7 de outubro de 2009

O filme do ano, numa noite única

À hora em que a Rádio Cardal presenteava os seus ouvintes com a transmissão do debate entre os candidatos à Câmara (que animou o Teatro-Cine numa sessão cómica), o Gato Fedorento oferecia ao país uma pérola do cinema caseiro. Uma curta metragem de longo alcance.


E aqui fica o excerto do programa.

24 comentários:

  1. Paula Sofia, boa noite.
    Fico sempre contente por ver o meu amigo e companheiro António Carrasqueira, mui digno Presidente da Junta de Freguesia de Abiul.
    Paula Sofia, o debate a que assisti, organizado pela Rádio Cardal, não foi cómico.
    Foi muito esclarecedor.
    Quantifiquemo-lo, numa escala de 0 a 20.
    1. Equipa da Rádio – 18 valores
    2. Moderadores – 19 valores
    3. Narciso Mota – PSD – 19 valores, com muitos momentos a 20 valores
    4. Agostinho Silva – BE – 8 valores (por se limitar a ler)
    5. Alcides Simões – CDU – 9 valores
    6. Adelino Mendes – PS – 14,5 valores até “ao apelo ao voto” porque nesse ponto e último anulou os 14,5 valores que trazia (ficando sem classificação) com a afirmação de que hoje mesmo Sua Excelência o Senhor Secretário de Estado tinha despachado o apoio às cheias em Pombal, de 2006, no montante de 1 milhão e trezentos mil euros.

    Pombal agradece (como o fez na hora o Engº Narciso Mota, que nada sabia), mas chora porque esta forma de fazer política é própria do terceiro mundo.
    E eu choro, também, porque quero Pombal no pelotão da frente.
    E isso só com o PSD e o Engº Narciso Mota!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. temos bitolas diferentes, engº marques, está visto ;)

    ResponderEliminar
  3. Amigo e companheiro Eng. O Sr. anda a tirar o lugar ao prof. Martelo. A V. Exa vou dar-lhe novamente 20 valores. O Sr. consegue mesmo defender o indefensavel. O povo é sereno o resto é só fumaça. Será dos porcos no espeto ?

    ResponderEliminar
  4. Boa Noite!!!!!
    Dear Rodrigues Marques:
    Olhe que nao!!!!!.......Olhe que nao!..... eu tambem ouvi o debate aqui via internet e nao penso o mesmo que o meu amigo.
    Tenho um presentimento que vai haver surpresa no Domingo ,nao vai ser facil nao vai ser facil......
    Afinal aquele remendo no (Alto da Mata) entre Lagares e os Netos que o Presidente mandou tapar(ah pressa) com alcatrao deu agua e barro por todos os cantos foi o que me informaram....QUE VERGONHA..... Diga por favor ao Presidente Narciso para despedir os servicos Tecnicos da Camara imediatamente antes que o meu amigo Adelino Mendes os despeca assim que tomar posse!!!!.(E olhe que o meu Amigo Adelino Mendes nao vai ser como o OBAMA que correu a assinar o fecho da prisao de Guatanamo bay e ainda nao a fechou o mesmo disse que ia retirar as tropas do Iraque e aumentou o numero de militares, disse que ia melhorar a Guerra do Afganistao e.......piorou. e nem o plano de saude que ele idializou conseguiu passar na maioria do congresso que tem maioria do partido (dele)democrata.)Voltando ao debate e se estamos a falar do mesmo O Presidente Narciso nao esteve mal mas o Adelino Mendes esteve muito bem .
    ...........Agora outro assunto que tal uns ossinhos acompanhados do tal vinho que o meu amigo tanto apreciou!!!! la na kitchen em finais de Novembro vou ai passar um fim de semana do "Thanksgiving day" a ultima quinta feira do mes de novembro.
    PS
    Peco desculpa ao admin do Blog pelo recado seguinte:
    Tambem ja fiz contactos para aquele assunto dos Bombeiros de Pombal foi melhor o acolhimento que aquilo que pensava vamos ter muitos colaboradores do Concelho e Regiao de Pombal
    contacte-me por favor no meu e-mail:
    medstucco@aol.com
    Abraco amigo
    EA

