25 de janeiro de 2010

A glória de Vermoil, ou a importância de seguir a pista

Sara Dias, uma jovem atleta do AC Vermoil sagrou-se ontem, ao final da manhã, campeã nacional de 200 metros, numa das provas que encheram a Expocentro durante todo o fim-de-semana. Na véspera, a jovem Daniela, do mesmo ACV, quase se sagrava também campeã nacional em marcha, não fosse a minúcia de um dos juízes que lhe descobriu faltas, quando ela levava um avanço razoável.
Nos dois dias as bancadas estavam cheias. Veio gente de todo o país a Pombal. O mesmo não se pode dizer da população do concelho (excepção feita aos técnicos, dirigentes, familiares e amigos dos atletas dos clubes do concelho), mas a verdade é que a população só pode aderir àquilo de que tem conhecimento. Ora, se a agenda da Câmara não atribui relevância à Pista Coberta, se os painéis municipais idem aspas, se o que resta da imprensa tem outras preocupações, não se podem esperar milagres, não senhor. Talvez agora, que as receitas do bar da Expocentro hão-de traduzir a importância dos eventos na Pista Coberta (uma garrafa de água por um euro e meio já dá para perceber a bitola), seja tempo do senhor presidente entender o que queremos dizer com a necessidade de uma pista de atletismo.
Contamos - claro - com a preciosa ajuda do engº Rodrigues Marques, que aqui veio dar a notícia da campeã nacional em primeira mão.
Até lá, podemos sempre acompanhar os resistentes do ACV no site.

28 comentários:

  1. Vejo-me obrigado a concordar com a falta de divulgação, que aliás eu próprio referi noutras alturas, como na realização da FisioSaúde, que mobilizou o país mas não Pombal.
    Quanto à necessidade de pista, penso que a Expocentro cumpre bem o seu papel e sem despesismos em tempos de contenção.

    ResponderEliminar
  2. Cumpre bem o seu papel, Nuno? E no resto do ano, aconselhamos as centenas de crianças, jovens e adultos (que se dedicam à modalidade) a praticarem aeromodelismo? Ou a engordarem os clubes de futebol onde às vezes a palavra "formação" anda um bocadinho distorcida? Hum?

    ResponderEliminar
  3. Olá Paula,
    Em nome do Atlético Clube de Vermoil, venho-te agradecer por, finalmente estarmos a começar a ser reconhecidos pelo trabalho desenvolvido.
    a Sara não foi Campeã regional, do concelho ou mesmo distrital....FOI CAMPEÃ NACIONAL!
    Mas há mais. Fani Ferreira que mora na zona do Olival foi VICE-CAMPEÃ NACIONAL nos 60 metros Barreiras a 0,01 segundo do título...sim um centésimo de segundo.
    Relativamente á Daniela Cardoso....TODOS do ACV ainda estamos atónitos. A supermacia evidenciada na prova era tal que, desclassificar uma atleta que ia em 1º lugar, com pelo menos 15 metros de avanço, corta a meta e é informada que foi declassificada na última volta por ter cometido a última falta....foi no mínimo ...muito muito cruel. Posso-vos dizer que na pista estava lá todo o maioral da Federação Portuguesa de Atletismo. Estava lá a fina nata do atletismo português naquele escalão. e ficou tudo boquiaberto. Mas o Desporto também é isto.
    Estamos orgulhosos das nossas meninas.
    Lanço-vos um desafio: visitem o nosso site www.acvermoil.com. Venham conhecer todo o nosso trabalho, venham conhecer as nossas conquistas. Vão ficar surpreendidos. isso eu garanto-vos.

    Filipe Leitão
    Responsavel pela secção de formação

    ResponderEliminar
  4. Companheiros, bom dia.
    Já dei os parabéns, pessoalmente, aos dirigentes do Atlético Clube de Vermoil e à jovem atleta Sara Dias.
    Agora fora do contexto e reiterando, com o meu pedido de desculpa, mas trata-se de um forte argumento.
    E não sou capaz de fugir a fazer uma pequena maldade.
    Recebi um sms do Dr. João Alvim (na resposta, também por sms, já lhe pedi desculpa por lhe fazer esta maldade, que ele não sabe que é esta) que reza assim:
    “Finalmente a Mafalda Ferreira de Carvalho de Melo Alvim chegou.
    Está tudo bem.
    Querida e mau-feitio, como a mãe.
    Chora só de pensar em conhecer-vos…
    Até breve!”
    Em meu nome pessoal e, estou certo, em nome de todos aqueles que por aqui andam desejo aos Pais e à nova cidadã TUDO de BOM!
    Desculpem o abuso.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelo bom trabalho desenvolvido. Para mim é um grande afago para o Ego saber que "os do Pombal" - especialmente os de Vermoíl- são fenómenos capazes e tão bons como os melhores. Se isso sucede comigo que estou a 3h30 de viagem - às vezes pouco mais de duas - Devem imaginar quanta satisfação sentem aqueles que tiveram de ir para o estrangeiro ganhar a vida.

