7 de junho de 2009

E para não variar...

Comecei por escrever que "6, quase 7, em cada 10 portugueses não votaram mas todos os partidos optarão pelo "vitória" ou pelo "não é uma derrota". E acrescentei que "tal como na campanha mantém-se, de forma indecorosa, o grau zero da responsabilidade e da responsabilização política". Por isso registo com satisfação que pelo menos o PS não escondeu que perdeu estas eleições, assumindo de forma clara os resultados decepcionantes, embora confesse que não me sinto espantado nem chocado (e não foi apenas devido ao cabeça de lista, mas isso é para outros posts). Mantenho também que perdeu a "indústria" das sondagem. E mantenho ainda que era bom que houvesse consequências regenerativas, principalmente dentro do PS. Para além disso, o grande vencedor da noite é o Bloco. Quanto ao PSD, sendo outro vencedor, ainda será prematuro considerar-se "a" ou "uma" alternativa para Setembro, mas essa luta eleitoral começa amanhã. Volto a lembrar que votaram pouco mais que 3 em cada 10 portugueses. Não é para menorizar resultados, que esses são reais e palpáveis, mas apenas para constatar que há muito para fazer em sede de responsabilização e participação.

16 comentários:

  1. Ou seja, só 3 em cada 10 portugueses têm mínima legitimidade para criticar a actuação dos deputados portugueses na Europa. Estou a contabilizar abstenção e também os que votaram em branco pelo simples facto de não se terem predisposto a procurar informação que lhes permitisse fazer uma escolha consciente.
    Como fiz parte da minoria que considera um dever participar no acto eleitoral, e que procurou informações de modo a não votar só porque sim, sinto que tenho validade moral para comentar os resultados.
    Concordo que o grande vencedor foi o BE, no entanto todos foram grandes perdedores na medida em que o apelo ao voto foi geral e não surtiu qualquer efeito. Os portugueses não acreditam na democracia? Os políticos são considerados os culpados pela situação de crise que atravessamos? Os portugueses não estão receptivos no que respeita à União Europeia? Grande parte dos portugueses permite que sejam os outros a escolher por eles e assim desresponsabilizam-se? Há coisas mais interessantes a fazer num domingo do que sair de casa para ir à mesa de voto que lhe corresponde?
    Cada um está mais preocupado com a sua realidade pessoal do que com o futuro de Portugal e da União Europeia?
    Muitas questões poderiam ser formuladas para tentar explicar a vitória expressiva da abstenção, mas talvez quem tenha enveredado por este caminho não mereça grande reflexão porque apesar de a situação ser preocupante, talvez devamos seguir o provérbio "Só faz falta quem está".

    ResponderEliminar
  2. O PS, foi o único que aceitou a derrota?
    Pudera, foi também o único derrotado nestas eleições. Já agora, éra o que mais faltava, não assumirem a derrota!
    O pior para o PS, mas o melhor para o país, é o inicio da derrocada do governo socialista.
    Comecem a por "as barbas de molho", porque o fim está próximo, para o bem de todos nós.
    O país está farto da arrogânçia e prepotência, que dura há quase quatro anos!

    ResponderEliminar
  3. Amigo e companheiro Dr. João Alvim, boa noite.
    Quem sou eu para te criticar de usares tácticas.
    Também as uso com a mestria que Deus me deu.
    Digo o mesmo do nosso amigo e companheiro Dr. JA.
    De Loulé faz uma análise invejável. O BE ganhou? O quê? Coisa de intelectuais.
    Já o nosso querido professor Zé é claro e perpectiva a coisa de uma forma realista.
    Abraço, a todos.

    ResponderEliminar
  4. Caro Rodrigues Marques eu creio que aqui não houve qualquer tipo de tácticas, se o Sr. as usa com mestrias dadas por alguém que decerto nunca viu, aconselho-o a ponderar bem, é que hoje em dia "ninguém dá nada a ninguém"!
    Mas provavelmente é altura de lhe ensinar algo, as vitórias não só para aqueles que ficam em primeiro lugar, são também para aqueles que têm resultados bem acima das perspectivas iniciais. Consegui explicar-me bem? se for necessário também posso tentar usar uma linguagem mais acessivel, ou se antes preferir, menos intelectual!

    ResponderEliminar
  5. "Coisa de intelectuais" que vale 3 eurodeputados. Constata-se que BE + CDU representaram 21,4% dos votos, e 5 eurodeputados. Parece-me um resultado com expressão.