    ResponderEliminar
  5. Boa Noite:
    Mas o.... Carrasqueira eh mesmo bom em matematica!!!
    Ou estava com os copos???!!!!!!!!!!
    "Cuma porra' entao o Adelino Mendes nao pode anunciar no momento exato da campanha (Perfect timing)1.300.000 Euros de apoio as cheias de Pombal que foram aprovadas pelo (office) a que ele tem todo o acesso de informacao em primeira mao!!!!!cada um luta com as armas que tem. O Narciso mandou colocar alcatrao em cima dum poco de agua resultado quando passaram o cilindro partiu todo o alcatrao a pressa eh tanta que nem cascalho colocaram primeiro; inaugura o que esta feito e o que esta por fazer!!!!! o Carrasqueira diz que ha tanta coisa a fazer e a terminar nesta altura tem de ficar para segunda depois das eleicoes tudo a pressa!!!(mas porque nao ha eleicoes todos os anos?) o povo eh que teria os beneficios,Oh amigo Rodrigues Marques (cada um vai a missa com a roupa que tem)
    Ja da vontade de o parafrasear (valha-me a pilinha do tal menino). Ah...... os ossinhos feitos por mim eh para equilibrar os niveis do colosterol.!!!!!!

    ResponderEliminar
  6. O que se passou neste debate ainda vai ser motivo para muita discussão. Concordo com o Engenheiro Marques quando classifica de terceiro mundista a afirmação de que hoje mesmo Sua Excelência o Senhor Secretário de Estado tinha despachado o apoio às cheias em Pombal, de 2006, no montante de 1 milhão e trezentos mil euros.
    Quero recordar ainda que esta foi realizada em período em que o governo está em "gestão corrente". E já agora questionar qual o papel de Adelino Mendes na sua atribuição, do prazo escolhido para o anuncio da concessão e para a sua divulgação antes da notificação da Câmara Municipal.

    ResponderEliminar
  7. Realmente, realmente...

    Se os gatos tivessem esmiuçado a história da juventude, das cervejolas e das maganas do Alterne, o Sr. Carrasqueira teria, não só maioria absoluta, como passaria a ser destino turístico de eleição, com bodo, não apenas em Agosto, mas durante todo ano.

    Não estamos perante exemplar único, mas, não há dúvida, que está entre os melhores dos melhores. Um fenómeno aquém e além fronteiras.

    Sr. Ernesto Andrade, sei que é feio fazer-me convidado para "trincar os seus ossos" e escorropichar do dito vinho Porém, como imagina, se tivesse vergonha não vinha aqui ao Farpas, que é um local de "pouca vergonha", ainda por cima refinada.Razão porque, este meu lado oferecido (não dado) não lhe deve ser mais doloroso do que se estivesse a dirigir-lhe e a cravar-lhe uma farpa.

    Com um Director de Campanha como o Rodrigues Marques, as qualidades do Adelino Leitão e do João Alvim viriam todas ao de cima e sobressairiam as sinergias de uma equipa, ao ponto de terem garantia de vitória por maioria absoluta. Quem é capaz de fazer o que ele faz … pelos produtos que agora defende e promove, o que não faria por eles, realçando as qualidades que lhes são intrinsecas?

    Como profissional que é,não devendo fidelidade a NM que não se poderá candidatar, jogando na antecipação e para ele não se comprometer com outros no futuro, sugiro que se comece, desde já, uma campanha de recolha de fundos para contratar os serviços de direcção de campanha ao amigo, companheiro e camarada Rodrigues Marques para Director da campanha de 2013. Quem consegue vestir um candidato com aquela gravata verde e aqueles dentes “sabão clarim”, é Homem a não perder. O Ernesto Andrade seria, acredito, um bom Sub-director de campanha com o pelouro de captação de fundos e de votos nos “EUA" junto das nossas comunidades aí emigradas. O meu apoio moral também está assegurado. O Sopas, creio, pela sua contenção e sabedoria no manuseio das interjeições, parece-me será óptimo criativo para os "slogans". A imagem, ficaria a cargo da Sofia. A JA com o pelouro da Juventude, na qual me incluo, como devoto admirador da sua graça e beleza.

