14 de março de 2014

Obras do Cardal para "inglês ver"

As obras do Largo do Cardal, para além do aspeto estético manchado pela “cagadeira/quiosque”, pouco valor acrescentaram à cidade.
Os decisores privaram os táxis de um lugar no centro da cidade acessível aos utentes mas não suprimiram o privilégio dos utentes do parque camarário, provenientes de poente, de voltarem à esquerda e de “complicarem” o trânsito, não desenharam uma pista para ciclistas, como na europa que pretendiam imitar, estreitaram a rua, colocaram placards publicitários a impedir a visibilidade do trânsito automóvel e dos peões, colocaram depósitos subterrâneos de reciclagem com as entradas bem expostas para rivalizarem com os sinais de trânsito, e misturaram tudo isto com os pinos no pavimento (para delimitarem as zonas mistas das dos peões), os postes de iluminação, os paquímetros, os caixotes de lixo, as floreiras de betão a condizer com o hotel vizinho, as estacas a suportar o toldo da “barraca” e o mamarracho, tudo caótico. Com tuto isto, trouxeram impedimentos para os deficientes, perigos para peões e maior confusão ao trânsito automóvel.
A cidade de Pombal necessita de ser alterada para se tornar mais segura para os cidadãos, de forma a não se repetir a queda de alguém sobre os obstáculos da Praça do Cardal, de forma a eliminar-se o caos no trânsito que acontece todos os dias na mesma Praça, ou ainda a permitir uma cultura de uso de bicicleta como meio de transporte ou de lazer sem o medo da repetição do atropelamento de um ciclista (com iluminação abundante), como aconteceu hoje ao princípio da noite numa outra rua da cidade.
Cuidem da cidade e da segurança das pessoas.

14 comentários:

  1. Concordo em absoluto contigo, JGF! Acrescento aínda 2 aspectos: a cidade está divorciada da cor verde, nao temos um parque digno desse nome nem recintos verdes que a embelezem. E a imagem de marca das obras (e por arrasto, da cidade) é a do despesismo, novo-riquismo pateta, um deslumbre parvo com o betão e o granito.
    Para piorar tudo, temos uma oposição passiva, que aparenta apenas lamentar nao ter sido ela a colocar a placa. Maus executivos, com más oposiçoes, tinha que dar nisto.

    ResponderEliminar
  2. Boas
    Temos oposição? só se for oposição À cadeira que ocupão!

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde
    O mamarracho, se eu tivesse agora 24 anos, acabado de guerra colonial, garanto-lhes que já o tinha já explodido com uma bomba de fabrico artesanal, para o efeito, bastava um pouco de sal, cloreto de sódio, gasóleo e cordão lento

    A receita está dada

    ResponderEliminar
  5. Fernandes, ao menos que houvesse ingleses. Ou outros turistas. Era sinal de que se apostava em qualquer coisa. Sempre estou para ver o que vão fazer do posto de turismo, que afinal já foi desactivado. Uma obra que não tem 20 anos.

    ResponderEliminar
  6. Amiga e companheira Paula Sofia, boa noite.
    Fico triste.
    A Redinha tem feito um esforço para fazer a comemoração da Batalha da Redinha e tu afirmas que não há ingleses.
    Valha-me Deus.
    Aquele abraço fraterno

    ResponderEliminar
  7. Ohh, estimado engenheiro, e já está a contar com o casal da Gafaria e o da Canavieira? Isso é o chamado turista-residente. Daquele que conta sempre para as estatísticas, como o escocês-vizinho da minha avó, nos Antões.

    ResponderEliminar

  8. Amiga e companheira Paula Sofia, boa tarde.
    Essa dos escoceses, que usam uma espécie de saia, não me sai da cabeça.
    Sabes aquela de quantas galinhas cabem debaixo da saia de um escocês?
    A resposta certa é:
    Depende do tamanho do poleiro.
    Na Páscoa de 1972, em Londres, apanhei o maior susto da minha vida, quando vi inglesas fininhas e loirinhas de mão dada com negros retintos.
    Não gosto dos escoceses, por causa das saias, mas gosto muito das loirinhas inglesas.
    Isto apesar do meu avô Felizardo escrever à mulher de França, quando estava na Primeira Grande Guerra, em 1918, que os escoceses eram os maiores guerreiros.
    Vá-se-lá saber porquê?

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde
    Caros camaradas_
    Digo camaradas porque na guerra diziam que colegas eram as P......... ; esta enorme contradição do regime de Salazar que fazia uma cruzada constante contra os camaradas comunistas, faz me lembrar as contradições desta bem dita praça do Cardal.
    Defenderam a obra porque transformava o Cardal numa praça mais atractiva, bonita e funcional!

    Pergunto:
    Onde está a funcionalidade da praça se não pensaram naquelas personagens que andam de cadeiras de rodas e que merecem todo o respeito do mundo? as crianças os amantes da bicicleta por onde passam?

    Preocuparam-se mais em fazer uma plantação de granito, por toda a cidade, incluindo a rua de Albergaria dos Doze, transformando a nossa aldeia num local frio e gélido, sim, porque a aplicação de granito é característico nas cidades frias da Beira Alta e Trás os Montes .

    O acréscimo de mais um piso no Hotel Cardal trouxe alguma Celeuma, foi realizado, e constata-se agora que algumas traças da nossa praça estão a condizer com as do dito Hotel. Será que o arquitecto é o mesmo? Que grande Tacho!

    ResponderEliminar
  10. Amigos e camaradas, boa noite.
    Acho que só falta uma coisita.
    As cidades medievais tinham uma vala a meio das ruas para onde as camareiras despejavam os camareiros, gritando:
    - Lá vai água!
    Agora são só modernices

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia
      Camarada Marques o Sr. fez.me lembrar os jogadores de sueca. dizem eles: "aqui está mais uma vasada" querem eles dizer mais uma vasa de cartas e não não vasada do penico, vejam só que ideias!

      Camarada Engº, o Sr. sabe, a época da vasada acabou com o Sr. Engº Joaquim da Almeida, portanto não venha para aqui atirara penicos ao ar que lhe podem cair na cabeça

      Eliminar
  11. Bom trabalho, eng.
    Não se discutiu o problema.

    ResponderEliminar
  12. Amigos e companheiros boa tarde. Acabaram aqui a falar das obras do cardal e de penicos que devem ter la dentro a obra.

    ResponderEliminar
  13. Então? Os Ingleses sempre vieram ver as obras, e deixaram cá os seus "pounds"? É que os €uros não abundam cá, sempre podemos já mudar a nossa «currency», sem grandes alaridos.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.