2 de outubro de 2009

A obra do senhor engenheiro

O engenheiro Narciso Mota, no seu site de campanha, usa as imagens e o grafismo do Boletim Municipal para ilustrar a obra feita durante o seu mandato. Apesar da referência “Fotografias e dados cedidos pela Câmara Municipal de Pombal” considero que o seu uso é completamente abusivo.

O Boletim Municipal de Pombal é um documento caríssimo, pago com o dinheiro de todos os munícipes. Quem, como eu, sempre questionou a sua utilidade, tem agora a resposta evidente: o boletim serve apenas para promover a imagem do senhor presidente da câmara!

Por isso, senhor engenheiro, em nome da decência e de todos os pombalenses que não lhe deram autorização para tal abuso, peço-lhe que retire essas imagens do seu site.

21 comentários:

  1. Camarada Adérito Araújo, boa tarde.
    Como é do teu conhecimento o Estado, incluindo as autarquias, têm obrigação legal de ceder aos partidos políticos o material que estes entendam por bem solicitar-lhe para o bom andamento das suas campanhas eleitorais.
    Foi o que aconteceu.
    Em tempos oportunos (estão registados os meus e-mails) eu, enquanto director de campanha Autárquicas 2009, solicitei à Câmara Municipal de Pombal a cedência de vário material (mapas, estatísticas, fotografias, Expocentro, andaimes etc.) para uso na nossa campanha eleitoral.
    É obrigação da edilidade ceder esse material.
    É obrigação dos partidos políticos saberem que existe este mecanismo na lei.
    Só não solicita quem não necessita.
    Agora vires tu pedir que se retire seja o que for de um qualquer lugar é pretender ganhar na secretaria.
    Olho vivo e pé ligeiro é o mínimo que se pode exigir de quem está à frente dos partidos.
    Sempre ao dispor e com saudações social-democratas, sou
    Rodrigues Marques

    ResponderEliminar
  2. Caro engenheiro,

    Não discuto a legalidade do acto. O que acho imoral é o PSD-câmara oferecer ao PSD-partido material de auto-promoção que foi pago com o dinheiro de todos.

    Um abraço,
    Adérito

    ResponderEliminar
  3. O próprio boletim já cumpre funções de auto-promoção durante o ano, não estranha que o faça também no momento em que esta é mais necessária, Adérito! Os eleitores (perdão: "munícipes") podem já ter-se esquecido de todas as centenas de vezes que viram o eng. Narciso Mota publicitado no Boletim! :)

    ResponderEliminar
  4. Amigo e companheiro Nuno Gabriel, boa noite.
    Levantaste uma discussão assaz interessante.
    Eleitores, munícipes, fregueses, cidadãos, filhos da p.
    Já reparaste que vá o Engº Narciso Mota para onde vá está, sempre, numa freguesia e concomitantemente com os seus fregueses.
    Esses fregueses são simultaneamente cidadãos, eleitores e munícipes.
    Se forem atendidos no Município serão munícipes?
    Se forem atendidos na Freguesia serão fregueses?
    Se forem atendidos no Governo da Nação serão cidadãos?
    Se forem atendidos pela Comissão Recenseadora serão eleitores?
    Se forem atendidos ….
    E por que é que o Estado confere, por exemplo, o grau académico de Professor Dr. (neste caso sem cátedra, porque se a tiver é Doutor por extenso) e não reconhece ao cidadão esse grau académico num documento que nos obriga a ter e a ter que pagar (que se chamava Bilhete de Identidade e que agora é o CU) para o termos só e exclusivamente para o mostrar aos agentes do próprio Estado. Pouco mais resta.
    Tu que és entendido na matéria tens que fazer o favor de me explicar, bem explicadinho, por que se não continuo a ler Kafka.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Ó engº,já agora aproveitamos a embalagem das explicações, e diga lá como é que se chamam os que são atendidos junto ao porco-no-espeto, esse balcão de atendimento autárquico que por aí anda. boa?

    ResponderEliminar
  6. Eu chamo-lhes nhurros, mas já vi que as pessoas ficam ofendidas quando digo essas coisas...

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. "porco-no-espeto", vai exactamente de encontro ao que me dá completamente "a volta ao estômago", não porque coma algo que me faça mal mas sim porque sei que muitos eleitores fazem a sua opção de voto de acordo com o que comem e bebem "à borla" nas acções de campanha.

