8 de outubro de 2010

A questão

Episódios e questiúnculas à parte, a questão essencial, apesar de todos os esforços em sentido contrário mantém-se: em termos políticos, "o desvio continuado de verbas" continua por explicar. Como funcionava/funciona a gestão administrativa da CMP? Qual é o alcance do conceito "confiança" no funcionamento daquele órgão? Sublinho o "termos políticos". O resto, como todos sabemos, é do foro criminal. E felizmente, ainda há separação de poderes. Pelo menos formal.

20 comentários:

  1. olá!
    Tudo isto é estranho
    1º É público, nas obras sociais da CMP, foram detectadas irregularidades nas contas, tanto em valor como no número de actos praticados, mais do suficientes para levantar um processo disciplinar ao Sr. Victor.
    2º Não houve processo e a pessoa em causa continua com os mesmos poderes que tinha até aí.
    3º Desde o momento em que foram detectadas as ilegalidade, nos serviços sociais, até ao início novo desfalque decorreram poucos meses.
    Conclusão:
    Não entendo como foi possível manter uma pessoa a exercer um cargo de chefia, com os mesmos poderes, sem ser minimamente vigiado.
    Também não entendo como se nomeia uma pessoa para dirigir o inquérito que é parte interessada, trabalhava na mesma secção e tinha por obrigação de detectar a tempo e horas as irregularidades, era o Chefe da contabilidade.

    ResponderEliminar
  2. Pois tudo isto é muito estranho. E a responsabilidade politica fica por apurar porque alguem na AM não esta interessado que isso aconteça. E o Povo pa.... Não mereçe explicações...

    ResponderEliminar
  3. Tens razão, caro Alvim, "... .Pelo menos formal "

    ResponderEliminar
  4. Com a idade, faço o percurso inverso ao do Presidente da República: engano-me e tenho dúvidas. Infelizmente não quanto a essa questão em concreto.

    ResponderEliminar
  5. Mais um caso de atrasadice Concelhia e de exemplos a não seguir:
    tá aqui:
    http://www.min-edu.pt/np3/5198.html

    Leiria duas escolas inauguradas
    Marinha Grande 1 escola inaugurada
    Pombal 4 escolas inauguradas

    Os exemplos da qualidade de vida 0 (zero), andamos mesmo atrasaditos!!

    ResponderEliminar
  6. Quem só vê um palmo à frente dos olhos é um cego. Apesar de ver qualquer coisita...
    Já para não falar na capacidade de, vendo, ser capaz de interpretar....

    ResponderEliminar
  7. olhe que as ditas cujas (as escolas) são bem grandes.
    Mas deixe lá que o seu comentário cai-lhe (a si) que nem uma luva.
    porque 124 (numero inventado) posts sobre um tema e nenhum sobre uma iniciativa que efectivamente melhora muito a qualidade de vida das populações servidas (iniciativa partilhada por gov//municipio) diz tudo sobre esse tema da cegueira e das vistas curtas e das interpretações.

    ResponderEliminar
  8. Caro Alegria,
    Já vi que enfiou o barrete. Mas, vejo também, que não se sente confortável. Vamos ver, então, se o retira. Ajudá-lo-ei nesse esforço, mas é preciso que queira ser ajudado.
    A questão a esclarecer entre nós, e também entre realidades concelhias que compara, é quem é que anda mais atrasadito (ou mais cego).
    O senhor deveria saber, se tivesse honestidade intelectual, que comparar a qualidade de vida unicamente com base na quantidade e qualidade das escolas (por muito importantes que estas sejam para a qualidade de vida das populações) não é minimamente sério, porque é só um dos varios factores que condicionam a qualidade de vida, e não o sendo revela enorme cegueira. Por outro lado, se interpretasse bem a realidade deveria saber que o nível de qualidade de vida de uma comunidade não se altera significativamente em função de um investimento pontual, mesmo sendo importante, e deveria comparar todos os investimentos, na mesma área (escolas), realizados num determinado período. E se analisa-se estes dois factores chegaria a conclusões opostas às que chegou, ou seja, Marinha Grande e Leiria têm um parque escolar melhor do que Pombal porque começaram a investir nesta área há mais tempo. Então, quem chega atrasado? Quem?
    Depois informo-o, mais uma vez, que nesta casa somos nós quem escolhemos os temas, com os nossos critérios. Pode gostar ou não, mas isso não vai influenciar os meus/nossos critérios. Isto não é um órgão de informação. Pode manifestar a sua discordância e contestar os critérios e os argumentos, mas não tem o direito de ofender quem opina livremente e dá a cara por aquilo que escreve.
    Por fim, digo-lhe (o senhor já o deveria saber) que nesta casa, por regra, não opinamos sobre temáticas nacionais, e as escolas são 80% responsabilidade do Governo. Nesta casa não damos notícias do que acontece (reafirmo: isto não é um órgão de informação), mas damos nota do bom desempenho e da excelência. Não é este, infelizmente, o caso. O executivo camarário chegou tarde à renovação do parque escolar e pelo meio desperdiçou muito dinheiro em remendos mal feitos. Como vê, não só chegou tarde como fez mal. Não dei/demos realce aos eventos, porque a fazê-lo, se calhar a questão merecia mais críticas do que elogios. A elogiar alguém teria que ser o Governo, mas esses, para aqui, não me interessam.
    Nos últimos 8 anos, o PS e eu próprio batemo-nos arduamente pela construção dos pólos escolares e criticamos à opções até há pouco tempo em vigor na câmara. O tempo veio dar-nos razão. Como vê não ando atrasadito, o senhor é que tem andado distraído ou a ver só um palmo á frente dos olhos.
    Boas,
    AM

