24 de janeiro de 2009

Parabéns à Vanda e ao Francelino!


Motivado pelo Eco e pelo Correio de Pombal, que deram honras de primeira página aos dançarinos do concelho, estive a ver o programa televisivo “Dança Comigo”. O resultado não lhes foi favorável e, como tal, a Vanda não vai poder ir para uma escola americana que aceita concorrentes de concursos portugueses.

É pena? Talvez… A Vanda é, sem dúvida, melhor bailarina que o moço de Matosinhos que acabou por ganhar. No entanto, como é uma excelente profissional, oportunidades de sucesso não lhe faltarão.

O que me questiono é o seguinte: será que o feito dos simpáticos bailarinos merecia o destaque de primeira página dos jornais locais? Será que a presença na final de um concurso televisivo é assim um facto tão relevante? O que iriam escrever caso a vitória tivesse acontecido? Justificar-se-ía uma edição especial?

O que não passa na televisão - é um facto - não existe. Os jornais locais prestariam um melhor serviço aos seus leitores se tentassem contrariar essa afirmação.

2 comentários:

  1. Considero normal que os "nossos" jornais" dêm algum relevo quando alguém da nossa terra tem honras de destaque, pela positiva, num programa de televisão de grande audiência. Não vejo qualquer problema em ter saído na primeira página. Certamente que se houvesse algo mais importante os órgão de comunicação social saberiam estabelecer as prioridades.
    Escandalizam-me bem mais as omeletes do Guiness Book...

    ResponderEliminar
  2. Filipe,

    O Eco, nas suas páginas 2 e 3, apresenta um trabalho jornalístico em que refere que o cartão de cidadão está a alterar a morada de muitos guienses. Já na página 8 noticia que Figueiró dos Vinhos viu aprovados 6 projectos no âmbito do QREN. Nenhuma destas notícias teve direito a uma chamada à primeira página. O Correio de Pombal também não destacou na sua primeira página o debate, promovido pelo PS, relativo às questões da educação e que dá eco na sua página 11.

    Onde estão as prioridades?

    Há não muitos anos, um jovem da Guia (Eduardo Dias) representou, por várias vezes, Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Matemática e nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática, tendo chegado a ser medalhado. Esse importantíssimo feito, numa competição de grande prestígio mundial, que eu saiba nunca teve o mesmo destaque nos nossos jornais. Prioridades...

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.