9 de janeiro de 2010

Para vosso conhecimento

Uma vez que se tornou público o facto de me ter desfiliado do PS (o pedido já tinha sido feito em Dezembro, mas apenas recebi a confirmação ontem), entendo deixar aqui algumas palavras. Quem me conhece bem seguramente que não é apanhado de surpresa por esta decisão. Já há muito que não me revia nem neste PS nem numa determinada forma de fazer política. Poderia, contudo, aguentar por "melhores tempos", assente até num resultado e posição honrosa, mas tal não me parece que esse seja um bom exemplo daquilo que defendo para a actuação e responsabilização política.

Assim, e salvaguardando sempre a relação e compromissos assumidos com os eleitores, e tanto que a desfiliação foi comunicada em tempo ao Presidente da Comissão Política Concelhia do PS, manter-me-ei naturalmente na Assembleia de Freguesia de Pombal, enquanto independente eleito pelo PS, desempenhando o mandato no mais estrito respeito pelos compromissos eleitorais assumidos e em natural articulação com as estruturas locais do partido. E sobretudo, respeitando o que disse na noite das eleições: em relação a 2013, cabe apenas ao PS decidir quem é o seu candidato à AF de Pombal, cabendo-me a mim desempenhar, da melhor forma possível, o mandato para o qual fui eleito.

Posto isto e por se tratar de uma decisão transparente, lógica e livre, não se justificam quaisquer extrapolações ou especulações. Concedo, no entanto, que seja inevitável que as mesmas surjam. Da minha parte, não as alimentarei. Estou de consciência tranquila em relação a todo o meu percurso naquela casa.

PS: A comunicação social local e alguma regional tentou obter mais que isto, fazendo o seu trabalho, mas também acho propício que isso , mesmo da forma mais inocente, gerasse extrapolações e especulações. Como tal, é capítulo encerrado.

Publicado originalmente no meu blog.

38 comentários:

  1. Bom dia!
    A sua desvinculação do partido socialista não surpreende em nada : já me tinha apercebido que a sua forma de agir e pensar estava equidistante de todas as querelas e facções partidárias, via e lia os assuntos de uma forma clara sem cegueira política, sempre em busca da verdade.

    ResponderEliminar
  2. É uma pena que cada vez mais as pessoas válidas comecem a não se rever nos Partidos e no sistema politico Português. Mas temos de ter a consciencia que os Partidos são um mal necessario, mas da forma como são geridos, preocupam-se mais com as guerrinhas uns com os outros do que em encontrar soluções para melhorar a vida aos Portugueses.

    ResponderEliminar
  3. Meu caro João,

    Realmente, parece-me que as estruturas partidárias, mesmo com as novas gerações como a sua,estão, cada vez mais, indisponíveis para quem tenta ter um pensamento próprio, fazer uma carreira profissional independente de mordomias ou de tráficos de influencias com o poder e, ao invés disso, está disponível para dar o seu melhor a favor da comunidade, se esta o quiser e lhe conceder essa honra, mas, mantendo, sempre a independência de pensamento e de acção, bem como a disponibilidade para retornar à vida no meio do povo, como sempre viveu, e à profissão ou actividade habitual, sem necessidade de assessorias, de avenças ou cargos de favor em lugares públicos ou privados. Em suma. creio que as estruturas partidárias estão a afastar-se da sua legitima função constitucional, e os seu membros esquecidos de que a política não é, nem deve ser, profissão ou carreira, mas serviço à comunidade, onde se deve procurar dar de nós sem pensar em nós.

