20 de novembro de 2010

O regresso do CDS que traz até o líder

Paulo Portas está anunciado para este domingo, em Pombal. Vai visitar o Lar da Stª Casa da Misericórdia. Mas isso é o menos. O que realmente importa reter é que o líder vem dar fôlego ao renascido CDS, que voltou a ter sede partidária na cidade. Só isso? Não. Importa reflectir sobre aquela quase-notícia do OCP desta semana, escrita e confirmada como deve ser aqui, pelo Orlando Cardoso, que aponta para (mais)um dissidente na equipa de Narciso: um vereador laranja que se disponibilizou ao CDS para candidatura autárquica em 2013.
Ora, sendo assim, faço aqui a minha própria aposta:
Não é Diogo Mateus.
Não deve ser Fernando Parreira.
Não será Pedro Pimpão.
Posso até estar enganada, mas não será nenhuma das moças.
Como o segredo em Pombal tem perna mais curta do que a mentira, não tarda havemos de saber, meus caros leitores. Assim como a lista de apoiantes supostamente alaranjados que, com o tempo, se calhar até com a chuva, desbotaram.

13 comentários:

  1. Paulinha, tens assim tantas certezas? A mim ja nada me surpreende.

    ResponderEliminar
  2. Amiga e companheira Paula Sofia, boa tarde.
    Depois de dois dias intensos, em formação, em São Pedro do Sul tenho tempo para ler o Farpas.
    Tinha prometido a mim próprio que comentava o post do companheiro João Alvim.
    Mas há prioridades.
    E a prioridade, neste momento, é comentar a guerra de guerrilha que tu abriste.
    Paula, pena minha que não tenhas ido à tropa, como eu e muitos da minha geração que deram à Pátria amada 3 dos seus melhores anos.
    Mas adiante.
    Numa guerra clássica o inimigo está identificado e podemos, assim, planear uma estratégia, com umas tácticas à mistura, para o vencer.
    A informação e a contra informação estão no terreno, assim como a psico.
    Numa guerra de guerrilha não há regras. Vale quase tudo.
    Os inimigos e dentro destes muitos outros inimigos, confundem-se com os adversários e dentro destes, muitos outros inimigos, e cada um de per si planeia e implanta a sua própria estratégia.
    A guerra de guerrilha nunca é ganha por nenhum dos vários beligerantes.
    A curto ou a médio prazo todos perdem.
    Vê Cuba. Vê o Cambodja. Vê o Vietname. Vê as nossas possessões ultramarinas.
    Assim sendo e conhecedora que és tu destas tristes históricas histórias, não compreendo como é que encetas uma guerra de guerrilha ao Engº Narciso Mota, porque é a ele que tu pretendes atingir, mesmo sem o nomear.
    Deixa o CDS fazer o seu caminho (é um bom adversário) pedindo-te que não abras nenhuma guerra de guerrilha já que sabemos que, historicamente, pode rebentar uma granada nas próprias mãos de um qualquer guerrilheiro.
    E eu não gostaria de ter ver mutilada.
    E a contra informação tenho dúvidas que funcione.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  3. Eng.

    Portanto, há um dirigente do CDS que afirma e confirma estar em contactos com um vereador da actual maioria da PSD.

    Pergunto eu: e é aqui que se faz guerrilha?

    Ou seja, gostando o Eng. de cortinas de fumo, é apenas uma questão de, e como bem disse a Paula, saber onde está o fogo.

    ResponderEliminar
  4. Rodrigues Marques, esse abandono do Estado Maior para ir (a banhos ?) a São Pedro do Sul, talvez devido aos sulfitos, está a deixá-lo desconcertado? Com a sua experiência do campo de batalha já devia saber que um General só deixa o Estado Maior quando cessam as hostilidades, mas mantendo ainda mais operacionais as informações, prevenindo o reacender do conflito. Como sabe, as cortinas de fumo, ou precedem as infiltrações para o ataque ao objectivo, ou servem para proteger a retirada. Cortinas de fumo lançadas na batalha são sempre contraproducentes: encobrem o inimigo, confundem as nossas tropas que ficam à mercê do fogo amigo e geram efeitos colaterais desproporcionados.
    Se o meu amigo não enceta, de imediato, uma estratégia de restabelecimento dos canais de informação e de redução de danos, ainda corro o risco de o ter de o ver a pegar no cornetim por não haver mais ninguém para tocar o Hino aos Mortos.

