militante e uns resquícios de voto de protesto.
Logo, não percam tempo a censurar os que não quiseram ir votar. Eles aparecerão para votar quando alguma coisa de relevante estiver em jogo. São eles que decidem as eleições importantes. E riem-se daqueles que os criticam e os censuram.

19 comentários:

  1. Pois, não critiquemos mais. Porque nós, os que votámos, não fizemos mais do que boicotar o protesto manifestado pela maioria dos portugueses, no fundo fomos as "ovelhas negras".
    Acho que vou já rezar o terço para redimir esse meu pecado e enquanto não me confessar não comungarei, principalmente porque acumulo esse pecado e o de ter, de algum modo, criticado os que tomaram a posição contrária à que eu considerara correcta.

    ResponderEliminar
  2. Adelino Malho, então há eleições importantes e eleições menores?
    Essa é nova!
    Amigo, companheiro e Dr. JA, boa noite.
    Ao Engº Adelino Malho, mais do que lhe desejar "boa noite", desejei-lhe longa vida e muita saúde.
    Dr. JA não me diga que já está arrependido de ter votado no Bloco de Esquerda?
    Dez Avé Marias, de penitência!
    Mais dois Terços e uma ida a pé a Fátima (de Vermoil e não de Loulé) redimirão o seu pecadilho.
    Até....

    ResponderEliminar
  3. Rodrigues Marques,

    É claro que há eleições mais importantes do que outras. O eleitorado, o povo, sabe distingui-las muito bem.
    Boas,
    AM

    ResponderEliminar
  4. Aqui se diz muito. Diz-se muito aliás da vossa derrota. Eleições menos importantes? Isso é desculpa de última hora ou não estão mesmo conscientes da importância da Europa?

    ResponderEliminar
  5. Bom dia a todos.
    Não devemos censurar aqueles que não quiseram ir votar. Cada um faz aquilo que a sua consciência politica lhe diz.
    O PSD anda euforico com esta vitória, mas o 1º milho é para os pardais.
    Em Setembro e Outubro então poderemos falar com base em dados objectivos.
    O Povo sabe aquilo que é o melhor para ele e em cada momento sabe distinguir o que lhe interessa.
    Muito desse povo há-de rir-se das analises surrealistas que aqui fazem.

    ResponderEliminar
  6. Não sendo a favor do voto obrigatório, também não posso deixar de censurar a abstenção. Quem não se identifica com nenhuma lista vota em branco.
    E tem razão, em Setembro e Outubro falamos. E rir-nos-emos das sondagens...

    ResponderEliminar
  7. Caro Eng. Rodrigues Marques, vejo que anda muito mal informado sobre a minha pessoa. A minha experiência diz-me que quando não sabemos aquilo que dizemos é melhor ficar calados.
    Talvez nos encontremos por telepatia através das rezas, já que anda a levantar falsos testemunhos!

    ResponderEliminar
  8. Amigo, companheiro e Dr. JA, boa noite.
    Está visto!
    Tenho penitência para cumprir.
    As dez Avé Marias já estão rezadas.
    Os Terços e a ida a pé a Fátima fica para depois.
    Estou certo que será magnânimo no seu perdão e que me absolverá dos falsos testemunhos que lhe levantei.
    Até amanhã.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Gostei da promoção "amigo, companheiro e Dr.", muito me lisonjeia.
    Cada um assume as responsabilidades daquilo que diz e mais tarde ou mais cedo receberá a sua punição, quanto mais não seja, punição moral
    Mas pode ficar de consciência tranquila, principalmente porque não sou pessoa de guardar rancores.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. Amigo e companheiro JA, bom dia.
    Acontece cada uma ao pobre do mortal.
    Então não é que meti os pés pelas mãos e as mãos pelo pés e confundi-o com outro amigo.
    Para além de lhe ter que pedir desculpa assumo, em dobro, a penitência que, erradamente, lhe tinha dado para cumprir pelo pecadilho que se verificou não ser pecado, nem pecadilho.
    Reiterando os meus pedidos de desculpa, sou com
    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Caro Eng. Rodrigues Marques, fico feliz por assumir o seu erro relativamente à minha pessoa, embora fosse do meu agrado estar em loulé, de preferência de férias que bem preciso.
    De qualquer modo, creio que esta situação só mostra que não devemos precipitarmo-nos quando não temos a certeza dos factos, ou neste caso, a certeza da pessoa com quem trocamos opiniões.
    Um grande Abraço!

