31 de julho de 2012

Festas do Bodo

Uma festa, pequena ou grande, de uma família ou de uma comunidade, é sempre um evento que expõe e realça as qualidades e os defeitos, as forças e as fraquezas, os valores e os princípios dos seus organizadores.

As Festas do Dodo confirmam-no: ali se manifesta de forma crua a desarrumação, a desorganização, a incoerência, a falta de critério, o amadorismo, a falta de rigor e o tratamento de favor a que assistimos durante todo o ano por todo o concelho.

As festas estão partidas por três espaços sem ligação entre eles e sem coerência na sua composição, por onde as pessoas vagueiam sem norte. O Cardal, que deveria ser o cartão de visita das festas é de uma pobreza franciscana: cinge-se ás farturas e umas barracas privilegiadas mas desinteressantes. Nos outros espaços a organização é tipo feira da ladra.

O Bodo é uma marca forte, alicerçada numa tradição secular, que, apesar de todos os atropelos, continua a atrair muita gente. Mas é possível fazer muito melhor. O concelho merece-o.


PS: A alteração do horário do concerto da Áurea, no domingo, à última hora, sem avisar os espectadores nem os músicos, revela a arrogância dos organizadores. A Áurea, apesar de não ter culpa no sucedido, pediu desculpa aos espectadores.


1 comentário:

  1. Bom dia!
    É indiscutível, O Bodo continua a ser uma festa secular baseada nas tradições, e é de facto uma marca.
    O Bodo continua a atrair muita gente apesar de não ter havido uma promoção, divulgação, profissional.
    Todos os anos se fazem críticas ás organizações do Bodo ou porque se esbanja muito dinheiro ou porque não se fez o que devia ser feito: preso por ter cão preso por não ter.

    É fácil fazer festas opulentas com recursos financeiros o difícil é fazer festas com recursos limitados.
    Dentro dos moldes em que foi dinamizada a festa, com a debilidade económica latente e apesar de eu não concordar como o modelo do BODO actual entendo que este foi o BODO possível.

    Podia ser melhor? podia! Pombal merece melhor? merece! havia dinheiro para isso? alguém responda! Alguém sabe o investimento municipal nestas festas e qual o custo das festas por utente? alguém responda!

    Nos anos anteriores tivemos foguetes todos os dias, de manhã e à noite, este ano foi só no Domingo à noite, que excelente poupança.

    As festas dos anos 80 assentavam numa mística social concelhia onde se misturava o pagão e o religioso e o orgulho das festas era evidente, hoje, mística não há, o pagão e religiosos continuam.

    Entendo que seria mais interessante promover um debate sobre o modelo das festas do concelho do que seguir a via da crítica desnecessária.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.