29 de outubro de 2010

Apparatchiks no seu melhor

Carlos Lopes, ex-deputado e actual chefe de gabinete do Governador Civil, é o estereótipo acabado do actual militante partidário de sucesso. Rapaz sem grandes qualidades chega a Chefe da Divisão Administrativa e a Secretário do Presidente da Câmara de Figueiró do Vinhos e, depois de passar pela incubadora de apparatchiks que é Federação Distrital, a Deputado da Nação. Empurrado para candidato à Câmara de Figueiró dos Vinhos - de onde é natural e muito conhecido – sofre derrota esmagadora. Como prémio de consolação abriga-se/abrigam-no a Chefe de Gabinete do Governador Civil de Leiria. Entretanto é denunciado e caçado pelo Ministério Público que o acusa de 23 crimes, dos quais 19 são de corrupção passiva, sendo suspeito de prometer obras a troco de dinheiro para o partido.
Mais palavras para quê? A vida nos partidos faz-se disto e com isto! De vez em quando um ou outro, dos menos dotados de manha, acaba, felizmente, nas mãos da justiça.

PS: Ninguém espere que a criatura se demita do cargo de nomeação política que ocupa no governo civil, nem que quem o nomeou o faça. Falta-lhes vergonha.

16 comentários:

  1. Amigo Malho. Não se deve avaliar a arvore por um ramo. Nem todos os militantes de Partidos são dessa laia. Sou militante de um Partido á mais de 20 anos e nunca ganhei um tostão com a politica e conheço muita gente em Pombal que tambem não. Alguns ainda metem do proprio bolso nas campanhas só pelo simples facto de gostarem de ajudar o Partido. Claro ha alguns que enfiaram a cabeça no buraco (cargo politico) e ainda de la não sairam, mas mesmo esses acho que são pessoas honestas e de bem, somente encontraram na politica o emprego que o Sr. encontrou na Engenharia, outros no Comércio, Industria ou serviços.

    ResponderEliminar
  2. A política não é, não pode ser um emprego. Ser político é servir sem ser servido, é onde se deve revelar o explendor da cidadania.
    Atenção o senhor pode ser aparatchic, mas presume-se inocente até ser condenado. O Mº Público muitas vezes não acerta.

    ResponderEliminar
  3. Camarada Jorge Ferreira,
    Claro que se presume inocente até ser condenado. Bem sei que o M.º Público (e os Juizes) se engana muitas vezes, nomeadamente por incompetência. Penso até que, nos casos de currupção, o habitual é enganarem-se.
    O maior engano que conheço foi com o Pinto da Costa!
    Boas,
    AM

    ResponderEliminar
  4. Alguem sabe de una história em que os miudos(14-16anos??) de futsal da casa do Benfica terem de pagar(valores avultados) para jogar??????
    Contaram-ma por alto, mas não percebi bem que historieta está por detrás!!!
    Caros postadores//comentadores vejam o que é PF.

    ResponderEliminar
  5. Quando alguém poderoso (pelo dinheiro ou pelo cargo) quer é mesmo que acusado ilibado de toda a culpa. Aqueles grandalhões que, cá ou lá fora, aparecem a prestar contas à Justiça ou são gente que perdeu poder ou não pagou o suficiente, e é sempre útil existirem umas vitimas para o Sistema manter uma certa credibilidade. Eu sou adepto ferrenho da Teoria da Conspiração! Há alguém com interesse genuíno em que os pequenos e os pobres sejam esmagados.
    Saudações.

    ResponderEliminar
  6. Alegria,
    No site www.casabenficapombal.pt está um comunicado que poderá responder à sua questão.

    ResponderEliminar
  7. Obrigado Sr João Pimpão
    Õ Comunicado está aqui:
    http://www.casabenficapombal.pt/docs/ComunicadoDinoClube20101003.PDF

    E a historieta bate certo com o que está no comunicado, mas tb me disseram que par os de Pombal o preç era parcdo com o que está no comunicado (a mim falaram-me em 200 €), maspara os de fora de pombal já saiam de graça (Almagreira???), alguem consegue confirmar.
    è que se para os de Pombal são 200-300€ ( pelos vistos a lei permite) e para os de fora de Pombal é de graça está mal, mal ,mal, mal
    è discriminação, OU COMEM TODOS OU NÃO COMEM NENHUNS.

    ESTAMOS A FALAR DE MIUDOS DE IDADES ENTRE OS 14 E OS 17 ANOS E EM FUTSAL (NÃO É FUTEBOL).