    ResponderEliminar
  9. A Marinha Grande e Leira teem um parque escolar melhor que o de Pombal?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    O senhor de certeza que não anda nesta terra, de certeza absoluta
    À mais tempo????????????????????????????????????????
    Desculpe lá, multiópticas é ali na Ra rof Gonçalves Figueira.

    Se me falasse em esgotos até comia, agora em escolas, olhe vá á multiópticas.

    ResponderEliminar
  10. Olá!
    Caro Alegria tenho cuidado com o Português, " comia esgotos?".

    Os Polos escolares são de facto 80% da responsabilidade da Governo, para todo o País, se as C Municipais viverem na inércia nada se fará ou seja: é necessário ter iniciativa e sujeitar os projectos a uma candidatura e ter os restantes 20% do capital.

    Como se constata o parque escolar é de iniciativa regional e local, portanto dentro deste princípio trata-se de uma notícia local.

    ResponderEliminar
  11. Companheiros, boa tarde.
    O companheiro João Alvim deve estar a chorar lágrimas “desviadas continuamente”.
    Não é que até o tão rigoroso companheiro Adelino Malho se desviou do assunto.
    Ele lá saberá.
    Quiçá terá informação privilegiada.
    Em boa verdade eu não deveria vir à liça.
    Todavia estou tão contente com o “meu” Centro Escolar que esqueço tudo o resto.
    Tudo o resto não!
    Para vossa informação (já sei que o Farpas não é um órgão de comunicação social) das 26 Freguesias do Concelho de Leiria, uma mão cheia delas não tem, ainda, um metro de saneamento.
    Leiria tem um Estádio, mas só meia dúzia das suas Freguesias é que têm um campo de futebol relvado.
    Lá dizia o outro:
    - A Rua Direita é torta, o Rio Liz corre para cima, os sinos não estão na Sé e, em Leiria, tudo assim é.
    Relativamente ao Parque Escolar, não sei.
    Mas se considerarmos o saneamento como um meio de desenvolvimento urbano, de duas uma.
    Ou Leiria tem Freguesias rurais a mais ou não quer saber disso para nada.
    Não sei, não!
    Abraços.

    ResponderEliminar
  12. Bem pelo o que diz aqui o Engº Marques, já fico mais descansado, porque já não tenho de comer com os esgotos.
    Note-se que são 26, num todo mais pequeno (em área omo é óbvio) que o todo das nossas 17.