    Abraços

    ResponderEliminar
  8. Também ouvi o debate, e gostei muito! Não me ria tanto há já bastante tempo! Não sei de quem será a culpa para tanta risota... citando o nosso querido engenheiro, eu julgo que "a culpa é dos chineses", ou dessa praga, os "jovens licenciados, que são em números assustadores, no concelho de Pombal".
    Os candidatos da CDU e do Bloco forma também muito esclarecedores, contribuindo largamente para o ambiente humorístico que se viveu ontem à noite.

    Ó Jorge, tu és um falso do caraças. Então arranjas tacho para todos, e para mim não? Se é por causa da cabidela que comi à tua conta, diz-me, que eu pago o raio da cabidela... mas não me deixes fora do tacho, pelo amor da santa pilinha do menino Jesus...

    ResponderEliminar
  9. Jorge, estás-te a esquecer que eu quero a POmbal Viva!

    ResponderEliminar
  10. Gabriel,

    Tu não imaginas o quanto eu estava à espera desta tua resposta. Pensei em mil um cargos que tu poderias desempenhar com galhardia, brio e excelentes resultados. Depois de ter escrito sobre um "guardanapo" sobre as tuas possibilidades, ao estilo do amigo e camarada Rodrigues Marques - que está de relações cortadas comigo há algum tempo - decidi conter-me, dando oportunidade ao teu génio, e de escolheres o lugar que mais te convier para bem servir o nosso povo. Sei que, seja ele qual for, qualquer Fernão Lopes, Azurara, ou Marquês de Louriçal que faça o teu panegirico, terá dificuldades na escolha do léxico a usar e bytes para o exprimir.

    Quanto à cabidela e a qualquer alimento do teu agrado, não te preocupes, o que puder deixar de comer e dar para ti, pouparei nos 40 Kg que com suprema felicidade perderia se pudesse, alguma vez, estar à altura do saber estar, da grandeza e do encanto da nossa amiga e menina JA ( a minha esposa que me perdoe, são devaneios dos mais de 40 anos e liberdades de expressão que se desculpam e compreendem num pobre homem de mais de 120 Kg de peso e com excesso de leveza no cérebro. Passava bem dois, três meses, ou mais meses, sem comer e sem beber, se isso me desse mais cabelo e uma figura mais Apolínea. Assim, contento-me com a pouca verbe que me resta e a fome de futuro. Se o teu problema for de peso, vens para aqui todas as quintas-feiras, e como o meu NISSAN, passas a funcionar como um relógio, mas fácilmente acrescentarás mais 20 quilos ao teu peso e um valor inquantificável à "loucura" do teu dia a dia.
    Acredita, apesar de tudo, mesmo que Rodrigues Marques seja humilde e o esconda, a pilinha do menino jesus cresce, nem que seja pela mão de Josefa d`Óbidos (Posso explicar porquê sem que ninguém tenha que corar).

    Paula Sofia,

    Quanto à PombalViva, julguei que tinha sido extinta no penúltimo Bodo, e que, o vereador Diogo Mateus com o seu desempnho neste último, já a tinha feito passar à História. Este teu querer surpreede-me, deveras, estou certo que sairia caro ressuscitála. Como “mais-velho”, parece-me que não seria uma sociedade à tua altura. Para uma pessoa com asas para voar, como tu tens, e se viu no campeonato de aeromodelismo, seria um passado com um passado e um passivo excessivo que limitaria o teu voar. Por mim, começa sempre algo de novo. O que começares, estou certo será bom. Olha que o sector da imagem é dos mais relevantes, por aí se ganha as mais das vezes. Se o Rodrigues Marques tratar da promoção dos candidatos que indiquei a título profissional será excepcional, se a isso ele acrescentar a colaboração do SOPAS e o seu empenho e dedicação pessoais, estou convicto, haverá uma revolução em Pombal,para bem do povo de Pombal e para a civilização mundial pós-globalização.

    Abraços

    ResponderEliminar
  11. Pobre Carrasqueira!
    Com um "bombo" tão bom para baterem aqui no Cardal, vão para a Praça de Touros de Abiul. Não é justo...

    ResponderEliminar
  12. Eng. Rodrigues Marques podia ser ligeiramente mais subtil...é que considerar NM digno de quase 20 valores e os restantes candidatos terem nota negativa, até a mais ignorante das pessoas desconfiaria da imparcialidade de tal avaliação.

