4 de janeiro de 2010

Finalmente…

A CMP vai construir um sistema integrado de abastecimento de água. Finalmente, Narciso Mota reconhece que o sistema actual não assegura qualidade (mínima). Já era tempo. No entanto, mais vale tarde que nunca.
Isto de fazer um furo, instalar uma bomba, estender tubo e colocar água directamente na rede é uma solução arcaica e muito arriscada. E com a saúde das pessoas não se brinca.

25 comentários:

  1. Podia também aproveitar e colocar processos de descalcificação da água. Talvez assim, as máquinas de lavar roupa e loiça e os esquentadores e caldeiras dos pombalenses durassem um pouco mais, sem necessidade da cara manutenção que actualmente exigem.
    Saudações

    ResponderEliminar
  2. Ja agora...vamos furar...furar...furar... até achar petróleo.

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho(sonhando com) um BMW serie 3, vou comprar um serie 7

    Será que o serie 3 é mau, ou o serie 7, é muito melhor?????????

    Eu que andoo com um Megane diria que o BMW serie 3 é muita bom,mas existem pessoas que pensam que é uma porcaria, Paciencia, nada a fazer.

    ResponderEliminar
  4. Já é uma alegria andar de 4L. Nisto de automoveis não ha povo mais vaidoso que os TUGAS.
    Antigamente quando os meus amigos emigrantes vinham de férias a primeira coisa que ostentavam era a potente Bomba, mas culturalmente e em desenvolvimento intelectual ainda vinham pior do que quando partiram...

    ResponderEliminar
  5. Olha Roque: a muitos só faltava mostrar a chave do Toyota Celica, com molas na baínha das calças e a comer "tramoços" que nem uns desalmados.

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Certo dia, ano de 1980, fui a França com um amigo passar 8 dias de férias e vi a realidade dos nossos imigrantes, uns a viver bem, com condições e outros a viver mal.
    Os Portugueses trabalhavam desde a 6 da manhã até às 18 horas da noite e mais, depois desta hora não se via ninguém na rua, qual café? caminha, no quente é que era bom.

    Vamos lá ter respeito por quem não teve tempo para estudar e ensinou o mando a comer bacalhau e grelos de nabo e, se for preciso também vos vou ensinar a comer tremoços e sem óculos escuros para os ver melhor!

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Já agora meninos queques quem vos pagou os estudos? Foi o papá? Abençoado papá que se sacrificou para vos melhorar esse desalmado intelecto!

    ResponderEliminar
  8. Sr. Grilo Falante ( estou a ver que não passa disso mesmo) quando falei na relação dos TUGAS com o automóvel não foi para criticar os emigrantes Portugueses, foi só a titulo de exemplo. O que pretendia dizer é que nós Portugueses, desde o Sr. Dr.;Eng;Empresario até ao jovem estudante, damos valor as pessoas pelo que elas possuem em termos materiais(automoveis, casas, roupinha de marca) do que o valor intelectual e humano dessa mesma pessoa.

    ResponderEliminar
  9. olá!
    Sr. Roque sua cabeça não sabe pensar direito!

    Em primeiro lugar aconselho-o a falar por si e não pelos outros, sempre valorizei a vida, o intelecto em equilíbrio com os bens materiais, bem ao contrário do que afirma, eu sou português nascido em Pombal. Quem é o Sr. para me ensinar a melhorar o intelecto?

    Dizer que os imigrantes só valorizam a potente bomba do que se trata senão de uma crítica?

    Aliás, não é a primeira vez que o SR. faz afirmações pouco consentâneas com o que diz depois, ou seja escreve sem pensar.

    ResponderEliminar
  10. Já que incomodou muita gente, alterei a minha foto - SEM ÓCULOS

    ResponderEliminar
  11. É público que a origem do abastecimento de àgua ao concelho de Pombal, vai ser na MATA DO URSO, Freguesia do CARRIÇO. Curiosamente (ou não), esta Freguesia tem ZERO DE SANEAMENTO BÁSICO.
    E a pergunta é esta. Será uma situação normal, obter água potável, numa Freguesia sem qualquer concretização em Saneamento Básico?
    Responda quem quiser!...

    ResponderEliminar
  12. Sr Grilo Falante, pelo que me apercebo o Sr. só entende o que quer e á sua maneira. Pregar no Deserto é pregar em vão. Lavar a cabeça a burros é gastar tempo e sabão

    ResponderEliminar
  13. Olha, Roque, em primeiro (já que passaste por mim e não paraste)… Parabéns.