    ResponderEliminar
  8. Continuo a sentir-me burro na maioria das vezes que venho ao Farpas... (até já um dia prometi não voltar) mas...
    Expliquem-me por favor. Em que é que o artigo do Adelino Malho, que me parece referir-se a ética no sistema político, tem a ver com o futsal?
    Estarei a exigir muita coerência aos comentadores do Blogue? As minhas desculpas. Saudações.

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde!
    Caríssimos isto é o retrato acabado do nosso sistema política vigente.
    Pergunto:
    - será que a judiciária e os juízes andam enganados?
    - Que incentivos têm a judiciária, sabendo que eles se safam sempre?
    - Com tanta acusação e com elevado número de crimes praticados, não vejo ninguém ser punido!

    Ó SR. António por favor desça e ponha estes gajos na linha.
    Peço~lhe, Nobre povo, envie uma carta ao SR. ANTÓNIO, talvez ele o ouça.

    ResponderEliminar
  10. Adelino, o deputado Carlos Lopes é um rapaz sem grandes qualidades? Porquê? A mim, parece-me ser exactamente um homem de excepcionais qualidades? Perguntas: porquê? Porque subiu a pulso na hierarquia do PARTIDO ( O Partidão! )com esforço, dedicação e glória. O resto é conversa, nos tempos que correm. De resto estou como o meu querido e particular amigo, Jorge Ferreira... e se o M.P. não acerta? Se assim se for, nada mais resta que elevar o deputado Carlos Lopes a secretário de estado, ministro da justiça, e depois das eleições, vogal da administração da Mota Engil. Não achas?

    ResponderEliminar
  11. Camarada A. Leitão,

    Sei, até por (de)formação profissional, que a palavra “qualidade” propicia múltiplas interpretações. Compreendo a tua perspectiva que, apesar de ser do ângulo inverso, não é assim tão diferente da minha.
    Sabes, para mim (e talvez também para ti) a qualidade que mais valorizo é a que é percepcionada pelo cliente/utente/cidadão.
    Boas,
    AM

    ResponderEliminar
  12. Amigos e companheiros, boa noite.
    Afazeres da Pátria amada só agora me permitem vir à liça.
    Mas venho à liça muito triste.
    E muito triste por ver condenar, no éter, um adversário político.
    Não se faz!
    Quando no passado dia 26 de Outubro li na comunicação social que o Dr. Carlos Lopes estava acusado de não sei quantos crimes enviei-lhe um sms dando-lhe a minha solidariedade pessoal (vale o que vale) e dizendo-lhe que quem faz estas maldades são os inimigos e não os adversários políticos.
    E, agora, pedindo desculpa ao Dr. Carlos Lopes transcrevo a sua resposta ao meu sms, na expectativa de que me vai perdoar:
    “Caro e Bom Amigo. Sensibilizado e reconhecido agradeço o gesto de amizade e de solidariedade. Não desiludirei os meus Amigos. Na verdade o Processo já concluiu que não tive qualquer tipo de benefício, vantagem ou aproveitamento pessoal e que não houve qualquer tipo de favor fosse a quem fosse. De consciência totalmente tranquila deixo um forte abraço. Carlos Lopes.”
    Para mim chega!
    Aos algozes, talvez não.
    Com muita tristeza, sou
    Rodrigues Marques

    ResponderEliminar
  13. Oh Rodrigues Marques,
    Ei sei que essa troca de sms para ti chega e até te serve para fazeres o que pensas ser um brilharete, mas para outros, com outros princípios, não.
    Eu sei que falas a mesma linguagem do visado.
    Eu sei que para ti os fins justificam os meios.
    Logo, estiveste bem, continua, porque sei que és feliz assim.
    Boas,
    AM

    ResponderEliminar
  14. Bom dia!
    Hó camarada Rodrigues Marques o melhor é o nosso primeiro mandar prender a judiciária, são uns malvados, não sabem o que andam a fazer

    ResponderEliminar
  15. Bom dia!
    Este SMS faz-me lembrar as entrevistas encomendadas do Sr. Vara e do SR. C. Cruz para tentar enganar o galhollho, quanto mais falavam mais mentiam e por sua vez as asneiras subiam a público e negaram sempre.

    ResponderEliminar
  16. Boa noite!
    Acabo de ser informado, provaram-mo, que O Sr. Carlos Lopes, alegadamente,cometeu ilegalidades ao serviço da autarquia mas que estas não foram praticadas em proveito próprio.

    Trata-se de facto de ilegalidades, o que não invalidade o que disse no post anterior, ou seja, este sistema está esgotado.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.