28 de junho de 2018

A integração à moda de Pombal


Quem passou no Cardal ao final do dia de segunda-feira foi surpreendido com um concerto de (boa) música pela comunidade cigana de Pombal. Mais tarde, a Câmara fez passar nas redes sociais a mensagem sobre o que ali tinha acontecido: as comemorações do Dia Nacional do Cigano, um evento que " serviu também para alertar a Sociedade para a exclusão social daquela comunidade", diz o Município.
Convém lembrar que a comunidade está perfeitamente integrada em Pombal. Só não sabe disso quem não tem os filhos na escola pública - ou que optou por retirá-los para não haver misturas. Quem assistiu, por exemplo, à festa de final de ano do Centro Escolar de Pombal ou da Conde Castelo Melhor, pôde verificar isso mesmo.
Por isso não deixa de ser estranho que a Câmara tenha optado por promover aquele concerto do Dia do Cigano à socapa.  Resultado: ciganos a actuar para ciganos, com a cortesia da presença do senhor presidente.
Às vezes, em Pombal, há uma linha muito ténue que separa a integração da segregação. Foi uma política iniciada por Narciso Mota (quando empurrou os ciganos para lá do rio e da linha do comboio, e da cidade, afinal) e continuada na perfeição por Diogo Mateus. Já sabemos que os ciganos quase não votam - mas fazem propaganda. E isso explica tudo, afinal. 

4 comentários:

  1. Pegas bem, Paula, neste evento; mais um montado unicamente para o retrato, mas exagera tanto que, no final, resta só o retrato. A câmara não está nada preocupada com a segregação/inclusão da comunidade cigana, se o estivesse não os tinha arrumado no gueto que construiu de raiz para os esconder - centrava-se na efectiva inclusão. Este evento é paradigmático disso: consagra a separação/segregação em vez de celebrar a inclusão.
    É por esta e por outras iguais a esta que esta terra não avança, marca passo, regride.

    ResponderEliminar
  2. Peço a alguém que me esclareça: A comunidade cigana é a apenas constituída por homens? Nas fotos não vejo uma mulher cigana! A exclusão social parte deles ou é a da nossa parte? Se a iniciativa é deles então porque se excluem? Vários homens de etnia cigana foram funcionários da CMP e todos se despediram, porquê ? As meninas ciganas, logo que a natura lhes dá o dom de terem o "PERÍODO", começam a faltar à escola, porquê? Dois ou 3 pais de etnia cigana, como as filhas entraram na fase da adolescência, pediram um professor para dar lhes dar aulas ao domicilio invocando razões ancestrais, porquê? Podia expor o meu pensamento sobre o assunto não o faço para evitar polémicas, também espero que não me venham acusar de desonestidade intelectual por dar exemplos de recusa de integração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que dizes sobre os ciganos vejo muito nos da cor da tua "pele". Lê esta (e outras, se quiseres)
      https://www.publico.pt/2018/04/29/sociedade/reportagem/as-mulheres-ciganas-estao-a-fazer-a-sua-pequena-revolucao-1811593

      Eliminar
  3. Caríssima Célia Cavalheiro não a conheço para discutir a cor da sua pele ou compará-la com a cor da minha, o seu comentário, só por si, é revelador de um sentimento racista deplorável, fica-lhe muito mal. Tudo o que escrevi são factos verídicos, olhe que há mais e com dados reais. Nada me move contra a etnia cigana, a dificuldade da integração é deles e não nossa. Quanto ao Link que me envio, gostei de ler, ainda bem que há mulheres a lutar pelos seus direitos, obrigado.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.