25 de abril de 2017

Quo vadis 25 Abril


Dirigi-me ao Café Concerto para assistir à Sessão Evocativa do 25 de Abril, promovida pelo município, na esperança que se cumprisse Abril, nesta terra, pelo menos neste dia.
Saí a meio, enjoado, com uma cerimónia anti-25 Abril: triste, oca, bafienta, bajuladora e sem povo (sem ninguém, sem alma).

Há pessoas que perderam, definitivamente, a noção do papel que representam e do ridículo a que se expõem, porque já não são capazes de perceber o simbolismo de alguns momentos ou datas. E quando a oposição embarca na fantochada e faz figura patética assistindo aquilo, não há esperança nenhuma de inverter isto.

4 comentários:

  1. Adelino como viste, eu estive lá e achei aquele "debate" uma autentica bajulação ao D. Diogo e á sua famosa "transparência". Ao fundo numa mesa sempre serviam café, bolos secos e SUMO DE LARANJA. Em Pombal o 25 de Abril é assim Snob, próprio para as tias de Cascais... Faço uma apelo ao futuro Presidente da Camara. Tragam o 25 de Abril para a Rua. Sessão solene no salão nobre com discursos dos vários partidos e depois Festa na Rua para o povo. com música, cor e alegria e já agora umas febras, pão e um "Tintinho" da região.

    ResponderEliminar
  2. Quo vadis...
    Seria bom Eng.º Malho que personalidades manipuladoras "manipulassem" constructos. Mas ditadura não pensa, age em redor do orgulho do umbigo, da arrogância da pouca massa cinzenta, do gozo do pseudopoder e da suposta arte de puxar cordéis a humanos!
    Mas LIBERDADE não tem espaço nem tempo, não cabe no infinito e não se representa em autos.
    O Sr. Eng.º, teve sorte, teve a LIBERDADE de entrar e sair; quantos lá estavam sem essa sua LIBERDADE?

    ResponderEliminar
  3. Ontem foram mobilizados todos os meios de comunicação social, de uma forma nunca vista, a que eu chamo o dourar do retrato, talvez para evitar que este dia caia no esquecimento como caiu o 1º de DEZEMBRO. Para se comemorar um dia como este é necessária arrebatar as pessoas e para arrebatar as pessoas, mobilizar as pessoas, é necessário sentir de uma forma intrínseca esse dia, se assim não acontecer corre-se o risco de ter uma festa oca e sem alma. O 1º de de Dezembro, a meu ver, é um dos dias maias importantes da nossa história e poucos os comemoram. Eu por exemplo, não tenho saudades desse dia vivio com uma intensidade tal, incerteza, ansiedade seguida duma noite sem dormir

    ResponderEliminar
  4. Ainda, é intrigante ver tanta gente a evocar liberdade e democracia confundindo o seu significado.
    Liberdade de expressão, é um facto; liberdade de imprensa nem tanto assim; Democracia? Onde? como é possível termos democracia se não há justiça social nem justiça no sentido lato? há quem faça as mais diversas tropelias ao sistema e continua impune; dos diversos processos sobre supostos roubos poucos ou nenhuns foram condenados: Os CEO das grandes empresas têm um ordenado 100 vezes superior ao ordenado mínimo nacional, mais mordomias; temos o salário mínimo mais baixo da Europa e os bens essenciais mais caros, tais como gás, electricidade, água e combustíveis, do espaço comunitário. Os CEO das grandes empresas continuam a gladiarem-se para ver quem têm o maior salário, para o efeito, sobem o custo dos bens essenciais, o povo é sempre chamado a participar nos prejuízos das grandes empresas e nunca é chamado a participar nos lucros; os CEO, incompetentes saem sempre ilibados e a culpa morre solteira. Incongruências da democracia ou falsa democracia? a democracia não falta, pois, também nunca prometeu.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.