    (Eng. Rodrigues Marques, sei que muitas pessoas gostam de brincar com a sigla CU, mas o cartão que substitui o BI denomina-se cartão de cidadão. Se não é um erro mas sim uma forma de nos dar infomações mais confidenciais, peço perdão por esta intervenção)

    ResponderEliminar
  9. Kafka é sempre uma boa leitura!
    É tudo uma questão de sensibilidade, caro Rodrigues Marques. Quem faz obra e dela se orgulha, gosta de a ver publicitada. É normal. Eu tb assim sou, se faço uma jogada mais elaborada no xadrez, em que "faço gato-sapato da abertura napolitana", mostro-a a 4 ou 5 amigos. Mas tudo tem peso e medida. Se fizer um grande alarido, deixa de ser o tal "orgulho legitimo", e passa a ser gabarolice. Se o fizer na altura da eleição do melhor xadresista lá do clube, é gabarolice a falta de seriedade. Se usar a revista do clube para elogiar publicamente o brilho da minha jogada, é ainda mais do que isso (falta-me adjectivo adequado). É só saber medir as coisas.
    Já de Kafka, é ler sem medida, que nunca é demais! ;)

    ResponderEliminar
  10. Caro Rodrigues Marque,

    O Estado não confere graus académicos. O grau que as nossas universidades conferem a quem obtém o doutoramento é o grau de "Doutor". Se, por acaso, um doutorado der aulas numa universidede, é normal a designação de "Professor Doutor" (na tradição coimbrã este tratamento não existe).

    Num país que valoriza mais os títulos que as competências, também há quem ostente o "Doutor Engenheiro" ou o "Doutor Arquitecto". Também seria legítimo, já agora, que um militar doutorado pudesse usar, por exemplo, "Doutor Capitão", ou caso também leccionasse, fosse arquitecto e presidente de um clube de futebol "Professor Doutor Engenheiro Capitão Presidente". Nesse caso, não haveria espaço num cartão tão pequeno para tantos títulos...

    Deixemos a esquizofrenia de fora dos nossos documentos oficiais. Caso contrário, teremos todos a sensação de viver num universo kafkiano.

    Um abraço,
    Adérito

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Sr. Eng. Rodrigues Marques, esta campanha esta a po-lo lélé da cuca. Amanhã espero que não volte a assistir a mais um espectaculo deploravel seu. Quem vai debater são os candidatos á Camara e o Sr. que ja foi um Sr Deputado da nação, hoje é candidato á junta de Freguesia da sua terra, pelo que é por ese cargo que deve responder e não andar a fazer figura de advogado do diabo que não abona muito em seu favor.

    ResponderEliminar
  13. Camarada Adérito Araújo, boa noite.
    Foi com a honestidade política e pessoal que me conheces que tentei desconstruir o teu post, sem fugir à verdade que, às vezes, é dura.
    A nível de alta competição universitária (se me permitires esta blasfémia) os títulos deverão ser iguais às competências.
    E como tu sabes, não sou Professor e muito menos Doutor, como tu mui legitimamente és, mas

    Não sou esperto, nem burro
    Nem bem, nem mal educado,
    Sou apenas o produto
    Do meio onde fui criado.

    De cabeça, António Aleixo.
    Desculpa. Releva-me a ignorância.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  14. Companheiro Roque, boa noite.
    Ai, credo Nossa Senhora da Boa Morte, já que não posso falar da tal pilinha do tal Menino, quero saber, aqui e agora, quando e onde é que me portei mal.
    E logo eu que me porto sempre dentro dos parâmetros ocidentalmente definidos como o que de bom tem a sociedade da velha albion.
    Se disseres que aquilo estava muito morno cá para o meu gosto ainda compreendo, mas dizeres que me portei mal, é maldade tua.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  15. Caro amigo Eng. Marques. Hoje á noite vai ter a oportunidade de assiatir ao debate, mal ou bom, sossegadinho como a maior parte dos cidadãos ditos civilizados, e vai poder redimir o seu comportamento no debate anterior. Olhe que eu ainda ontem ouvi de algumas personalidades importantes do nosso Concelho, alguns reparos ao seu comportamento no Cine-Teatro no ultimo debate. Até acho natural rir com algumas intervenções de certos candidatos, mas mandar atoardas para o palco, de modo a perturbar os jornalistas e os candidatos isso é que já não é de bom tom. Espero que hoje exista mais fair-play da sua parte

    ResponderEliminar
  16. As eleições são já no Domingo, e ainda ninguém se chegou à frente para organizar uma Bolsa de Apostas. Isso sim, seria de bom tom!

    ResponderEliminar
  17. Eu vou criar uma "liga privada" que já exerceu funções nas legislativas. Nessa bolsa, há 15 dias, fiquei em 2º. Agora não vou dar hipóteses...

    ResponderEliminar
  18. Já agora, confirmem-me o seguinte: são 9 vereadores e 23 deputados da AM, certo?

    ResponderEliminar
  19. Quanto vale a casadela? Dez euros? Vinte euros? Meio quilinho de camarão frito da Laura? Eu mando já dois palpites, para a Câmara: 6-3 e 7-2. Assim tenho a certeza que ganho! Se só der para mandar um: escolho o 7-2.

    ResponderEliminar
  20. Vou juntar-te à "liga", Sopas. Só preciso que me confirmem quantos são eleitos para a AM. 22? 23?

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.