    Em segundo, deixa lá os grilos e ajuda-me agora…

    ENTÃO, E A PORCARIA DA ETAR DO LOURIÇAL… QUE NUNCA MAIS DESEMERDA?!

    ResponderEliminar
  14. Sabes Amigo, enquanto la estiver o Sr. Iluminado Eng, nós os Gauleses estamos feitos ao bife... Mesmo assim o povo do Louriçal se houvesse eleições no proximo fim de semana continuava a votar nele e a não votar no Zé da Mocidade Portuguesa, e eles estudaram pelos mesmos livros. Cada vez menos percebo este povo...

    ResponderEliminar
  15. Vamos lá ver se eu percebo. Vão captar água potável em lençol ou lençóis freáticos em terreno arenoso e em contacto com o mar? Bem, menos cálcio há-de ter, mas esperem lá, então a extracção de água não vai alterar a pressão que a mesma exerce sobre a água salgada impedindo-a de entrar no subsolo do pinhal? Ó senhores engenheiros do ambiente e outras coisas, como física dos solos, expliquem-me que não estou a entender. Estou tolo de saber que aquela zona do concelho ainda não tem tratamento de esgotos!
    Palavra que com o desperdício de dinheiros públicos que por aí vejo convenci-me que já toda a gente do município tinha água ao domicílio e esgotos tratados.
    Saudações deste vosso ignorante amigo.

    ResponderEliminar
  16. Pois, caro Professor.
    Não se enganou em nada, no que diz respeito aos conhecimentos de hidrostática e Mecânica de Solos e Rochas. Quanto ao cálcio ... já não lhe posso afiançar, qua a àgua tenha menos! É que na água salgada, e no sal, existem alguns iões de Ca (cálcio).
    Agora, quanto á inexistência de saneamento no concelho?!?! Não é só aquela zona! Aliás, há muito poucas localidades com esse "luxo".

    ResponderEliminar
  17. Caro Professor
    A Freguesia de Almagreira que creio a maior em tamanho,mas das mais pobres do concelho nao tem uma unica aldeia com esgotos nem a sede de freguesia Almagreira..... e esta hein.....como diria o outro.
    have a nice day
    ea

    ResponderEliminar
  18. Quanto a saneamento:esqueci-me de mencionar que o saneamento em Netos "City" so depois de um subsidio com a memoravel placa de inauguracao da Associacao da preservacao da baleia e caca a lontra! no rio arunca.Isso sera possivel!.
    como ve nao estara muito longe a instalacao do saneamento no lugar dos Netos.
    Have a nice day
    EA

    ResponderEliminar
  19. Pois eh.....Caro Roque e Domingues
    Os tempos eram outros,eu imigrei com 16 anos depois de fazer a instrucao primaria em Almagreira,tive de ir a POMBAL (foi a minha primeira viajem a Pombal)Fazer o exame da quarta classe no salao dos bombeiros que era nas trazeiras do convento do Cardal, a admissao so em Leiria.Sabe quem podia estudar em Almagreira?
    Familia Brito, Aires Pinto(antigo Regedor ainda vivo)sobrinhos do Padre Marques e Severino Vaz dos Vascos que me recorde ninguem mais poderia tocar no bolo nem havia pilim para a sardinha.Nao e por acaso que nos Netos hoje ainda vivem 23 pessoas analfabetas e entre os restantes habitantes alguns nem a quarta classe teem por varias razoes que nao tem interesse detalhar.
    Quando os Portugueses comecaram a ir de assalto para Franca Luxembourg e Belgica que eram os paises que acolhiam ilegais nem o governo Salazar permitia que dessem um passaporte a quem pretendia sair do Pais. Foram esses das "BOMBAS" e Toyotas Celicas,que comecaram abrir boas contas bancarias a construir as suas casas e a comprar para levar para esses paises o tal bacalhau, vinho do porto,azeite etc que comecaram a contribuir para a economia de Portugal que ajudaram a gerar bons empregos aos v/ pais, para hoje vcs poderem criticar quem tanto sofreu e que indiretamente vos ajudaram a poderem-se cultivar e educar como eu tanto gostaria de ter tambem um curso superior tirado no meu tempo.
    Com o meu espirito de sacrificio consegui que ambos meus filhos tenham cursos superiores e a minha filha alem do bacharelato tem tambem um PHD em economia. Trabalha numa firma multinacional americana que por acaso tem tambem uma fabrica em Alcobaca.Pois os tempos sao outros nem so dos ricos reza a historia.
    Have a nice day
    EA

    PS.O Roque:aguenta ai o Socrates que eu aqui tenho de me aguentar com o Grande (BURACO) Obama
    dos 2 que escolha o diabo..hiiiiiii

    ResponderEliminar
  20. Olá!
    Sr. E. Andrade quem mais do que o Sr., que emigrou bem cedo para lhes transmitir as dificuldades passadas pela sua e pela minha geração? Estava a ver que não dizia nada!

