14 de dezembro de 2017

Raríssimas é vulgaríssima

Tal como a ganância é a força motriz do capitalismo (da economia de mercado), a bondade é o capricho temperamental que tem fomentado a Economia da bondade – o Sector Social. Mas ao contrário do que é comumente aceite, a maioria dos actos “bondosos” é praticada em benefício próprio, não do outro.
Nietzsche disse que “há uma exuberância na bondade que parece ser maldade”. O caso da Raríssimas expô-la em toda a sua plenitude; mostrou toda a virtuosa sujidade de uma classe política e dirigente que há muito transmutou valores e perdeu o sentido da decência, que aderiu à política do enfeite, da escravidão do politicamente correcto e dos falsos afectos.
O caso Raríssimas não é a árvore podre no meio da floresta pujante, como os principais ignitores do caso querem fazer crer. É o modus operandi na maioria das IPSS e Associações. O Estado e a sociedade têm a obrigação de fiscalizar a forma como é utilizado o dinheiro público.

Por cá, casos idênticos não fazem escândalo porque não há imprensa que investigue e divulgue – nalguns casos bastava que divulgasse. Mas é pedir muito numa terra onde ainda vigora a regra salazarista: facto mau não pode ser notícia. 

3 comentários:

  1. Caridade é deixar os ricos decidirem a que têm direito os pobres.

    ResponderEliminar
  2. Aqui em Pombal, não acredito que os Dirigentes das IPPS "desviem" verbas para si, mas em muitas que conheço funcionam como Empresas em que a o núcleo duro de Gestão roda durante muitos anos sobre um grupo de pessoas, isso pode ter várias razões: Em algumas não ha alternativas ao grupo que tem dirigido a Associação, em outras, muito poucas, as eleições para os órgãos sociais são tão internos que quase não sai para a sociedade civil o que se passa realmente na formação das listas e em quem de facto exerceu o seu direito de voto. Até neste factor o PSD de Pombal controla as mais variadas Associações do Concelho, tendo muitos militantes e simpatizantes nos seus órgãos sociais. A única excepção é a ADAC da Charneca em que é notoriamente uma Associação de esquerda, lá as clementinas sentem-se completamente deslocadas.

    ResponderEliminar
  3. Subscrevo na integra este poste. já é chegado o momento dos nossos políticos terem vergonha na cara, dignificarem a família e moralizarem o sistema e deixarem os afectos. Infelizmente o caso Raríssimas não é acto isolado e sim espelho dos actos VASTÍSSIMOS que grassam este PAÍS. Quando um Secretário de Estado sendo conhecedor da situação económica da instituição e das irregularidades praticadas e continua a beneficiar dessas mesmas irregularidades, quando devia ser o primeiro a denunciá~las é sintomática da moralidade do nosso sistema democrático. Em tempos numa instituição cá da praça alguém sugeriu o meu nome para tesoureiro da instituição, outro diz: esse não, sabe de mais. Todas as instituições são obrigadas a ter contabilidade organizada e estão sujeitas à apresentação das contas, o que acho bem, só que ninguém da AT. as fiscaliza lisa. A maioria das instituições, são de utilidade publica e por esta razão beneficiam da lei do mecenato, este facto dá origem a situações deste género faz-nos um donativo de 5.000,00 euros que eu paço-te um recibo de 20.000,00 euros. esta situação levaria a um beco sem saída se fossem fiscalizados. Resultado desta operação: a instituição beneficia de 5.000,00 euros e o doador não dá nada uma vez que reduz 20.000,00 euros a matéria colectável, sujeita ao IRC. Isto é o espelho deste PaÍS

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.