    Caro Jorge Ferreira, fico muito lisonjeada de me considerar digna do pelouro da Juventude, e tenho a sensação que pelo menos em matéria de assiduidade/pontualidade ganharia claramente ao actual responsável.
    E com tantos elogios, não terá de dizer "a minha esposa me perdoe", mas serei eu a dizer "a sua esposa que se cuide". è uma simpatia, mas não precisa exagerar nos comentários que dignificam a minha pessoa, está a ludibriar as pessoas que seguem o farpas e não me conhecem pessoalmente.

    Camarada Gabriel, sou da opinião que deverias ficar com o pelouro da educação, embora tenha ficado um pouco preocupada quando verifiquei que invocaste a pilinha do menino Jesus...talvez te dê mais jeito o pelouro da saúde.

    ResponderEliminar
  13. Amigo e companheiro Ernesto Andrade, boa noite.
    Agradeço-te o envio do endereço da tua caixa do correio electrónico.
    Já te enviei um e-mail.
    Aguardo resposta.
    Até lá, Abraço.

    ResponderEliminar
  14. Amigos e companheiros, boa noite.
    Fui questionado, por um amigo, porque é que dei 18 valores à Equipa da Rádio Cardal e 19 aos moderadores.
    A razão, para mim, é muito simples.
    Quem, como eu, assistiu ao vivo pode verificar que a riqueza dos participantes (alguns) no debate não era directamente proporcional ao que estava a ser projectado no ecran.
    A projecção era estática e o debate era dinâmico.
    Posso ter cometido um erro de avaliação se a equipa da Rádio Cardal fez isso propositadamente para fazer sobressair os participantes no debate.
    E se assim for solicito que me relevem a falta.
    Por tudo o que se passou, parabéns à Rádio Cardal pelo excelente trabalho que fizeram.
    Quem assistiu à transmissão através do éter perdeu este pormenor que pode ter sido, para mim, fulminante.
    Se assim for, pedindo que me relevem a falta, mas sem rastejar, sou
    Com saudações social-democratas
    Rodrigues Marques

    ResponderEliminar
  15. Amiga e companheira JA, boa noite.
    Aceito a acusação de ser parcial na minha avaliação (tinha que ser e o que tem que ser tem muita força) mas já não aceito a acusação de ter dado nota negativa a todos.
    Dei ao Dr. Adelino Mendes nota positiva … até quando foi possível… e a partir daí caiu da escala abaixo.
    Acontece aos melhores.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  16. Amigo, companheiro e Camarada (com letra grande) Jorge Ferreira, boa noite.
    Não te votei ao ostracismo, outrossim reitero a minha grande, mas humilde, consideração que nutro pela tua pessoa, e tu sabe-lo bem.
    Acontece que este proscrito tem espreitado o Blog a desoras e como tenho um amigo da onça à mesa de cabeceira que teima em fazer concorrência à minha esposa – ou ela me empurra da cama abaixo, correndo o risco de eu bater com a cabeça no penico, ou ele faz uma chinfrineira, todos os dias, ao raiar da aurora (7 horas), quando os passarinhos ainda dormem, pelo que não posso fazer barulho para não os acordar.
    E como a minha máquina (computador) ainda trabalha mais ou menos a vapor e como não uso pantufas solicito-te a tua compreensão e solidariedade nesta vida dura que a vida nos obriga a viver.
    Hão-de vir dias melhores, estou certo.
    Até lá…. Não! Até Domingo!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  17. Caro Eng. Rodrigues Marques, segundo as minhas contas se dava ao Adelino Mendes 14,5 e refere que este perdeu os 14,5 valores no que considera "apelo ao voto", o resultado é zero. E zero (ou nulo) é nota negativa.
    De qualquer modo, já estou a ouvir o podcast do debate, porque comigo é "ver para crer", neste caso é mais "ouvir para crer".

