11 de outubro de 2009

Porca política

O RC noticia no seu site que “O candidato do PS, Adelino Mendes, revelou que o governo havia formalizado o despacho de um apoio ao município, no montante de um milhão e trinta e dois mil euros, destinado a fazer face às inundações em 2006.
O anúncio foi feito no decorrer do debate promovido pela Cardal FM com os candidatos à autarquia de Pombal, que teve lugar no teatro-cine, na passada quarta-feira à noite.
Surpreendido com a intervenção de Adelino Mendes, o recandidato do PSD, Narciso Mota, levantou-se da mesa e cumprimentou o adversário socialista, como forma de agradecimento”.
Depois a câmara reune para debater o caso. E depois ameaça apresentar queixa à CNE.
É isto a nossa política. Porca miséria.

9 comentários:

  1. Meus caros,

    Neste caso da revelação da atribuição do Governo da compensação pelas cheias no debate eleitoral, o Adelino Malho é capaz de estar a ver o mundo ao contrário. A porca da política começa no lado do candidato Dr. Adelino Mendes, que usou o argumento pouco leal de dizer: votem em mim que sou do partido do governo (Socialista) que, neste caso, dará mais benesses e apoios para o Concelho de Pombal do que o fará caso ganhe o partido do meu adversário. Pratica-se muito por este país fora, mas não vale. É “abuso de informação privilegiada” e puro “comissionismo político”, ainda que haja, quem lhe chame o “ Perfect Timing”.

    Se a minha informação estiver correcta – se não estiver peço desculpa - o candidato Dr. Adelino Mendes, num acto de luta estritamente partidária, revelou uma informação a que teve acesso e conheceu no seio do Governo do País. Ao que julgo saber, no âmbito da actividade profissional que ele exerce e é paga por todos nós.

    Ao revelar esta informação da acção do Governo que é - ainda que alguns preferissem que fosse só para os socialistas - de todos os Portugueses, enquanto candidato à Câmara de Pombal, e antes do Governo, como manda o figurino democrático, o ter comunicado institucionalmente ao Município Pombal - e nele, a todos os Pombalenses - violou elementares regras da ética política, falta de lealdade e falta de respeito pela igualdade de armas em relação ao adversário. Nas empresas privadas, isto chamar-se-ia, também, “abuso de informação privilegiada”, “comissões de negócio” e “prémios de resultado”, que se instalaram em certos sectores, com que estamos familiarizados, mas em que não embarco.

    Não está em causa a pessoa, que não conheço e, até espero que seja um óptimo candidato, pois todos ganhamos com candidatos com qualidade e não o contrário. O que está em causa é a atitude e os princípios. O respeito por estes dignifica mesmo quem perde e, o seu desrespeito, avilta mesmo quem ganha.

    Por essa razão deve ser dada nota. Não é necessário, no entanto, o partido adversário, que também terá - como todos temos - os seus pecadilhos, fazer drama de faca e alguidar e o querer sacrificar voltando a dar uso ao pelourinho aí do Município. Só não erra quem não faz e quem não tenta. O candidato é novo, tem margem de progressão, o reconhecimento da falha, será o bastante para se redimir, pelo menos, aos meus olhos. Do povo logo se verá.

    Nada de ansiedades. Depois desta reflexão já me sinto mais aliviado e preparado e vou satisfazer o apelo do amigo, companheiro e camarada Rodrigues Marques exercendo o meu direito de voto.

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Amigos e companheiros, boa noite.
    Que dizer?
    Estava escrito nas estrelas o que os deuses profetizavam e que a população do concelho de Pombal certificou.
    Pena, pena foi o Louriçal.
    Acontece!
    Com este fim de festa estou certo que os vencedores e os vencidos, estes depois das feridas curadas, continuarão a lutar por Pombal e pelo bem estar das suas populações.
    A vida é assim!
    Até amanhã, camaradas!

    ResponderEliminar
  3. De facto, a noite eleitoral autárquica pombalense conhece dois vencedores inequívocos: Narciso Mota e Miguel Sopas.

    "Limpámos", absolutamente, nos campeonatos em que nos propusemos guerrear. A Narciso, faltou o Louriçal. A mim, falhou-me apenas a designação da freguesia PS (disse Pombal em vez de Louriçal) e um (e apenas um!) mandato da Assembleia Municipal (disse 20-7 em vez de 19-8).

    A seu tempo, marcarei a sessão de cobrança desta aposta, na nossa amiga Laura. Espero encontrar por lá todos quantos queiram assumir a sua derrota, e contemplar-me com os meus muitos e merecidos meios quilinhos de camarão frito.

    Obrigado, Pombal!

    ResponderEliminar
  4. É o momento de felicitar, não só o Eng. Narciso Mota e o nosso camarada Sopas (sinceramente, se a designação da freguesia PS estivesse certa até enjoavas de tanto camarão), mas também todos os eleitos dos mais diversos órgãos.
    Felicito ainda todos os que aproveitaram ao máximo as acções de campanha, desde os comes e bebes, até às caixinhas de comprimidos que serão muito úteis nos próximos tempos (calmantes, anti-depressivos, "tamiflu", e talvez "grosan").
    Há ainda que enaltecer o grande esforço dos candidatos em lugares não elegíveis, sendo que este mês tiveram menos dias de trabalho em prol das campanhas (ou para fazer outra coisa qualquer, mas o certo é que deve ter sido muito frustrante ter esta benesse).
    Mas a minha grande felicitação vai para todos os eleitores que procuraram manter-se informados e optaram por fazer um voto responsável, dentro das opções disponíveis. Não é fácil ser eleitor, não basta fazer uma "cruzinha", é fundamental conhecer minimamente as consequências que essa "cruzinha" pode ter.

    ResponderEliminar
  5. Amiga Ja, logo se vês que não bebes e não tens ressacas GUROSAN, é esse o medicamento. Hoje na aldeia dos Gauleses vai ser o medicamento mais prescrito. Fica bem. Tambem vais pedir um tacho ao Narciso?

    ResponderEliminar
  6. Caro Roque, é verdade que nunca precisei desse medicamento (mas o amigo pelos vistos anda bem informado sobre o "Gurosan") e para além do mais não costumo conhecer os medicamentos pelo nome comercial. De qualquer modo obrigada pela correcção.
    Não gosto de pedir nada a ninguém, e se precisar de mais tachos do que aqueles que tenho em casa sei onde os adquirir (se não me faltar o dinheiro).
    Mas pegando no sentido que se pretende dar ao "tacho", quando refere "Também", significa que há alguém que peça "tacho" ao Narciso? Não acredito que isso seja possível, nem ele permitiria uma coisa dessas!!!
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. JA, ainda acredito na tua inocencia.

    ResponderEliminar
  8. A Política é Porca? Como a de Murça? Assim a Mãe de Rómulo e Remo? Em que tentas mamam os Albertos Joões Jardins & as Felgueiras & os Isaltinos & os Avelinos & os Valentins?
    Esta Nova Lei Nova desmama os políticos com nomes de flores.

    ResponderEliminar
  9. oh pa, " cum carvacio"..., deixem a Porca de Murça fora disto. O tinto está muito em conta e bem afinado.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.