8 de abril de 2018

Vergonha alheia: o deboche

Já lá vão muitos anos, no tempo em que a Assembleia Municipal era uma coisa séria, assisti a um episódio repugnante: um militante do PSD veio do Louriçal (o Toninho Roque deve lembrar-se disso...), foi espreitar uma reunião, e sem saber as regras, sentou-se no lugar dos deputados. Nesse tempo a disputa fazia-se taco-a-taco entre o PSD e o PS, e na bancada deste último, alguém notou o atropelo - e denunciou-o. Só que, entretanto, na bancada do PSD também se dera pela façanha, e rapidamente foi corrigido o tiro. Quando o deputado socialista chamou a atenção da mesa, já o intruso lá não estava. No PSD riram-se todos muito, fazendo passar por tolo o autor da chamada de atenção, que já não está entre nós. 
Conto este episódio para lembrar que não é de agora o gosto pelo deboche que reina entre os psd's locais, peritos em ser fortes com os fracos e fracos com os fortes. Não encontro palavra melhor que essa tão usada pelos irmãos brasileiros para expressar o que aconteceu naquela última hora da AM, sexta-feira passada, na forma como destrataram a deputada do BE, Célia Cavalheiro.
Aquela gente está ali para nos representar, supostamente.
Pagamos a cada um deles para nos representarem, ainda por cima.
Em cada sessão, cada um ganha qualquer coisa como 76 euros. A conta de luz de uma ou duas famílias. Muitas rodadas de cerveja no Gentil - onde o engenheiro Rodrigues Marques deveria ter continuado. Uns bilhetes para a tourada em Abiul. Uma idas às compras. Ou que seja a falaciosa atribuição a uma instituição de caridade.
O mínimo que esta gente nos deve, a todos e a cada um, é respeito. 
O que aconteceu foi grave. Indecoroso. Vergonhoso - sobretudo para cada um daqueles e daquelas que goza, descaradamente, com o exótico BE, com a cara da Célia. Aqueles e aquelas que, na sexta-feira, mostraram que continuam a ser farinha do mesmo saco, que nunca deixaram de ser, afinal, um único partido.


6 comentários:

  1. Nem a Deputada do BE tem sentido naquele tipo de propostas, nem o Rodrigues Marques deveria ter saído do Gentil, e o José Gomes Fernandes poderia ter ido dar uma volta de Bike pelo Sicó. Este tipo de assuntos não trazem nada para Pombal. Fazem-me lembrar somente um episódio de "Isto é uma espécie de magazine" dos Gato Fedorento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Desculpa lá, António, mas não consigo ficar calada! Se a proposta seria adequada à AM ou não, é uma questão totalmente diferente do que o que realmente aqui se passa e tu tens que saber isso tão bem quanto eu. Aqui o que me incomoda seriamente, foi o “bully” político ao qual uma deputada eleita pela vontade do povo para o que deveria ser a Casa da Democracia foi sujeita. Foi humilhada, agredida e tratada com muito desrespeito. Uma manifesta falta de respeito e comportamento democrático. Duvido seriamente que se fosse ela homem tal tivesse sucedido. Não com tal desplante, falta de decoro e conivência por parte de TODOS. Fosse uma deputada de qualquer partido de direita a ser vítima do mesmo tratamento e eu demonstraria também o meu repúdio.

      Eliminar
    3. Tens toda a razão Mizé, mas eu levei o caso para outro patamar...Aquilo parecia mesmo um episódio dos Gato Fedorento e a única pessoa que não tem estado bem é a Presidente da AM que é demasiadamente tolerante. E quando se é demasiadamente tolerante a probabilidade de acontecerem abusos por parte dos Deputados aumenta. É o que tem acontecido neste Mandato. A Presidente da AM tem de reflectir bem e passar a ser mais dura com os Deputados da maioria e do Pombal Humano, que são todos de ideologia PSD. A Drª Ofélia Moleiro, O Eng. Narciso e o Dr. Michael entregaram o cartão, mas o Eng. Marques ainda exibe orgulhosamente o seu belo cartão laranja.

      Eliminar
  2. O comunicado do Bloco de Esquerda sobre esta situação lamentável pode ser lido aqui:
    https://www.facebook.com/blocopombal/videos/749943185208405/

    ResponderEliminar
  3. Já agora, o contrato de prospeção e exploração pode ser encontrado em http://www.enmc.pt/pt-PT/atividades/pesquisa-e-exploracao-de-recursos-petroliferos/licencas-e-concessoes/contratos-em-execucao/ , clicando em Contratos Bacia Lusitânica Zona Emersa do lado direito da página.
    O contrato dá-se pelo nome de " Contrato entre o Estado Português e a Australis Oil & Gas Portugal, Sociedade Unipessoal, LDA. para a concessão de direitos de prospeção, pesquisa, desenvolvimento e produção de petróleo na área designada por Pombal.
    Dizer que o contrato não prevê a exploração de petróleo é mentira.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.