10 de abril de 2024

Canções de Abril #10



Nos últimos 20 anos do Estado Novo, estima-se que mais de 1,6 milhões de pessoas emigraram para diversos países da Europa e da América.  Mas o fluxo migratório acentuou-se na segunda metade da década de 60, essencialmente para França, como é disso exemplo o concelho de Pombal. E continuou nos primeiros anos da década de 70, com cerca de 300 mil a abalarem de Portugal. Depois do 25 de Abril, a emigração (legal) reduziu consideravelmente, mas ainda rondou as 100 mil pessoas até ao final da década.

Em 1970, o poema da galega Rosalia de Castro (1837-1885), escrito no século XIX, encontrou no Portugal do Estado Novo toda a atualidade. Desgraçadamente, em muitos momentos da nossa história manteve-se atual. José Niza musicou-o, e entregou este marco da música de intervenção à voz de Adriano Correia de Oliveira. Se fosse vivo, Adriano teria completado ontem 82 anos. 

A beleza triste desta canção perpassa também nas cordas da viola de Rui Pato e da flauta de Tiago Velez. "Cantar da Emigração" é do álbum 'Cantaremos', editado pela Orpheu em 1970. A canção marca o início de uma intensa colaboração entre Adriano e o compositor José Niza - com quem viria a gravar 'Gente daqui e de Agora', no ano seguinte. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.