    Faço votos de que consiga fazer um excelente mandato e que possa manter, ou formar, uma equipa que tenha os mesmos valores e, conjuntamente consigo, crie um programa e massa crítica que mobilize as populações. Para isso, continuo a dizer, é preciso que, sem prescindirem de ser quem sois e sem se fazerem convidados, saibam ser apreciados pela comunidade como visitas de casa. É, também,fundamental, que haja coesão e que tenham na equipa alguns elementos que, de certo modo, à imagem do amigo Rodrigues Marques, se disponibilizem a dar a cara e a defender a equipa quando as coisas correm mal e nos momentos mais difíceis,comportando-se como um verdadeiros Comandantes, de tal modo carismáticos, que até os ratos se recusam abandonar,e se tornam no factor decisivo na salvação do navio. Estou convicto de que, reunidas estas condições, nas próximas eleições inicia-se um novo ciclo, será o momento oportuno para se promover a mudança, na qual o João, pela qualidade do seu pensamento e pelo seu empenho, deve ter uma parte importante, porque, seja no poder, seja na oposição, Pombal terá tudo a ganhar com a sua intervenção e muito a perder se não a tiver.

    Continuação de Bom Ano Novo

    ResponderEliminar
  4. Que raio se passa para esta situação não ter o mediatismo que se impunha, uma vez que se trata de uma grande perda para o PS Pombal?

    ResponderEliminar
  5. Há muito, muito tempo que, conhecendo a tua digna postura, não entendia com ainda te mantinhas no PS...Acredita, no entanto, que para onde quer que vás e NÃO me refiro a um qualquer outro partido político, vais encontrar pessoas como eu...que têm defeitos, que cometem erros...
    Que sejas feliz e que não percas a utopia é o meu grande desejo. Um beijo grande do teu pai.

    ResponderEliminar
  6. Amigo e companheiro João Alvim, boa noite.
    Tudo Bom para ti e para os teus.
    Continua irreverente!
    Esse é o caminho dos jovens ambiciosos.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Amigo e companheiro Jorge Ferreira, boa noite.
    Marinheiro, ainda vá que não vá, mas em mar chão.
    Comandante é que nunca.
    E muito menos “Che”, como o vádio do Guevara era.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Boa noite:
    Bom!................eu junto-me ao Alvim
    EA

    ResponderEliminar
  9. Dou os parabéns ao Alvim por ter feito o que a sua consciência ditava.
    Não posso dar os parabéns por ter sido vencido pela máquina infernal dos aparelhistas incompetentes e tachistas que ainda povoam o PS (e só no PS porque nos outros partidos não há disso, é tudo gente boa, principalmente naqueles que nunca governaram, como o BE e PCP e forças de bloqueios como as lideradas por gente impoluta como Mário Nogueira ou Francisco Van Zeller).
    Perde o PS mas também perde Pombal e Portugal. Não por acreditar que o Alvim vá deixar de participar civicamente. Apenas porque ainda acredito que a eficácia da intervenção para a mudança se faz dentro de organizações maiores, com desígnios societários. É mais duro, há concessões a fazer, perdem-se algumas liberdades pessoais, tudo isso é certo. No entanto não me considero menos livre por ser militante do PS, sou apenas mais obrigado a fazer que os outros.
    Valha-nos saber que a consciência do Alvim já o obriga a fazer muito, bem precisamos dele e de outros como ele.
    Sou suspeito. A minha amizade por ele é conhecida, passei com ele e por ele muito. Ficam grande recordações de algo que acabou de um modo, mas que continuará inequivocamente de outro.
    A admiração que tenho por ele leva-me a dizer o que já se sabe: manter-me-ei como seu camarada sempre.

    ResponderEliminar
  10. Não há nada para festejar aqui, a não ser porventura umas dores de cabeça a menos para o Alvim. Não há como fugir ao facto de termos à nossa frente mais uma demonstração de como as certas redes de poder dentro dos partidos alienam os poucos verdadeiramente especiais e exemplares. Ainda restam alguns ao PS Pombal. O meu medo é que tenhamos entrado numa contagem decrescente para a sua saída, também.

    ResponderEliminar
  11. João Coelho,

    Não é por chamar aos sindicatos e às associações patronais "forças de bloqueio" que o PS tem afastado muita gente de esquerda?