    Abraços para todos e, mais uma vez, parabéns.

    ResponderEliminar
  6. Cara Paula Sofia,
    Quanto à confusão comum entre "futebol" e "desporto", é mal geral mas, ainda assim, um mal e como tal concordo com a sua discórdia, passo a expressão. Embora talvez Pombal até seja dos concelhos menos maus a esse nível, não posso deixar de concordar que há muito a fazer.
    Atletismo não é comigo e ainda bem que por aqui apareceu um representante do Atlético Clube de Vermoil, para me elucidar acerca da procura desta modalidade por parte dos nossos jovens. Pessoalmente não é dos desportos que mais me atraia, mas conheço alguns praticantes no concelho e não só. Já agora, gostaria também de ser esclarecido até que ponto a prometida pista de tartan será ou não suficiente para suprir algumas necessidades, nomeadamente se continuaria a ser urgente uma pista coberta.
    Ainda assim, acredito que a Expocentro pudesse ser mais rentabilizada para este fim (e para outros, mas isso é outra conversa e creio que sopram ventos de mudança).

    ResponderEliminar
  7. Nuno Carrasqueira,
    O nosso Clube possui 140 praticantes!!!
    115 dos escalões de formação ( Benjamins a Juvenis). Só na semana passada fomos contactados por 14 jovens que prentendem tembem elas iniciar a prática desta modalidade.
    Não valorizar toda esta dinâmica, toda esta onda, todo este entusiasmo é diria eu que...criminoso!
    Estou relativamente á vontade para falar pois estive 10 anos no futebol e estou à 10 no atletismo...e ....meu Deus que diferença! nos treinos, na aprendizagem, no promenor, na paciença, no investimento a médio longo prazo. Enfim.....Muito diferente.
    quanto À pista coberta só vos digo: Há tão poucas instalações destas no país, que no inverno pombal torna-se LITERALMENTE a capital do atletismo Português. Se é ou não devidamente divulgado.....não comento.
    Com a pista no estádio instalada ( como ela nos faz falta.....) e com a pista na expo-centro instalada no inverno, Pombal passará a ter condições que salvo erro, em Portugal nenhum concelho possui. Ambas são Vitais para um crescimento impar neste concelho do atletismo.
    Já agora lanço um repto: o Atlético Clube de Vermoil, pela 1ª vez irá participar no apuramento para o nacional de clubes. este evento ir-se-á realizar Domingo em Pombal dia 31 á tarde, na expocentro. Venham apoiar-nos. Se tudo correr bem conseguiremos aí nos classificar para entrarmos directamente na 2ª divisão nacional de Clubes...o que seria um feito. pois em Pombal nunca tal aconteceu!

    Espero ter ajudado a melhor entenderem tudo o que se está a passar "debaixo do nosso nariz"
    Cumprimentos

    Filipe Leitão
    Responsável pelo departamento de Formação
    do Atlético Clube de Vermoil
    www.acvermoil.com

    ResponderEliminar
  8. Ó Paula Sofia, eu não sou muito versado em atletismo. Pronto, também já não tenho idade, né?
    Mas por 1,50€, de que tamanho era a garrafa da água? Por esse preço podiam-se comprar quase 20 litros de água, em garrafões de 5l, no Continente. Afinal não são só os políticos a amanharem-se! Lucros desses nem por caridade!
    Saudações.

    ResponderEliminar
  9. O ACV é um dos clubes mais meritórios deste concelho, e dos que propaga o nome do concelho de Pombal com mais relevância e dignididade. Ao nível do Clube Desportivo do Instituto D. João V (Louriçal), na 1ª divisão nacional de Futsal. Ou do Andebol feminino nas Meirinhas (Colégio João de Barros), ou do Judo na ADAC, ou de várias modalidades desenvolvidas pelo NDAP (ainda um dia gostava de promover uma discussão séria sobre o NDAP, clube de incriveis méritos e utilidade social e desportiva, e que poderia ser muito mais apoiado). Os meus parabéns às atletas consagradas (com destaque para a Sara Dias), mas também (e principalmente) à estrutura (ACV) que permitiu estes resultados, e que com indisfarcável empenho vai semeando o gosto pela modalidade.