    ResponderEliminar
  12. Amigo e companheiro JA, boa noite.
    Teste.

    ResponderEliminar
  13. Amigo e companheiro JA, boa noite.
    De regresso aos problemas do dia a dia, depois de ter passado a semana a paredes meias com Loulé, para além de me ter penitenciado com o meu erro, gostaria de trocar opiniões com uma pessoa identificada e não com um JA, que não sei quem é, de facto.
    Esse foi o meu erro e a minha confusão.
    Reitero que gosto de "comprar" uma boa guerra (daquelas que vale a pena), que escrevo relativamente bem e fluente, mas gostaria de "ver" o rosto dos meus parceiros do debate.
    Como não é possível, paciência.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  14. Caro Eng. Rodrigues Marques, só posso concordar consigo, infelizmente nem sempre podemos agir abertamente pelas mais variadas razões.
    Espero que o simples JA não impeça interessantes trocas de opiniões.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  15. Continuo a achar que o voto anda demasiado sacralisado por estas bandas. Ou melhor, que se metem as responsabilidades cívicas do voto apenas no eleitor, quando me parece que este não é o único responsável pela sua própria abstenção (bem vejo que a frase parece profundamente contraditória). Tentando explicar-me melhor: o voto pode ser visto como uma "ode à democracia". Esta tal democracia deve, pois, ser respeitada pelas duas facções: eleitos e eleitores. O que eu acho é que é admissível que alguns eleitres julguem que os eleitos já maltrataram de tal forma a democracia, que não há ode ("festa") que se justifique. Peço desculpa para confusão de ideias, mas acho que não consigo ser mais claro. Espero que o meu argumento possa ser entendível.
    Já agora, reforço que não tem sido essa a minha opção. Mas tenho algum pudor em apontar o dedo aos abstencionistas!

    ResponderEliminar
  16. Amigo e companheiro JA, boa noite.
    Respeito, mas não compreendo a sua posição.
    Reitero que gosto de "comprar" uma boa guerra.
    Assim, pode contar comigo nesta "luta".
    Abraço.

    ResponderEliminar
  17. Amigo e companheiro Gabriel Oliveira, boa noite.
    Já tenho as suas coordenadas e, um destes dias, vou-lhe fazer chegar às mãos o tal livrinho, que não passa de uma carta, para fazer o favor de entregar ao JAS, acompanhado da minha penitência.
    Relativamente ao seu comentário, permita-me dizer-lhe que é poesia pura e dura.
    Há uma mole de 100 mil eleitores que definem as votações.
    Votam assim e cai para um lado, votam assado e cai para o outro lado.
    Relativamente à relação eleitores/eleitos ainda estamos muito longe daquilo que deveria ser a identificação de cada Deputado com o seu eleitor.
    Os círculos uninominais resolveriam esse assunto.
    Vamos fazer força.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  18. Boa noite Eng. Rodrigues Marques, só posso dizer que é pena que poucas pessoas tenham essa posição em relação às opções dos outros: "Respeitar mesmo que não consigamos compreender".
    Saudações

    ResponderEliminar
  19. No que a circulos uninominais diz respeito, fica a minha opinião (que é claramente contra, obviamente): para além da consequência evidente do bipartidarismo que a medida acarreta (e que eu acho que é a unica verdadeira motivação de quem a propõe), coisa que me parece nefasta, a mim parece-me que isso não resove a distância entre eleitores e eleitos. O problema actual é de representatividade, claro. Mas não se resume em "saber com quem falar". A questão prioritária é "confiar em quem ouve ou deveria ouvir". Convenhamos, a Assembleia da República decide questões nacionais, e deve ter essa predisposição desde o inicio (o momento do voto). Senão temos "orçamentos limianos", em que vemos o interesse nacional subjugado ante interesses locais. Eu sou muito mais adepto de um circulo único nacional. Em que 10% da votação corresponde a 23 deputados a Assembleia. E não me venham com a história da governabilidade. O maior motivo para não haver governabilidade é não haver bons governos! ;

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.