    Nem a propósito, o Sr., há bem pouco tempo, disse que ofereceu aos amigos Pera Manca em sua casa; um dos tais meninos, que compra tudo feito, foi apanhado a roubar pêra manca num armazém de Pombal, Já viu a Bomba e o Intelecto? (nota: não foram estes dois do blog, que eu saiba, neste aspecto, tenho-os muito em conta).

    ResponderEliminar
  21. Caro Grilofalante1:

    Desejava primeiro fazer um esclarecimento.
    Eu Ernesto Andrade nunca disse ou escrevi (em lado nenhum)que ofereci aos meus amigos Pera Manca em minha casa!!!....

    Na verdade tivemos umas horas muito agradaveis
    na cabidela em minha casa com ilustres convidados e amigos acompanhado de bom vinho que e o que bebemos la por casa e tambem de bolinhos que foram uma delicia que chegaram do algarve pela mao do Dr.Jorge Ferreira que espero que possa trazer mais da proxima vez.E aproveito para agradecer a companhia da esposa do Eng. Rodrigues Marques, hoje uma pessoa que sinto uma grande amizade e consideracao (bem haja o dia em que eu lhe chamei "JOKER" do Narciso) de certeza que nao teria tido a oportunidade de conhecer uma tao boa personalidade.Hoje sinto que foi uma das coisas boas que me aconteceram em 2009.

    Quanto ao meu comentario dirigido aqueles dois camaradas do blog foi apenas uma tentativa de esclarecimento devido a grande diferenca entres parques automoveis na altura e ainda hoje entre a Franca e Portugal e tambem os niveis salariais dai um carro medio em Franca ser uma bomba em Portugal e tambem os niveis sociais nao se distiguirem tanto como em Portugal.
    dou-lhe um ex. Aqui na America (depende do estado)por Ex.NY ganha mais por hora um Trabalhador (de moto pico) na auto-estrada que um Eng.Porque ganha o preco de hora 28.00 mais 13.00 de andar com o moto pico e um eng. recebe apenas cerca de 31.50 por hora.dai a possibilidade de compra na mentalidade dos Portugueses como pode um servente ganhar para uma BOMBA destas,sim vai muito das nossas mentalidades nao desenvolvidas.outro ex. um empregado bancario ganha pouco mais de salario minimo 8.50 talves atinja 10.00 por hora enquanto a minha empregada de limpesa me pede e pago 20.00 por hora sao diferencas grandes portanto aqui ha empregadas de limpeza que ganham mais de 800.00 por semana enquanto uma empregada bancaria tira 500.00 daria mil ex.
    por isso e muito facil aqui andar de jaguar de mercedes topo de gama cadillac Pic-up cabine dupla etc e a diferenca entre ricos e pobres.
    Os ricos aqui teem casa em Vail no colorado, casa na florida ou uma ilha no canada uma quinta para safari na quenia ou outro pais de africa com jatos privados, motoristas, butler,secretaria em casa cosinheiro(a)s privados guarda costa etc. depois acontece aqueles que pensam curto ficarem de boca aberta
    com o sucesso dos outros.
    Apenas isto mais nada e..........la temos de gramar com o nosso Presidente que quer comprar a casa do Mota Pinto.... mas posto Medico de Almagreira ... nada, niente, rien, nicht ,nothing. servico de esgotos para Almagreira e Netos nada melhor estar calado e ainda ele quer ser ministro de obras publicas .....dixit.credo figas canhoto vou fazer vou fazer macumba para que isso nao aconteca.
    Abraco
    EA

    ResponderEliminar
  22. Como eu e muitos outros pombalenses, se não fosse a emigração, não teríamos estudado e viveríamos de um modo pouco diferente da idade média. Os nossos avós e pais compensaram a sua falta de escolaridade e educação de salão com muita resiliência às condições adversas, muita força de vontade, muita capacidade de trabalho e inteligência natural. A essas qualidades, acresceram sempre, um grande amor à terra madrasta, em nome do regresso a elas e aos seus, muito sacrificaram, e sacrificam, para nos mandarem as suas poupanças, fazerem as suas casas e os seus investimentos.

