13 de março de 2019

A Armadilha

No Verão de 2017, assistimos todos a uma “operação de marketing” perfeito: Instalou-se o boato de que a extensão de saúde do Louriçal iria encerrar e que toda a população Louriçalense teria que se deslocar à Pelariga para aí ter acesso aos cuidados de saúde.
Consequentemente, mobilizaram-se as populações, fizeram-se manifestações, convidaram-se as televisões, e pasme-se …  promoveram um debate publico (ao ar livre, no centro da vila) sobre o “suposto encerramento” (sim, aquele que ninguém sabia que ia encerrar; só a Junta de freguesia era detentora dessa privilegiada informação em plena campanha eleitoral…)
Hoje, a extensão de saúde não encerrou, como vai ter um novo centro de saúde!
O antigo jardim de infância vai sofrer obras de requalificação, estando previsto um novo espaço, com 5 gabinetes médicos(?), 2 salas de enfermagem e 2 salas de tratamento, num total de cerca de 675 mil euros de investimento suportado pelo nosso Município!
Lembram-se do Carriço, da Mata Mourisca e da Ilha? Pois eu lembro-me bem. Temo pelas populações de Almagreira, Pelariga e Redinha, que à custa de um boato, o José Manuel Marques, antecipando-se aos seus colegas presidentes de junta, conseguiu praticamente garantir com esta construção, a criação da futura USF no Louriçal. E quando (e se) encerrarem as 3 extensões de saúde, vamos ter as populações destes territórios (acompanhados pelos seus eleitos locais) a reclamar e a acusar a tutela desta responsabilidade!
Vai daí, e já antevendo este cenário, os Presidentes de Junta, conjuntamente com o Presidente da Câmara, iniciaram mais uma “operação de marketing” com um novo “modus operandi”, a que assistimos na ultima AM.
A sério que nenhum dos Srs. Presidentes de Junta dos territórios ameaçados, entendeu a armadilha que o “Zé Manel” vos colocou?

6 comentários:

  1. O Presidente da Junta do Louriçal só fez o que lhe competia. Defender os seus "Fregueses". Sempre defendi que uma nova agregação de 3 freguesias seria o melhor caminho para esta zona do Concelho. A Guia está-se a tornar a freguesia mais importante do Concelho, quando ha 30 anos eram o Louriçal e Albergaria...Albergaria morreu e foi enterrada pelo Coveiro-Mor...O Louriçal, o seu Presidente de Junta está a tentar salva-la de um destino que poderia ser perigoso. O Louriçal não se pode remeter a ser o principal destino turístico-religioso do norte do distrito de Leiria. Sim quase todos os dias entram autocarros na Vila com visitantes. Quando o processo de beatificação da Madre Maria do Lado estiver concluído ( o processo ja deu entrada no Vaticano) o Louriçal pode tornar-se um dos principais pólos de adoração Mariana em Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Roque, estás enganado. A Guia começou a definhar nos anos 80, com a agonia das serrações de madeira da linha do Oeste. Até então, era a amais pujante das freguesias, razão pela qual ali nasceu o Externato, por exemplo. O Louriçal era uma buraco que vivia à sombra do convento e da feira de domingo, desculpa a frontalidade. Quando me disseram que tinha de deixar a Guia para estudar no Louriçal, em finais dos anos 80, chorei baba e ranho - como já aqui contei. Com todo o respeito pela Madre e pela história, não me parece que isso vá mudar grande coisa. "Mariana" tem outro significado...
      E não, o presidente da Junta não fez apenas o que lhe competia. Coadjuvado pelo dono da farmácia - que até tomou conta do protocolo - politizou a questão vergonhosamente.

      Eliminar
    2. Paula, estamos a ver a coisa por prismas diferentes...O Louriçal já foi Concelho...tem uma história ímpar na nossa região. Não pretendo alongar mais a conversa por aqui...tanto é que nem sou da casa.

      Eliminar
  2. Roque, vai lá ler bem o que escrevi! Estou a criticar o José Manuel Marques???? Antes pelo contrário ....

    ResponderEliminar
  3. Roque, olha à tua volta, e diz-me o que não está a definhar no concelho de Pombal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marlene o que não definha no concelho de Pombal são as clementinas, cada vez mais azedas e com pior qualidade mas propagam-se como os coelhos...São a praga de Pombal.

      Eliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.