    Grande abraço,
    Adérito

    ResponderEliminar
  12. Adérito,
    O PS tem afastado muita gente, PONTO. De esquda, direita, assim-assim...
    Não tenho comentado porque, sinceramente, não acho que Pombal perca nada. A desfiliação não castra a participação cívica ou politica do João (talvez até a potencie, já que fica liberto de amarras). Quem perderá alguma coisa será o PS, e o PS de Pombal em concreto. Mas sinceramente, estou-me marimbando (mais concreto não podia ser).

    ResponderEliminar
  13. Amigo e companheiro Nuno Gabriel, boa noite.
    Afirmas: “Mas sinceramente, estou-me marimbando (mais concreto não podia ser).”
    Eu fico triste e fico ainda mais triste por tu te “marimbares” por o PS de Pombal perder mais um dos seus insignes militantes.
    Eu disse ontem:
    Rodrigues Marques disse...
    Amigo e companheiro João Alvim, boa noite.
    Tudo Bom para ti e para os teus.
    Continua irreverente!
    Esse é o caminho dos jovens ambiciosos.
    Abraço.
    9 de janeiro de 2010 23:24
    É sempre triste e preocupante ver uma organização e, particularmente, o PS de Pombal a definhar.
    Independentemente do teu quadrante político ajuda aquela gente a encontrar o caminho.
    Será que o ponto de não retorno ainda não foi atingido?
    Abraço.

    ResponderEliminar
  14. Caro Adérito,

    Referia-me apenas à honestidade com que se está nas coisas.
    O Mário Nogueira sempre foi tão honesto quanto a Maria de Lurdes Rodrigues. E o Francisco Van Zeller é muito pouco honesto ao dizer que o acordo para o 500€ de salário mínimo não pode ser para cumprir.
    E há desonestidade permanente no PS por conta de muita coisa, normalmente por interesses pessoais. E como neste momento está tudo para a desonestidade dentro do PS não há desonestidade em mais lado nenhum. E eu não falo dos outros partido portanto.

    O Alvim não resistiu a isto e sempre pôs as coisas numa ideia de que enquanto estivesse no PS qualquer opinião dele levaria sempre qualquer resposta estúpida porque era o "emissário do partido". Por emissário do partido entendia logo como representante de gente incompetente ou desonesta.
    Estupidez das pessoas que nos respondem vezes e vezes sem conta desta forma e que nos desmotivam porque nem nos dão o benefício da dúvida. Tentei convencê-lo que isso era o preço da exposição pública e nada mais.
    O resto terá que vir pela força das nossas acções. E acções isoladas têm menos força...

    É quando pessoas como o Alvim saem em debandada dos partidos que podemos começar sentir a democracia a ruir. E quem goza com isto, bate palmas com isto, regozija com isto vá ver como foi a primeira república. Uma boa pesquisa para a comemoração do 100º aniversário da sua implantação.

    ResponderEliminar
  15. Amigo e companheiro João Coelho, boa noite.
    Admito que sou suspeito e “malandro”.
    Mas sou puro e sincero.
    Não me vistes a bater palmas ou a gozar.
    E por falar em gozar…
    O gozo, no meu entendimento, só é gozo quando ambas as partes gozam e ambas vivem o gozo.
    A não ser assim não é gozo.
    É gozar com o parceiro.
    E eu, isso nunca fiz, nem nunca farei.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  16. Sempre tive horror ao rebanho. Por isso nunca percebi bem o que estive a fazer durante alguns anos num partido político. Louvo portanto a independência do João Alvim. Embora o cidadão seja coagido a viver em sociedade e só em sociedade possa viver, é como indivíduo que pode aspirar a ser humano. E, certamente como eu, é isso que o Alvim quer ser.
    Saudações.