    ResponderEliminar
  10. Confesso que não contava com tanta afluência a este desporto, em termos de prática. Mas ainda bem que assim é, só mostra que ainda há quem valorize mais que o futebol.
    Supondo que a pista no estádio é construída, que acredito que assim será, a minha questão era se em termos de condições de treino será suficiente, em competição não se duvida da validade e utilidade da Expocentro.
    E se puder ir à próxima prova lá estarei. Já fui a outras, não fui a esta última. E não foi por desconhecimento, embora essa desculpa seja legítima.

    ResponderEliminar
  11. Professor, faltou-me referir, sim senhor, o tamanho da garrafa. É de litro e meio...

    ResponderEliminar
  12. Boa Noite
    Caro Eng. Rodrigues Marques!

    Domingo 24 pelas 17.30 (hora local)LIDO EM VOZ ALTA no carro pelo Dr. Armindo Carolino em South Central Park New York City. A Pombalense mais desejada... .... etc. Grande momento de alegria e felicidade pelos ocupantes do carro.
    Felicidades e todo de bom para a familia ALVIM.

    Como o mundo eh pequeno!
    Abraco
    Ernesto Andrade

    ResponderEliminar
  13. Amigo e companheiro Ernesto Andrade, boa noite.
    Faz-me o favor de dar um abraço ao Dr. Carolino e um beijo à D. Gina, da minha parte, com votos de boa estadia.
    Adversário político, mas amigo de peito.
    Abraço, também, para ti.

    ResponderEliminar
  14. Amigo Eng Rodrigues Marques.

    Eles seguiram ontem domingo para Lisboa e chegaram hoje de manha a Pombal.
    Foi uma visita muito rapida a Manhattan com entrada pelo Harlem e saida pelo sul da cidade visitando sem parar "ou quase" os sitios considerados um "MUST" de New York.
    em 4 horas nao dava para mais jantar incluido.
    Foi mesmo a "American way".

    Abraco

    EA

    PS.Peco desculpa ao blog pelo recado

    ResponderEliminar
  15. Boa Noite,
    Gostava de deixar uma pequena mensagem, tipo 3 em 1:
    - 1.º - dar os parabéns ao ACV pelo bom trabalho desenvolvido ao nível do atletismo (de formação). O caminho não tem sido fácil, mas os resultados estão à vista, não sendo nestes escalões até o mais importante, mas sim ajudar na formação de todos aqueles jovens.
    -2.º - gostava de dizer à "farpista" Paula Sofia que, a pista de aeromodelismo (Casalinho), terá num futuro próximo outras valências, ao que parece será ali o novo CMA (centro de meios aéreos), dizem as más-línguas. Fico triste porque sou de cá, e não queria ver ali aquele aparato, mas sim algo do qual todos pudéssemos usufruir.
    -3.º-dar os meus sinceros parabéns ao J.Alvim pelo nascimento da sua pequenina Mafalda.
    Cps

    ResponderEliminar
  16. Só a título informativo:
    está no nosso site , em video a prova que sagrou sara dias campeã nacional, assim como fani ferreira vice campeã.

    Filipe Leitão
    Responsável pelo departamento de Formação
    do Atlético Clube de Vermoil
    www.acvermoil.com

    ResponderEliminar
  17. Bom dia!
    Sempre tive um fraquinho por Vermoil, talvez por ter jogado andebol pelo clube lá da terra, agora passa a ser um fraquinho redobrado, foi uma alegria enorme quando soube desta vitória.

    P A R A B É N S S A R A D I A S

    Parabéns Atlético

    ResponderEliminar
  18. Estou mais tranquilo, Paula Sofia. Não é tão grande assim, o amanhanso! Preocupado com a possível especulação nem me lembrei do mais importante que era felicitar o clube e os atletas. Parabéns! Força!
    Saudações farpentas.

