4 de março de 2019

A degradação da Assembleia: quem é que esta gente representa?

"Sabes quem é aquele? É só o gajo mais importante do concelho, porque é presidente do órgão máximo, que é a Assembleia Municipal". Passaram uns 26 anos desde aquela explicação que o Pimpão dos Santos me deu, numa sessão pública, quando eu tomava as primeiras notas para um dos jornais desaparecidos na terra, O Correio de Pombal.
E 'aquele' era Francisco Menezes Falcão, que presidia com solenidade e mestria à mesa da AM. Vieram depois António Rocha Quaresma, Luís Garcia, José Grilo Gonçalves e Narciso Mota. Cada um à sua maneira, cada um com o seu estilo, mas todos com o mesmo sentido de responsabilidade da e para a causa pública.
Até que chegámos a este estado. O vídeo em causa ilustra bem a forma displicente e sectária como Fernanda Guardado ocupa o lugar. Não podemos falar de conduzir os trabalhos, porque a presidente descarrila a toda a hora, sem perceber que não está no salão do cabeleireiro (para cortar na casaca dos outros com a parceira da lado), nem a dirigir uma reunião da associação, ou dos condomínios do prédio.  
É a primeira vez na história deste Município que quem lidera a AM revela descaradamente não conhecer o Regimento, ser impermeável à independência, enfim, estar talhado para tudo menos para isto. 
O que me/nos deve intrigar: como é que D. Diogo, tão zeloso do funcionalismo das coisas, tão cheio de punhos de renda, convive com esta bandalheira? A quem convém isto?


1 comentário:

  1. Isto tudo é somente uma questão de perfil...uns têm...outros nem por isso.
    Meneses Falcão representava o "sangue azul do Cardal" com todos os predicados que isso contem.
    O Dr. Luis Garcia tentou ser isento e queimou-se...saiu da politica para nunca mais voltar, mas foi um bom Presidente da Assembleia, mas recusou fazer papel de marioneta.
    O Dr. Grilo é bom homem mas nem sempre conseguia ser isento, pois estava demasiadamente preocupado em não ficar mal na foto de família.
    O Eng. Narciso...É o self-made-man...simplesmente igual a ele próprio, mesmo nas trapalhadas ficava bem no filme.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.