    ResponderEliminar
  13. Tal como lá, na Assembleia Municipal, também por aqui se faz e opta pelo desvio de tema.
    Desviar a atenção do assunto do "post"... começa a fazer praxis na vida pombalense, então se não interessa - corta Vicente para canto!
    Questiono, sim sou curioso nesse campo:
    Será assim mesmo tão grave a forma gritante do desvio continuado de verbas da Câmara Municipal de Pombal?
    Há mais alguma carta escondida para se revelar e demonstrar que desta feita a montanha não pariu um rato mas sim é uma rata é que pariu uma montanha de problemas?
    Que medos se apressam para se tornar tema recorrente em reunião de elenco executivo municipal coisas tão interessantes como aquelas que por lá se discutem?
    O que leva à parcialidade de nomear, mandar, sei lá já bem o que é que foi feito, alguém que é peça do sistema para averiguar, melhor dirigir um inquerito ao "incidente" continuado de desvio de dinheiros publicos?
    Começo, sinceramente, repito, começo a entender que há mais razões para explicações por parte do sr. Presidente da Câmara de Pombal - para além da sua vida impuluta e proficua de honesto e diligente trabalhador de 44 anos de descontos e mais umas quantas coisas que repetidamente vamos, vou, sendo brindado quando tenho intervenção publica - quanto a utilização de dinheiros publicos na gestão da Câmara Municipal de Pombal.
    E, oh sr. Eng. Rodrigues Marques, conte-nos lá -oacaso se souber claro está - essa história dos Orgãos Sociais da Câmara de Pombal e do sr. Vitor Leitão, dessas tais irregularidades e coisas assim, meu caro amigo não me vai dizer que já vendeu a mota e pendurou o capacete, pois não???
    Se sim, catano, tenho de falar com o Zé Mouco para arranjar substituto para esse "Il Doctor Rossi", do passado da politica pombalense... bons velhos tempos em que as cartas eram entregues por outros bem mais novinhos e sem tão fatuo peito e as motas Famel e Zundap serviam para "ardua" tarefa de fazer chegar a dita correspondencia a tempo e horas passando por vezes em adegas de qualidade duvidosa e vinho quantas vezes d' estalo.
    Vai por si, Eng.

    ResponderEliminar
  14. Parece por vezes, que alguns dos comentadores socialistas são uns ingénuos, ofendidos com as jogadas políticas do psd. Alguns deles têm mais de 20 anos de ingenuidades na política ...o que convinhamos para um político não é uma boa carta de recomendações. Deixem-se de hipocrisias, eu nunca concordei com este tipo de expedientes mas eles já foram usados pelos dois partidos quando tiveram maiorias. A memória talvez os tolde, afinal são 17 anos longe do poder ... . Se querem fazer flashbacks, eu ainda estou curioso para saber coisas que se diziam relativamente ao longínquo ano de 1993 quando o psd reconquistou a Câmara. Isso sim foram e são factos de responsabilidade política

    ResponderEliminar
  15. paulo
    que venham eles.
    saltem a terreiro e coloque as (suas)duvidas.
    pela minha parte tudo farei para lhe dar resposta objectiva, sincera e se caso for possivel e/ou necessário fundamentada em documentos que por ventura ainda existam.
    quanto aos "dezassete anos longe do poder", a culpa só pode ser do PS Pombal (mea culpa) que não tem conseguido mostrar e apresentar aos eleitores solução mais capaz que aquela que estes tem tido nesses mesmo dezassete anos. mas vamos tentando e quem sabe um dia as pessoas acreditam que a politica local é feita por pessoas locais e não por partidos polticos.
    quanto aos resto do seu "disse", cada qual enfia o barrete à medida, este não me "cabeu", temos pena.
    vai por si.

    ResponderEliminar
  16. Se calhar a confiança é tanta, que as pessoas até têm "pena" do Presidente e não exigem esclarecimentos. O que está em segredo de justiça, obviamente não é para revelar por enquanto. Mas na minha ingenuidade, acredito que há informações que podem ser dadas, nomeadamente as respostas a algumas das questões formuladas pela Bancada Socialista.
    A verdade é que pouco ou nada tem sido dito, excepto as garantias de honestidade afirmada pelo presidente.
    Isto não era caso para fazer um comunicado público? Ou temos que nos cingir ao que vai sendo dito aqui e acolá aos meios de comunicação social?

    ResponderEliminar
  17. Amiga e companheira JA, boa noite.
    A noite, nesta época, é de breu.
    A ingenuidade apregoada é uma malfeituria.
    E a Bancada Socialista fez as perguntas que poderia ter feito há muito tempo e que não fez.
    E sabe as respostas a todas as perguntas que fez.
    A questão que se coloca é porque raio se há-de responder a perguntas que não foram feitas?
    Deixem os órgãos do Estado actuar.
    Bejo.