    ResponderEliminar
  6. Caro amigo Rodrigues Marques

    Tácticas é para quem usa filtros com as cores partidárias. Como o meu amigo bem sabe, não padeço desse mal.

    Três vencedores: BE, PSD, PP. A ordem? BE ultrapassou os objectivos, o PSD cumpriu-os (se a vantagem chega para Setembro isso, repito, é outra conversa), o PP fez os mínimos.

    Ainda bem que o PS assumiu. Lembro-me de outras derrotas (em 2005) em qeu 29% passaram a uma quase-vitória. Espero que a atitude correcta em relação a factos que o PS teve se estenda a outras questões e atitudes...

    ResponderEliminar
  7. Deixo a minha leitura dos resultados da CDU de ontem. Parece unânime que "perdeu ou empatou", quanto mais não seja pelo "vexame" de ver o BE passar à frente. Eu não concordo! Em primeiro lugar, porque prefiro ver o BE a passar à frente do que um PP! Em segundo lugar, porque o BE teve apenas mais 2499 votos que a CDU... enfim, não foi uma "tareia"... andam ali, ombro a ombro. Em terceiro lugar (e este facto parece-me mais relevante), porque acredito que esta votação, repetida nas legislativas, garante um excelente resultado para a CDU (que curiosamente, ficaria bem à frente do BE). Reparem que a CDU reforçou a sua votação nos distritos onde elege ou pode eleger deputados (Setubal, Lisboa, Evora, Beja). Em Setubal, Evora e Beja, foi mesmo a força mais votada. Por contraste, o BE acabou por receber muitos dos votos de protesto onde não poderá eleger ninguém (como a CDU não elege), como seja em Leiria, Coimbra, Aveiro, Viseu... ou seja, a CDU tem os votos mais concentrados, o BE tem os votos mais dispersos, e talvez menos "eficazes" em termos de mandatos para a AR. O único distrito onde achei o resultado francamente mau foi em Braga, onde o BE nos ultrapassou. Um distrito onde exite muito trabalho para fazer, até Setembro.

    ResponderEliminar
  8. Amigo e companheiro Dr. João Alvim, boa noite.
    Táctica é táctica e tu usa-la com uma mestria invejável.
    Em termos absolutos, seja qual for a base que quiseres usar, o único vencedor das eleições para o Parlamento Europeu, de ontem, foi o PSD.
    Tudo o resto são matizes.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Amigo Rodrigues Marques

    "Takes one to know one" dizem os anglo-saxónicos, mas acho que sou imerecedor de tal elogio(?).

    Formalmente, um vencedor. Materialmente, vários.
    Formal e materialmente um perdedor.

    As consequências, para todos, têm que se extrair daqui. Note-se que nunca o "centrão" teve apenas 58% dos votos. E que a esquerda teve mais votos que a direita. Ou seja, a vantagem para Setembro é, por certo, do PSD. Vantagem do vencedor formal, é certo, mas acho que a vantagem é demasiado curta. A ver.

    Tal como o Adelino Malho diz, e bem, resultados antecipados são maus para a democracia, logo torna tudo mais interessante. Para ser ouro sobre azul, era assegurar que o nível de discussão subia mesmo, mas isso...

    ResponderEliminar
  10. Caro Gabriel, a sua análise dos resultados da CDU está muito interessante, mas gostava muito de saber a sua opinião sobre as razões desse empate/derrota, uma vez que não acredito que seja tão básico como Jerónimo de Sousa, que tem vindo a público atribuir a culpa às sondagens. Já ouvi melhores argumentos!

    ResponderEliminar
  11. Pois... o PCP tem dificuldades "estruturais" em cativar eleitorado. Lembremo-nos das questões dos renovadores versus ortodoxos (e que terá ficado adormecida com a morte do saudoso João Amaral). É e sempre foi um partido fechado, ideológico (com o que isso tem de positivo - enquanto previsivel e estável-, mas com o que tem de negativo, também, por estar constrangido perante alguns tabus). Um partido "antipático", quanto mais não seja pela sua estrutura de "directório" (e que, vendo bem, resulta da aplicação "caseira" do modelo que defende). Um BE é, por isso mesmo, um partido que mais facilmente cativa novos eleitores. Por outro lado, também me parece que é um partido mais susceptivel a quedas abruptas que o PCP.
    Reconheçamos: há também muito maior mérito de comunicação (e capacidades discursivas) num Louçã do que num Jerónimo, num Miguel Portas que num Bernardino, numa Ana Drago que numa Odete Santos. Demagogia? Talvez não. Talvez sejam melhores oradores, ponto final. Mas, por outro lado, também deixam o partido mais dependente da qualidade individual de quem os representa, e não na linha ideológica que seguem. Julgo que são duas maneiras diferentes de entender um partido político.
    Já agora, se quer a minha opinião pessoal (e não a mera análise que tentei fazer), o PCP tem "espaço de manobra" para fazer evoluir a sua linguagem (comunicação) de encontro aos eleitores. Não tão "modernos" como o BE, mas não tão "antigos" como o actual PCP. Isto sem cedências ideológicas. Eu era um fã confesso do Luis Sá, desaparecido há uns bons 8 ou 9 anos. Intelectualmente evoluido, e não demasiado preso aos "chavões". Citando um elemento do outro espectro politico (CDS), o PCP podia tornar-se um partido mais "sexy". Vamos lá ver... no PCP, como no Sporting (outro "defeito de fabrico" meu), achamos sempre que para o ano vai correr melhor. Lá vai um ano em que corre mesmo! ;)

