12 de outubro de 2009

O que não tem remédio

Remediado está.
Disse-me isto há uns anos um amigo que trabalhou uma temporada na Ilha da Madeira, e que então percebeu que há povos assim, dignos de estudo. Talvez seja essa a forma de entrarmos no mapa.
Perante os resultados eleitorais que resultaram naquilo que já se adivinhava (e antes de aqui vir esmiuçar esses dados, tarefa que não fica esquecida), há que dizê-lo: esta foi (mais) uma derrota humilhante para o PS (e para Adelino Mendes) e a maior vitória para o PSD e Narciso Mota.
Como o futuro começa hoje, volto a reafirmar o que aqui escrevi há dias. Já só faltam quatro anos.

5 comentários:

  1. Paulinha. Com papas e bolos se enganam os tolos. O homem anda 4 anos em campanha e 4 anos a perseguir Gauleses. Já estamos á espera de mais 4 anos de atrazo e perseguição ao Louriçal, mas o povo mais uma vez mostrou a coragem de não se deixar levar por porcos no espeto. Mas como dizia o Abastado da terra não ha jantares á borla. E o Presidente da Camara tem de assumir a responsabilidade, pois tambem ganhou no Louriçal, somente o povo não lhe fez a vontade de colocar a sua marioneta a servir de capataz.

    ResponderEliminar
  2. A verdade é que Narciso Mota sabe como ganhar eleições. E isso é um mérito pelo qual lhe tiro o meu chapéu. Pelo contrário, o PS não sabe como o fazer. Escolher um candidato a poucos meses do acto eleitoral, é a melhor maneira de se construir um 7-2. Convenhamos, para o PS se afirmar, precisa de encurtar o enorme avanço que o PSD leva. E isso não se faz do pé para a mão...

    ResponderEliminar
  3. Temos de ser sérios!
    Houve candidatos a algumas juntas que envergonha quem os propõe lá por! Mais.... há listas que têm vários elementos que NUNCA deveriam constar.....Pode parecer violento o que acabo de dizer....mas é sem dúvida verdade. Quem quiser analisar isto de forma objectiva concordará comigo.
    A situação dos 3 boletins também não ajuda. Não vi neste período eleitoral a CNE preocupada em esclarecer devidamente em que consistiam os 3 boletins. Para alguns é tão óbvio que nem parece necessário....Mas assisti a situações de pessoas que queriam votar num candidato á junta e outro para a câmara.No entanto e com medo de errar, pois acima de tudo não queria falhar o voto que se dirigia ao canditado á junta de freguesia (já que o seu oponente era de arrepiar), decide colocar o mesmo voto nos 3 boletins. Desta forma o candidato a junta tinha o seu voto garantido. Sacrifica-se a Câmara e a assembleia. Mas esses ficam mais longe de casa dele.....é o presidente da junta que lhe interessa. Venceu quem trabalhou melhor neste período eleitoral. Levava vantagem de já lá estar, mas, mesmo assim, o PS esteve francamente mal.
    O BE nem falo! além de nada fazer, impede de fazer quem quer. Com esta filosofia e forma de estar, só lhes resta um destino: desaparecer com o tempo!. Daqui te envio um abraço....Tio Não merecias que a tentativa de protagonismo de alguns anulasse a tua vontade cívica em fazer parte de um órgão onde sei...que irias marcar a diferença de forma positiva!

    Filipe Leitão

    ResponderEliminar
  4. Sim, tenho orgulho em ser "Gaulês"... Ser louriçalense começa a ser uma "marca". Se "as maiorias nunca têm razão", creio que pode haver uma janela de esperança - o Povo não é estúpido quando sabe que António Jorge Calvete apoia consoante os seus remedeios. Já Ventura perdera, quando nos "outdoor" a sua foto parecia uma marioneta nas mãos do patrão.

    Sim. Mas para quem tem a espinha direita, este resultado não é meramente "remedeio". É alento - para o último mandato de Narciso. E, para quem é Gaulês e tem nariz que é seu e de mais ninguém, diz-se... "Venham de lá os romanos, que não há legiões que me cheguem".

    Quanto aos insignificantes, para quê falar deles? Aos vencidos, Honra. Aos Lutadores, Liberdade. A minha Vitória não foi estar nas listas da CDU, foi ser Livre - saber ser Livre -. Quem me quer tem-me por bem e o meu amor à Liberdade vence tudo.

    Continuarei Livre. Apesar de ter aprendido o conceito "Liberdade" em Pombal, é na Aldeia que o exerço... gritando-a, como hoje e a plenos pulmões, "camaradas" de toda a Gália, 25 de Abril Sempre a um dia de outono da minha vida.

    ResponderEliminar
  5. Filipe,

    Vocês que são mais novos e qualificados, promovam a unidade e listas de candidatos que olhem os eleitores de olhos nos olhos. Para o melhor e para o pior - como em qualquer matrimónio - é este o segredo das vitórias. Mas cuidado, o populismo é como a "música pimba" tem muito sucesso, nivela por baixo, não acrescenta nada de novo e não deixa uma linha para a memória do bem-estar colectivo. Por isso, apostem numa boa análise da situação e em bons programas. O tio Adelino podia começar por tentar chegar mais a horas. Mesmo nas paixões avassaladoras o cansaço de esperar mata o desejo e faz perder a…, digo: a paixão.

    Paula Sofia,

    Como nas nossas casas, ainda que possam ser os Galos a cantar, tem de haver sempre quem dirija orquestra e assinale as entradas dos ditos. Sendo tu mulher e a especialista da comunicação e da imagem assume a Direcção da Campanha, começando já a tratar do assunto.

    Abraços

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.