    ResponderEliminar
  18. Solicito que me relevem a falta, todavia estava esperançado que a máquina me permitia ler o comentário antes de o editar.
    Erro meu, a máquina antecipou-se.
    Penitência.
    Amiga e companheira JA, boa noite.
    A noite, nesta época, é de breu.
    A ingenuidade apregoada é uma malfeitoria.
    A Bancada Socialista fez as perguntas que deveria ter feito há muito tempo e que não fez.
    E sabe as respostas a todas as perguntas que fez.
    A questão que se coloca é porque raio se há-de responder a perguntas que não foram feitas?
    Deixem os órgãos investigadores do Estado actuar.
    Ou não acreditam no Estado?
    Beijo.

    ResponderEliminar
  19. Eng.

    Só por curiosidade, essa também é a sua opinião em relação ao Freeport, ao Cova da Beira, etc?

    Deixem os órgãos investigadores do Estado actuar?

    Com abraço

    ResponderEliminar
  20. Pois é Eng. só que as questões foram colocadas ao invés do que está escrito com tempo e antecedencia. Aliás logo após a recusa da famigerada Assembleia Municipal. Contudo as respostas não foram dadas às questões colocadas e mais ainda as que ficamos a saber foram entregues em mão já decorria a ultima Assembleia Municipal. A rematar as questões andam no ar porque V.Exa no seu Direito e acresço Dever de salvar o sr. Presidente e respectiva bancada, colocou na Mesa um requerimento oral para votação e acabar com a discussão daquele ponto e adiante. Mais quando sabia que havia inscritos para o mesmo ponto sendo eles os respectivos lideres das bancadas presentes. Mais ainda, está no seu legitimo interesse defender o seu PSD mas e os seus municipes de Pombal quem os defende dos famigerados "erros" de gestão? E ainda, Eng. para quando um debate aberto ao publico sobre o assunto? Continuo, quando é que o responsavel politico deste concelho dá uma entrevista à comunicação social a colocar o preto no branco e a esclarecer o que aconteceu, como aconteceu e o que foi feito para não voltar a acontecer? E, e, e, já tou gago com tanto pergunta...mas sigo, quem é que pode acabar com eta novela? O Estado? Mas o mesmo Estado que quer agora como regulador para este caso não será o mesmo que esteve envolvido nos casos em que são dirigentes do PS nacional envolvidos? vide João Mello Alvim supra - Dosi pesos duas medidas? Ou ataviamos as coisas localmente de uma forma e nacional de outra? Eu por mim já tinha dado por concluida esta tragicomedia politica local, sabe como? EXPLICANDO as coisas como elas são não como elas parecem que foram. E não me venha falar de Segredo de Justiça...

    15 de outubro de 2010 20:28

    Pois é Eng. só que as questões foram colocadas ao invés do que está escrito com tempo e antecedencia. Aliás logo após a recusa da famigerada Assembleia Municipal. Contudo as respostas não foram dadas às questões colocadas e mais ainda as que ficamos a saber foram entregues em mão já decorria a ultima Assembleia Municipal. A rematar as questões andam no ar porque V.Exa no seu Direito e acresço Dever de salvar o sr. Presidente e respectiva bancada, colocou na Mesa um requerimento oral para votação e acabar com a discussão daquele ponto e adiante. Mais quando sabia que havia inscritos para o mesmo ponto sendo eles os respectivos lideres das bancadas presentes. Mais ainda, está no seu legitimo interesse defender o seu PSD mas e os seus municipes de Pombal quem os defende dos famigerados "erros" de gestão? E ainda, Eng. para quando um debate aberto ao publico sobre o assunto? Continuo, quando é que o responsavel politico deste concelho dá uma entrevista à comunicação social a colocar o preto no branco e a esclarecer o que aconteceu, como aconteceu e o que foi feito para não voltar a acontecer? E, e, e, já tou gago com tanto pergunta...mas sigo, quem é que pode acabar com eta novela? O Estado? Mas o mesmo Estado que quer agora como regulador para este caso não será o mesmo que esteve envolvido nos casos em que são dirigentes do PS nacional envolvidos? vide João Mello Alvim supra - Dosi pesos duas medidas? Ou ataviamos as coisas localmente de uma forma e nacional de outra? Eu por mim já tinha dado por concluida esta tragicomedia politica local, sabe como? EXPLICANDO as coisas como elas são não como elas parecem que foram. E não me venha falar de Segredo de Justiça...

    Comentar como: Select profile... fdcarolino (Google) LiveJournalWordPressTypePadAIMOpenID Editar Configurações – Sair

    Subscribe by email

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.