12 de março de 2019

O falso associativismo

O falso associativismo não se centra em fins, mais ou menos nobres, de grupos ou comunidades específicas; centra-se nos meios, é um instrumento para proveito próprio ou afirmação pessoal dos seus protagonistas.
O falso associativismo não é praticado por gente boa, solidária, desinteressada; é promovido, essencialmente, por falsos moralistas - oportunistas e manhosos - que se aproveitam de causas nobres para benefício ou promoção pessoal.  
O falso associativismo não assenta na discreta bondade humana; assenta no oportunismo presente na esperteza saloia.
O falso associativismo não vive essencialmente da junção de esforços e de recursos dos seus associados ou de receitas das suas actividades; vive da captura de recursos públicos, que desbarata sem controlo.
O falso associativismo não serve, serve-se; não agrega valor para os utentes, desbarata recursos.
O falso associativismo, no início, junta-se e mascara-se de verdadeiro associativismo; depois, captura e mata o verdadeiro associativismo.
O falso associativismo não é virtuoso, é uma praga social.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.