    ResponderEliminar
  17. Pronto, então eu não sou cidadão, nem indivíduo nem posso aspirar a ser humano.
    Obrigado, Professor, mais uma lição. Vou ensinar essa ao meus alunos.

    No caminho, do pasto para a escola, prometo distribuir folhetos onde provo que qualquer pessoa que pertença a um partido é servil à nova forma de escravatura do século XXI e que tenho a minha conta pessoal cheia de pagamentos por dizer mentiras a favor do ladrão do Sócrates.
    Entretanto sugiro que me anulem da lista de pessoas úteis para a sociedade e se resistir à verdade, tentando ser útil, sugiro que me denunciem num jornal enviado para o Ministério Público do crime de lidar com decisões políticas.

    Louvo a vossa independência, é tão boa como a minha, em quantidade e em qualidade.

    Só podemos aspirar a sermos seres humanos quando assumimos um compromisso com a sociedade.
    Os partidos são um compromisso com a sociedade, a sociedade também tem que se comprometer em pô-los nos eixos.

    A desonestidade tem de ser desmascarada. Isso muitos fazem bem. Mas também tem de ser substituída, há cada vez menos pessoas válidas para o fazer. Ousem.

    Vai doer, acreditem, mas podem fazer com que valha a pena.

    ResponderEliminar
  18. A política tem uma conotação muito negativa na nossa sociedade, e não é por acaso.
    Um político está quase sempre associado a "tacho", corrupção, poder, interesses, favorecimento, e mais uma série de adjectivos pouco lisonjeadores, seja bom ou mau, tenha ou não valores, procure ou não fazer algo positivo em prol das pessoas que representa.
    E depois há uma ideia implementada de que fazer parte de um partido político é uma garantia de futuro, e mesmo que não se alcance qualquer cargo, ficam pelo menos os conhecimentos que podem ser muito úteis.
    Isto faz-me questionar os motivos que levam um jovem a filiar-se num partido político. Será mesmo a identificação com os ideais desse mesmo partido? Não creio, poucos conhecem realmente os valores que regem o partido em que se filiam. Acredito que alguns vejam numa filiação a possibilidade de serem ouvidos, e de mostrar que estão disponíveis para participar de forma activa, havendo os que sonham contribuir para a mudança. Infelizmente, estas boas intenções convertem-se quase sempre: uns juntam-se à massa, outros são afastados, e ainda os que se desiludem.
    Associados a um partido Político conseguimos uma participação mais directa, mas se formos convictos e a nossa acção for desinteressada, é possível ser participativo e contribuir positivamente.

    Caro João Coelho, nem ouso tentar imaginar o quanto te custa a situação do PS Pombal, e os sucessivos ataques à filiação partidária. A tua resposta mostra bem que não te integras na "massa", mas não desistes de contribuir com os teus valores para uma possível mudança.
    Como tão bem sabes, uma posição de apartidarismo é a mais confortável, mas não significa que não haja uma obrigatoriedade de acção. Nem todos temos essa consciência!

    ResponderEliminar
  19. Caro João André Coelho,
    as nossas aparentes diferenças de conceito de humano, devem ser isso mesmo, só aparências. Por isso acho que seria um motivo muito interessante de debate, não fosse o tema "humano" estar ultrapassado pela técnica, em meu entender claro está, e posso estar errado: declaro-me humano!
    Na óptica dos modernos, usar o pensamento para debate filosófico é uma perda de tempo útil para realizar coisas, mesmo que não sirvam para nada.
    Quanto ao transmitirmos a nossa maneira de pensar aos nossos alunos é cada vez mais difícil pois a sociedade premeia-nos se os conseguirmos afastar para longe de um pensamento crítico. No entanto um dos professores que mais contribuiu para o meu gosto pela Filosofia não foi nenhum professor dessa disciplina mas um professor de Físico-Química que, no Liceu Camões, em Lisboa, falava de tudo nas suas aulas (até de Física e de Química). Em pleno governo do Estado Novo era mesmo preciso ser muito bom para ensinar liberdade sem entrar em conflito com os poderes instituídos. Ele conseguia-o e era exigente tanto para os filhos dos assalariados, que éramos poucos a frequentar o Liceu na altura, como para os filhos dos senhores doutores e senhores influentes do regime que estavam em maioria. Parece-me estar a ouvi-lo dirigindo-se ao filho de uma das grandes senhoras da Mocidade Portuguesa: «Senta-te como a tua mãezinha te ensina, ou como eu penso que ela te devia ensinar.»
    Está a ouvir algum professor actual a atrever-se a dirigir-se assim a um filho de um qualquer personagem grado (ou nem tanto) do Governo Sócrates que nos castiga?
    Saudações.