    ResponderEliminar
  19. Amiga e companheira Paula Sofia, boa noite.
    Fico triste!
    Fico triste porque confundiste a árvore com a floresta.
    Sabes, por acaso, que todos os atletas dispunham de água sem terem de a pagar?
    Sabes, por acaso, por quanto é que a pagas, num qualquer evento?
    Sabes, por acaso, que a página da internet da Câmara tinha o evento em grandes parangonas?
    Sabes, por acaso, que a Câmara fez um apelo à comunicação social para divulgar o evento?
    Sabes, por acaso, que tudo foi feito para divulgar o evento ao grande público?
    Sabes, por acaso, a capacidade de lugares sentados destinados ao público?
    Sabes, por acaso, que não houve o mais pequeno reparo às condições da pista e de todos os restantes elementos instalados, mesmo os de aquecimento, pelos exigentes juízes, nas tuas palavras?
    Sabes, por acaso, o trabalho que dá a montar a pista? E que foram necessários 16 camiões TIRs para a transportar de Lisboa para Pombal?
    Sabes, por acaso, o trabalho que dá desmontar e guardar a pista nos princípios de Março?
    Sabes, por acaso, que a pista tem que ser desmontada, pelos empregados da Câmara, num espaço record para que no dia 20 de Março receba um outro evento?
    Sabes, por acaso, que a caixa de areia tem 8 metros cúbicos de areia que têm que ser carregados à mão? E que cada metro cúbico pesa cerca de uma tonelada?
    Sabes, por acaso, que eu tenho por ti muita estima e consideração mas… quando não malhas e, particularmente, porque malhas sempre no mesmo.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  20. Quem não sabia ficou a saber, e o mais importante de tudo é que temos excelentes atletas que dignificam Pombal e Clubes como o ACV que cumprem muito bem aqueles que são os seus desígnios. Parabéns a todos pelo trabalho desenvolvido!
    E também para quem não sabe, no próximo sábado 30 de Janeiro será assinado um protocolo entre a Associação Distrital de Atletismo de Leiria e o Município de Pombal. Não sei nada sobre o contrato, mas gostava muito de saber. Por isso ilustres, se souberem, é favor partilhar.

    ResponderEliminar
  21. Engº, já eu fico muito contente por ver que contribuí para que v. exª se fosse informar, ou melhor dizendo, para que o incumbissem de informar a comunidade.
    Tudo o que sei e não sei em nada altera o sentido do post.
    E acredite que se algum dia conto aqui tudo o que sei, vai ser um caso sério ;)

    ResponderEliminar
  22. Oh!, Paula, se o Atletismo pega…

    … vamos ter mazé fundo e meio-fundo na bisca e na sueca e no chinquilho!

    Pensa comigo; há-de toda a gente querer ter pistas a coberto e a descoberto [corridas de cartas, de sacos, de canast(r)ões…] e depois não há fundos!

    Deixa de haver estafeta, charneira… meta! [não é meta, ‘tá?]

    ResponderEliminar
  23. Alguém me fez notar que o meu primeiro comentário sobre o preço da garrafa de água, quando digo «que afinal não são só os políticos a amanharem-se» parece que estou a atingir alguém da Câmara de Pombal. Ora a leitura não é essa. Eu quero ultrapassar a simples eventualidade local e refiro-me à crise de valores nacional e universal. Reconheço que há muitos e bons trabalhadores na Câmara: esforçados e honestos. Não imagino nenhum processo para calcular o preço de uma garrafa de litro e meio de água, mas que parece exagerado parece.
    Saudações e pedido de desculpas aos incautos leitores que se sentiram ofendidos.

    ResponderEliminar
  24. Não andam a ficar muito sensíveis? Então mas este blogue não interessa para nada e as pessoas da Câmara têm a coragem de visitá-lo e até se sentir ofendidas com os comentários? Imaginem se fosse credível!

    ResponderEliminar
  25. Aí PARE……Sra. Cardal:::::::::
    1º - Eu sou funcionário da Câmara;
    2º - Escrevo aqui;
    3º - Todos têm direito a ficarem ofendidos com os comentários;
    4º - Quem não se sente não é filho de boa gente.

    ResponderEliminar
  26. Tem toda a razão, Paulo Ferro. Já expliquei o queria dizer na minha e pedi desculpa a quem se sentiu ofendido com a interpretação que fez do que eu escrevi. Repito - conheço bastantes funcionários da autarquia e sei que a maioria são trabalhadores e honestos.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  27. Ferro, todos têm direito, sim.
    O que me custa é ver os mais papistas que o papa. Os que tomam as dores. Sempre achei que nunca devemos vestir demasiado uma camisola. Porque um dia ela pode ir à lavagem, encolhe, e depois fica-nos um bocado ridícula.

    ResponderEliminar
  28. Paula:
    De todo não posso concordar contigo. Acho que devemos vestir bem a camisola da instituição que trabalhamos e dar o máximo por ela, com seriedade, profissionalismo e honestidade. Só assim se pode contribuir para que haja uma evolução e uma realização profissional de todas as partes. Lamento é que nem todos pensem assim nas instituições estatais e camarárias. E a meu ver é por isso que os funcionários públicos têm a imagem que têm. 1 Papel é pouco, 2 é bom e 3 é demais. E nunca mais chega as 5 e meia. Mais uma vez refiro: se a vestirmos com seriedade, profissionalismo e honestidade, nunca vai encolher, logo nunca ficamos ridícula.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.