15 de abril de 2024

Comemorar Abril - o corriqueiro não engrandece

O dotor Pimpão - a “junta” - decidiu atribuir a medalha de honra do município ao capitão Salgueiro Maia, a título póstumo. 

Quando se comemora os 50 Anos da Revolução de Abril de 74 - iniciada com o Golpe do MFA - todas as homenagens aos “capitães” de Abril são justificáveis e merecidas. Mas existindo tanto capitão de Abril ainda vivo, a merecer um gesto de gratidão, porquê a repetida insistência na homenagem ao Salgueiro Maia? 



Convém recordar, para que tudo não seja ainda mais desvirtuado, que o Golpe Militar de Abril de 74 não foi um golpe conduzido por um militar aureolado, como foi, por exemplo, o Golpe de Maio de 1926, protagonizado pelo general Gomes da Costa; foi um golpe planeado e conduzido por um vasto conjunto de oficiais intermédios (capitães, majores e tenentes-coronéis), com liderança partilhada (Operacional; Estratégico-política e Comunicação), onde uns tiveram papel liderante e/ou relevante, e outros papel operacional e/ou secundário.

Cumprir Abril 74, nomeadamente quando se comemora oficialmente a data, deveria compelir os decisores políticos a respeitarem o espírito do momento e o papel dos diferentes protagonistas, não engalanando uns ignorando outros. Reparando, por exemplo, a profunda ingratidão do país com Melo Antunes. Mais isso talvez seja pedir muito… 

É verdade que para muitos Salgueiro Maia é herói do golpe - o herói romântico. O que se compreende: foi o elemento mais mediatizado e foi protagonista de um momento crítico que o fez passar de mártir a “herói” num ápice - por acções e razões que pouco dependeram dele. Mas não foi o herói nem elemento decisivo do golpe, nem poderia sê-lo… Por circunstâncias várias, Pombal adoptou-o como o seu herói de Abril (assinalando uma ligação à terra que não existiu) para tornar corriqueiro homenageá-lo. Mas o corriqueiro não engrandece os distintos, só dá protagonismo ao culto do inerte.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.