    ResponderEliminar
  20. Amigo Rodrigues MArques,
    "Estou-me marimbando" porque me parece muito mais útil ter um cidadão empenhado e activo politicamente, do que um militante socialista ordeiro. O PS tem responsabilidades acrescidas neste concelho, das quais se vem demitindo, fazendo pouco mais que "os minimos legais" em cda eleição. Tem também essa curiosa faceta de afastar os seus mais ilustres. Não me refiro em exclusivo ao Alvim. Porque será?
    Falemos abertamente, Rodrigues Marques... aqueles 7-2 são uma fatalidade, uma inevitabilidade, ou são fruto de uma estratégia que não deu nem dará frutos? Nem Adelino Mendes, nem politico nenhum, por mais genial que seja, vai ganhar umas eleições fazendo campanha apenas a 3 meses das eleições. Juntando esforços e pessoas apenas no momento da construção das listas. Caramba, assim facilitam demasiado a vida ao PSD. Aposto que o próprio eng.º Narciso Mota deve ter ficado chateado, por não terem "valorizado a sua vitória" com uma luta aguerrida. Luta essa que fazia falta...

    ResponderEliminar
  21. Comungo inteiramente as palavras do João Coelho. Não se é menos livre por se ser militante! E convenhamos, a divergência de ideias dentro de uma estrutura partidária existe e é de salutar, caso contrário é que se passa á condição de rebanho.
    Infelizmente, é certo, só adquirimos Voz (no seio do nosso partido) quando nos tornamos militantes. O que é pena, porque a abertura aos independentes no seio dos partidos, ainda não é muito visível. E costumo dizer: vale mais ser um bom independente do que um mau militante.

    Lamento a tua saída João, aceito-a mas não a compreendo, mas pessoalmente haveremos um dia falar sobre a tua decisão.

    Abraço

    ResponderEliminar
  22. Pela mão do Pedro Goucha Francisco, via Facebook:

    http://www.counterpunch.org/rudd12252009.html

    Parece-me fazer sentido para o aprofundar desta e de outras discussões, nomeadamente sobre o valor das ilusões na política e da necessidade de envolvimento sério nos movimentos sociais.

    ResponderEliminar
  23. Só hoje me foi possivel estar em contacto com este post.
    Lamento a saída de um dos mais promissores, lutadores, abnegados militantes de que me lembro do PS em Pombal.
    Lamento a perda de um quadro de maior valor de Pombal e não só neste momento ou noutro qualquer.
    Aceito a decisão do meu (sempre) Camarada João nem por sombras o questiono.
    Agradeço os ensinamentos, os apoios e ralhetes que me endereçou mas aqui quero reafirmar:
    PERDEU O PS DE POMBAL E NACIONAL MAIS UM DAQUELES QUE MERECIAM FICAR PARA AJUDAR.
    Uma voz e um pensamento livre e incomodo para uns mas importante para outros pois da discussão surge invariavelmente algo que só pode ser o denominado progresso. Demos um passo em falso (o PS Pombal) que não soube, não teve capacidade de manter nas nossas fileiras este militante e assim temos de aprender e prosseguir na demanda de melhor fazer.