    Poesia é o único lugar onde a guerra que vale a pena! Vai um poema de um grande poeta da guerra civil de Espanha e nosso irmão da Andaluzia.

    Si mi voz muriera en tierra

    Si mi voz muriera en tierra
    llevadla al nivel del mar
    y dejadla en la ribera.
    Llevadla al nivel del mar
    y nombradla capitana
    de un blanco bajel de guerra.
    Oh mi voz condecorada
    con la insignia marinera:
    sobre el corazón un ancla
    y sobre el ancla una estrella
    y sobre la estrella el viento
    y sobre el viento una vela!


    Rafael Alberti

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Amigo e companheiro Jorge Ferreira, boa noite.
    Obrigado pelo poema.
    Mas o que é que tu queres.
    Sou um General menor.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Engenheiro, engenheiro, não é caso para tamanha desorientação. Atingir o engº Narciso Mota? Eu? Pois se o homem é inatingível, quem sou eu, meu caro amigo...
    Bem sei da sua preocupação com a mutilação dos que dizem, em voz alta, aquilo que se comenta entre portas. Oxalá todos os seus pares tivessem parte desses valores, evitando, por exemplo, a amputação. Mas faço minhas as palavras do camarada Alvim. E além de tudo, que razões tem o seu PSD para se preocupar?...

    ResponderEliminar
  7. Eu acho mesmo que o PSD não se tem de preocupar com o assunto CDS, as pessoas no concelho votam na SETA. A grande batalha do futuro Candidato a Presidente de Camara vai ser o de contar as espingardas dentro do Partido, juntar alguns Generais, Coroneis e Sargentos afastados do Partido pelo PREFEITO LIDER, e evitar que passem para o "inimigo" , que é o cada vez mais forte PS, no Concelho.

    ResponderEliminar
  8. Marcelo Rebelo de Sousa afirmou à TVI:
    "Quanto a Pombal, teremos Rodrigues Marques, já se sabe, como o próximo candidato do PSD à CMP. Pelo P.P. teremos o Micael, e pelo PS, o Adelino Mendes. Então e Diogo Mateus, pergunta-me você. Fica para a próxima, digo eu."

    Espero um desmentido.

    ResponderEliminar
  9. Nunca duvidando das palavras do Sr. Dr. Adelino Leitão... Quando e em que contexto é que ouviu essas palavras ao comentador/actor político Marcelo Rebelo de Sousa?!!!!!!!

    ResponderEliminar
  10. Amigo e camarada Adelino Leitão, boa noite.
    Eu sou, um de entre muitos, temente a Deus.
    E creio na punição Divina.
    E só espero que a punição Divina não seja a de te partir um braço.
    (Óh camarada Jorge Ferreira junta a tua à nossa voz e rezemos em uníssono pela saúde dos ossinhos do herege camarada Adelino Leitão.)
    Blasfémias, diria eu.
    Aqui para nós, que ninguém nos ouve, Adelino tu querias era que eu fosse candidato a uma qualquer coisa para fazeres de conta que me apoiavas na firme expectativa de que tu sairias vencedor e eu vencido.
    Estás livre de uma penhora.
    Para esse peditório já dei.
    Mesmo assim…
    Abraço.
    Camarada João Coelho, estamos na presença do tangível versus o intangível.
    O camarada Adelino Leitão entontou de vez.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Amigo Rodrigues Marques, a bem dizer, sendo o sr. Engº. Presidente de tanta coisa, só lhe faltaria ser da CMP...

    E a bem dizer também, a Paula Sofia a criar guerrilha? Ora, não estando eu "lélé da cuca" que eu saiba foi o próprio CDS/PP que proferiu tamanhas declarações?! Tou certa ou tou errada?!

    Até sábado na cabidela do Ernesto...

    ResponderEliminar
  12. Engenheiro, agora que se confessa temente a Deus, fico mais descansada pela sua redenção, acaso volte a baralhar-se no que à guerilha diz respeito. Agora venham de lá essas medidas preventivas para que o herege Adelino Leitão não invoque o nome de S.Marcelo em vão, tão-pouco as blasfémias que hoje ousou partilhar. Aguardemos, então, o desmentido.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.