19 de junho de 2018

Sensações


O vazio pode encher-se com o vazio! É o que sinto quando percorro os espaços do lugar onde nasci, na minha aldeia, ou o centro histórico da minha cidade.
Os espaços do lugar onde nasci atraem-me pela mesma razão que o ladrão retorna ao local do crime; há ali uma atracção que não se explica, sente-se. Não sei se é o vazio do lugar que me preenche ou se sou eu que, de alguma forma, preencho aquele vazio.
Quando percorro o centro histórico da minha cidade – faço-o regularmente – sinto um vazio profundo, que não preencho nem me preenche. É uma sensação estranha de desilusão, de letargia e de mágoa, onde os sentidos convocam a memória e esta os reprime. Paro sempre naquela praça solitária, despida, sem vida, com uma história que não conta, embelezada com uma coerência falsa, sem brilho nem beleza. Olho para cima, medito no paradoxo que foi querer dar vida à natureza morta que é castelo e a sua encosta e ao mesmo tempo matar a praça. É uma amargura, uma tristeza de alma, ver o que isto é e não conseguir sentir o que isto foi.
Outrora, criança, percorri estas ruas, nos dias de mercado, num corrupio sempre apressado contra a escassez do tempo e dos bens. Outrora gozei tudo aquilo: o passar dos comboios; o frenesim da abertura das cancelas que restabelecia o fluxo das formigas apressadas no carreiro principal; a simpatia do boneco da sapataria Cruz; o regateio entre compradores e vendedores na praça; etc.
Hoje, vagueio por aquelas ruas estreitas, silenciosas, nuas, sem vida; por aqueles espaços que nada têm e pouco dizem. Sinto-o; sente-se um adormecimento sofrido que contrasta com uma agressividade que mora ao lado. Ali, as portas antigas fecharam-se definitivamente, e as “portas abertas” ainda não se abriram. Os poucos rostos, que vagueiam como eu, parecem reflectir as lajes escuras, ou as amarguras de vidas amachucadas.
Nas horas de expediente, paro na loja do Maia - um rebento híbrido da Casa Fortunato. Umas vezes, entro; outras, olho para aquilo, da rua, circunspecto. Admiro a resiliência daquele homem. Custa-me descer o resto daquela rua, a grande avenida do cemitério da minha cidade; custa-me mais do que o despovoamento da minha aldeia, que, pelo menos, mantém a força estimulante da natureza selvagem.

2 comentários:

  1. Infelizmente e depois de 30 anos sem investimento no desenvolvimento económico de todo o Concelho, baseado no progresso que nos dava as centenas de construtores civis e empreiteiros. O que se passou foi que esses empreiteiros e construtores quando acabou o "boom" da construção em Portugal, pegaram nos seus homens e foram procurar trabalho nessa imensa Europa, deixando Pombal sem gente e sem obras para fazer. O concelho de Pombal deve voltar a partir para ser líder de um "cluster" económico, como é exemplo a Marinha Grande com os moldes e que seguiu ao vidro. Pombal tem potencialidades nas Industria Alimentar. A Camara de Pombal devia de se preocupar em ser o grande impulsionador da instalação de novas Empresas desse sector no Concelho, utilizando várias medidas ao seu dispor, até pelo que se parece o Município tem algum poder politico e económico

    ResponderEliminar
  2. Parabéns por este texto bem escrito, faz o retrato fiel do passado da cidade com uma escrita simples e objectiva, no entanto, como só posso vaguear por aquelas ruas ao Sábado, nestes dias, quando por lá passo, constacto grandes movimentações em torno dos museus, inclusive, no dia 15 de Abril de 2018 organizei uma visita guiada aos museus com veteranos de guerra e fiquei perplexo com tanta movimentação na praça, estava repleta de pessoas.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.