    Já aqui o disse,foram os nossos emigrantes os maiores responsáveis por Pombal sair da letargia em que se encontrava nos anos 50 e 60 de século passado. Quando olhamos de esguelha para os seus carros e para as suas casas (maison), era para nós e para os poderes instituídos, que deveríamos olhar e criticar. Quem sempre teve muito pouco ou nada, poder ostentar alguma coisa é o que há de mais natural neste mundo, pois era isso que lhe alimentava essa resiliência auto-estima, mesmo quando o “bidonville” era o seu ambiente e o seu bairro. Foi um regime ignóbil que não dava pão, nem educação, e não permitia, tão pouco, a liberdade de se sair à procura de melhor vida o único responsável, por que, em vez de operários pouco qualificados, tivéssemos uma diáspora de letrados e técnicos qualificados, como sucede agora, com uma nova geração de emigrantes e com os filhos e netos dos das primeiras gerações.

    Quando foram feitas, a esmo, as “casas tipo maison” que ferem a nossa paisagem, os maiores responsáveis continuam a ser os projectistas, engenheiros e arquitectos academicamente mal formados que, conjuntamente com os poderes públicos (autarquias) só se preocuparam em obter receitas, sem se preocuparem em esclarecer e defender a preservação de alguns valores tradicionais e, sobretudo, e uma arquitectura e urbanismo qualificados, bem integrados na paisagem e ambientalmente sustentáveis. Os mesmos que hoje aprovam as vivendas cheias de cornijas, beirados, arcos, colunas, uniformemente amarelas, de portadas e gradeamentos verdes de flechas douradas. Essas sim, pretensiosamente tradicionais e de gente cosmopolita e letrada, mas sem a grandeza do sonho realizado pelo emigrante analfabeto e maltrapilho que, dessa forma inscreveu na paisagem para memória e exemplo dos vindouros, a marca de como a vontade de mudar e de viver uma vida melhor "faz de fraca forte gente" .

    Aqui no Farpas temos no Senhor Ernesto Andrade um bom exemplo disso. Para quem estiver atento, penso eu, o que poderia ter sido um homem como ele se, no tempo próprio, pudesse ter estudado? E como ele tantos...,tantos mais! Vejam como ele, em tão pouco tempo melhorou as capacidades expressivas do seu português e de participação nas discussões, e como isso é de louvar e promover. Imaginem se em cada país do mundo onde há portugueses - são quase todos - houvesse um deles que interviesse e trouxesse ao Farpas os seus pontos de vista e vivências, era uma rede de conhecimento que se estabelecia, nos melhoraria a todos, levaria Pombal a todos os cantos do mundo, mostrando e promovendo aquilo que somos capazes de fazer e o que de melhor temos para mostrar, potenciando a indústria, o comércio, o turismo e, mais importante do que tudo isso, o nosso conhecimento dos outros e do mundo.

    ResponderEliminar
  23. Penso que aqui ninguém pretendeu ferir ou "desonrar" os nossos emigrantes!

    Eu sou filha de emigrantes. Nasci e vivi até aos 8 anos na Alemanha. Os meus avós, e mais tarde os meus pais, foram emigrantes durante mais de 20 anos.

    Costumo dizê-lo muitas vezes: o Amor que eles (emigrantes) sentem pelo seu país (e tantas vezes demonstrado), através das Associações Portuguesas que por lá proliferam, dos Ranchos Foclóricos que criam, pela presença maciça quando alguma equipa portuguesa lá se deslocam, deixam qualquer um de nós envergonhado!

    Foram de facto as suas remessas, que sustentaram Portugal e que permitiu o equilibrio da nossa balança comercial. Quão dificil terá sido deixar a sua família, o seu país, a sua lingua, em busca de melhores condições de vida para si e para os seus. Fugindo na sua maioria á fome e á guerra (colonial). Foi essa coragem e essa audácia, que talvez permitiu que hoje, eu seja quem sou...com muito orgulho daquilo que os meus pais foram e são.

    É por um dos comentadores ter sido alguém que me é tão próximo, que não acredito que o tenha feito para gozar com os emigrantes!

    Vielen Dank und Aufwiedersehen!

    ResponderEliminar
  24. Bom dia!
    Marlene gostei do seu Alemão que provavelmente quer dizer adeus amigos.

    A sério nunca soube nada de Alemão mas retribuo as suas cortesias.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.