    ResponderEliminar
  18. Se calhar, mas se calhar é só se calhar, o trbalho(um dos vários) de um presidente de junta é aquele , ou aquilo, que o Sr Carraqueira estav a fazer, arranjar caminhos (deve ser para isso que a tal brita 1 serve e que a 0.5 não serve, não faço a minima ideia), se calhar os outros é que não sabem que ele ( e os outros) teem de fazer este trabalho (entre outros no dia a dia da gestão da sua freguesia, porque senão veem logo alguns dizer que existe um buraco atras do sol posto e que os poderes politicos e os técnicos não vem, ou são incompetentes, não sabem arrajar ou tapar ,deve de ser para isso que serve a brita 1 ( a 0.5 não, gostava de perceber disto), mas se alguem se preocupa é bronco e corrupto (foi o que os gatos disseram explicitamente no programa), se calhar é triste gozar com quem trabalha (eu disse gozar mas apetecia-me dizer ofender)

    ResponderEliminar
  19. "Com o Carrasqueira, a coisa vai doutra maneira."

    ResponderEliminar
  20. "Presidente da Junta de freguesia de Abiul (António Carrasqueira) fala da sua fraguesia. "

    Fraguesia é muito bom e fala por si....

    ResponderEliminar
  21. Boa tarde!
    Não se compreende nem se aceite que se faça política tão baixa, a rondar a provocação e amesquinhar uma pessoa com tanta dedicação à freguesia de Abiúl.

    Todos nós sabemos que o Sr. Carrasqueira têm dificuldades de comunicação mas, uma coisa é certa, têm apresentado trabalho num freguesia extensa e com vias de comunicação deficientes que não podem ser concluídas num só ano.

    Podem dizer: fez, cumpriu a obrigação é seu dever e nós tínhamos feito melhor! Neste caso apresentem projectos válidos

    ResponderEliminar
  22. Jorge,
    Não me vejo no pelouro da saúde, como invoca a JA. No da educação também não, visto ser uma pessoa sem "inducação" nenhuma, até porque a "inducação" vê-se é à mesa, e aí sou um pisco de primeira.
    Peço-te (imploro-te) que me arranjes uma qualquer função em Abiúl. Gostei daquilo, pah! Só aquela coisa das touradas é que... pronto, aproveita-se-lhe o lombo... mas de resto, só encontro vantagens. É genuíno, é... vetusto! Não sei porquê, mas apeteceu-me rever os filmes do Pasolini. Ele há coisas do diabo...

    ResponderEliminar
  23. Gabriel,

    Claro , Mamma Roma, As Mil e Uma Noites, os Contos de Canterbury e Decameron, não são maus para começar. Depois vamos aos outros de mais difícil digestão, como Édipo-Rei, os 120 dias de Sodoma e Media. Para mim que estou mais afastado da realidade, talvez Ettore Scola in “Brutti, Sporchi e Cattivi”

    Ofensa é pensar e dizer que a Juventude quer cervejolas e bares de alterne, com a desculpa da incapacidade de comunicar. O Senhor Carrasqueira até pode ser um Santo. Não tenho nada com isso. Pode ser um excelente Presidente e muito amado pelos seus fregueses. A mensgem em causa não é nenhum lapso. È uma afirmação 'e uma pérola bem pensada, bem comunicada, bem entendida e capaz de colher votos. Quem não sabe comunicar não ganha eleições. Aceitar o contrário é nivelar por baixo em vez de se promover que se vá para além do básico. Não venham com a história de que é um homem sacrificado pelo trabalho e que pastou as cabras em vez de ir à escola. Todos, se tivermos alguma humildade e vontade de o fazer, somos capazes de melhorar as nossas limitações. Confundir a crítica irónica com o gozo ou ofensa a quem trabalha, é querer que, mesmo as pessoas mais humildes, não possam ir além do mais elementar e ter outras preocupações para além do trabalho. Não precisamos muito mais para a barbárie.

    ResponderEliminar
  24. Caros comentadores,
    Estamos, como diz o Professor, na presença de um hiperactivo, para o bem e para o mal. Faz muito e faz, também, muita asneira.
    Hoje, lá andava ele, montado na carrinha da Junta, a fazer a última ronda de campanha. A lei para ele (e não só)não conta. O que interssa é ganhar, é poder. Custe o que custar.
    E vamos ter que o continuar a gramar. Sem remédio...
    Boas,
    AM

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.