    ResponderEliminar
  12. Amigo Gabriel, agareço muito pela sua análise. Concordo plenamente que a comunicação é uma grande lacuna do PCP. Não só em política, mas em tudo na vida, são os bons oradores que têm mais probabilidades de cair "nas graças" das pessoas, que por vezes esquecem os outros aspectos.
    Quanto a ideologias políticas, creio que os políticos actuais cada vez se afastam mais das mesmas, sendo realmente o mais conservador em relação às suas raízes o PCP.
    Desculpe discordar totalmente consigo, mas o Sporting não é um defeito de fabrico, bem pelo contrário. Posso até considerar um extra de muita qualidade.
    Saudações leoninas!

    ResponderEliminar
  13. Por causa do Sportinguismo... já o impús ao meu filho, que ainda só tem 14 meses. Acho que seria uma atitude sensata de todos os pais, fazerem dos seus filhos sportinguistas. Isso iria ensiná-los a lidar melhor com as derrotas (à força do hábito)! ;)
    P.S. - Fazer deles Benfiquistas, entretanto, já produz os mesmos efeitos. Fica a receita!

    ResponderEliminar
  14. Caro Gabriel
    Das duas uma, ou exagerou ao escrever o anterior comentário ou não está a usar um bom método educativo. Não devemos impôr um clube aos filhos, mas sim mostrar-lhes o caminho que queremos que sigam. Se eles perceberem a mensagem, perfeito, caso contrário tudo bem na mesma.
    Até porque já vi grande imposições clubísticas aos filhos terem o efeito exactamente contrário.
    Mas decerto que o seu pequeno é inteligente e será um sportinguista que vê no seu clube, não uma fonte de angústia, mas sim um excelente trabalho ao nível da formção, que com uma melhor gestão e um maior acompanhamento dos jogadores, dará os seus frutos em termos de qualidade.
    Para o ano talvez!!!!

    ResponderEliminar
  15. Eheheh... como é evidente. Eu é que não consigo falar de futebol com um pingo de seriedade. eheheheh.
    Como diz, o meu filho (e as crianças em geral) vêm cada vez mais providas de uma inteligência invulgar, pelo que é crível que sejam Sportinguistas na sua essência. E eu não falei em angústia, falei em "conviver com a derrota". Um Maschester United que ganha o campeonato, e taça, e fica em 2º na liga dos campeões, sente uma profunda angústia. Um Sporting que não ganha nada, e que fica em 2º no campeonato (em que o Benfica ía ficando em 8º ou 9º), fica contente. Vê? É um outro conceito de derrota, e uma forma diferente (para melhor, claro está) de lidar com ela. Uma vantagem, uma supremacia!
    E claro que eu não imponho o Sporting ao meu miúdo: ele é livre de escolher. Se quiser ser do Sporting, tudo bem. Se quiser ser do Benfica, tudo bem na mesma... não come é em casa!

    ResponderEliminar
  16. Nós, sportinguistas, ficamos quase sempre satisfeitos com segundos lugares, mas isso não quer dizer que não ambicionemos sempre melhor. Os Benfiquistas, esse não podem entrar em muitas ambições, pois o terceiro lugar já é uma sorte.
    Daqui a uns anos,seja o seu filho sportinguista ou de qualquer clube, decerto irá rezar para ele estar mais tempo em casa, principalmente de madrugada!!!
    A mim, tentaram impor-me benfica desde cedo, mas felizmente já nasci com alguma inteligência.
    Beijinhos leoninos para o filhote!

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.