4 de abril de 2024

Canções de Abril #4

 


Se Abril trouxe a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa, Setembro desse 74 ficou marcado como o mês da luta dos trabalhadores do Jornal do Comércio, que viria a contar com um aliado importante: o GAC - Grupo de Acção Cultural -  Vozes na Luta. Fundado por José Mário Branco, o colectivo de cantores e músicos politicamente empenhados nasceu um mês depois da revolução, e contava com nomes como Fausto, Afonso Dias e Tino Flores que se encontraram numa sessão de canções revolucionárias em Almada. 

A canção que se tornou hino dos trabalhadores do Jornal do Comércio é 'narrada' por JMB. Em Abril de 1974, o matutino contava com mais de 120 anos de história. Em Agosto, começara a greve, exigindo o saneamento do director, Carlos Machado. Durou 46 dias, ao som da cantiga que foi uma arma. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.