26 de março de 2019

Excelência, Sua Excelência?

Quando visitamos por esse país fora aldeias, vilas ou cidades, há vários aspetos que nos atraem nessas visitas: a gastronomia, a história, a paisagem/beleza natural entre outras razões.
Quando visitamos pela primeira vez uma localidade, o que pode sobressair ao nosso olhar? A limpeza; o “aspeto geral” da aldeia/vila/cidade; os espaços verdes cuidados, por exemplo.
Quem passeia pelas ruas de Pombal tem de facto o (des)prazer de verificar como os nossos espaços, históricos até, são importantes para os nossos governantes. Apenas falarei dos jardins. O da Várzea e o das Laranjeiras é vergonhoso. Abandonado, cheio de ervas e com bancos partidos. E não me falem do PEDU e da regeneração urbana que já a ouço há anos, e nada, nada justifica o desleixo de um espaço como estes. O Jardim do Cardal, embora esteja um pouquinho melhor, não deixa também ele à procura de melhores dias.
Pois foi com uma enorme surpresa (para dizer espanto) quando fomos todos convidados pelo Sr. Presidente da Câmara para estar presentes na atribuição da bandeira “Cidades de Excelência – Nível III” no próximo dia 28 de Março. Perguntei logo, excelência de quê? Procurei saber, e no site da cidadeexcelencia.org destacam a atribuição da bandeira a Pombal por, e passo a citar:
“-  A requalificação da frente ribeirinha (Zona Desportiva), do corredor ribeirinho (margem esquerda do rio Arunca), da Rua de Leiria e espaço envolvente, Rua Mancha Pé, Rua Dr. Custódio Freire, Jardim das Laranjeiras e Jardim do Cardal.  
- A implementação de um sistema de bicicletas de uso partilhado (Bikesharing) na cidade de Pombal.(Onde, pergunto eu???)
- A extensão/otimização da rede de transporte público urbano (PomBus), incluindo a implementação de um sistema de informação ao utilizador em tempo real.”(pergunto eu se incluíram os 75.000 euros pagos a uma empresa para fazer um estudo para não se sabe bem para quê?)
Pronto, pelo menos lá arrecadamos mais um galardão. É de III nível, mas não importa. Pelo menos na próxima AM o pessoal da JSD já pode fazer um dos seus famosíssimos discursos a vangloriar-se do grande feito! Ai meu Pombal, se o teu castelo falasse….



1 comentário:

  1. Marlene Matias, D. Diogo sabe que está em fim de linha. Aquele curso de alto nível terá já um objectivo bem definido. Alguns "Senadores" do PSD já lha andam a mostrar discretamente o "lenço branco" O Clã do Pimpas mobiliza meios para atacarem o castelo. As clementinas estão em guerra aberta. Ai se o meu PS voltasse a funcionar ainda conquistava o convento do Cardal.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.