    ResponderEliminar
  24. Ó MEU CARO AMIGO JOÃO ALVIM.... A QUEM É QUE ADMIRA TU SAIRES DO PS? SÓ A QUEM NÃO TE CONHECE BEM E POR MUITOS ANOS... TU DE SOCIALISTA NUNCA TIVESTE NADA... NO PS MUITA GENTE SEMPRE O SOUBE... NA JS FUGISTE QUANDO PERDESTE... QUANDO GANHASTE NÃO MOSTRASTE E AGORA FINALMENTE FIZESTE O MESMO QUE A TUA MÃE.... FOGES OUTRA VEZ... NÃO!! O PS NÃO PERDE ABSOLUTAMENTE NADA!! GANHA!! PORQUE TER ALGUÉM NO PARTIDO QUE NUNCA CONCORDOU NEM CONCORDA COM AS IDEIAS DO PARTIDO APENAS PODE SIGNIFICAR QUE NÃO PERTENCE A ESSE LADO!! É DE FACTO MELHOR FAZERES O PAPEL DE PACHECO PEREIRA QUE TU TANTO APRECIAS E DEIXARES A POLITICA... PORQUE UMA COISA É ESTAR NUM PARTIDO E NÃO COMUNGAR DE ALGUMAS IDEIAS QUE O PARTIDO TEM PARA O PAIS, AGORA ESTAR SEMPRE E EM TODOS OS MOMENTOS CONTRA E DIZÊ-LO PUBLICAMENTE MUITAS VEZES PREJUDICANDO O TRABALHO QUE ALGUNS NO CONCELHO TENTAM FAZER.... ENTÃO É MESMO MELHOR QUE TENHAS IDO.... E JÁ AGORA ADELINO MENDES, ACONSELHO-TE A RETIRARES A CONFIANÇA POLITICA AO JOÃO ALVIM PORQUE DAQUI A 4 ANOS JÁ SABEMOS QUE A LISTA INDEPENDENTE VAI APARECER....

    ResponderEliminar
  25. E já agora... eu penso que o João tem qualidades... não penso é que sejam para a politica...Para além disso João Alvim toda a gente sabe que tu estás é zangado com o PS de Pombal porque quiseste fugir dele durante as eleições e depois percebeste já tarde que isso apenas te veio trazer amarguras, como de resto te disseram vários militantes frente a frente nas reuniões do partido pós eleições... pensaste claramente que em Pombal valias mais votos e esqueceste-te que nos lugares da freguesia ninguém te conhecia e que as pessoas não têm paciência para um intelectual... Pensaste que juntares-te a uns quantos psd's camuflados te iria trazer vantagens mas não.... erraste e mais errou quem te escolheu, diga-se á terceira tentativa, pois os outros dois já tinham recusado e esgotavam-se as opções.....

    ResponderEliminar
  26. Cara ou caro PBl

    Ao menos houve quem, frente a frente, falasse comigo. Tanta familiaridade denotaria igual à-vontade, mas é sempre mais fácil atacar e denegrir no anonimato, mas quem conhece tão bem a história do PS, ao ponto de envolver familiares meus, tem de merecer resposta, exactamente por esse motivo.

    Meta-se comigo, frente a frente, se tiver a coragem, as vezes que quiser, mas não envolva os meus familiares, pessoas de quem muito me orgulho e que não admito que sejam achincalhados (e já agora, ponto factual, que eu saiba, não fugi da JS, acabei os mandatos por limite de idade).

    Quanto ao resto, de cara destapadinha, até porque nem devemos estar tão longe quanto isso, podemos falar tranquilamente. Até lá, deixo-a ou o com todas as conjecturas, especulações e extrapolações que quiser fazer. Para quem defende tanto o PS, esta lavagem de roupa suja (unilateral) é mesmo o que o partido precisa?

    Da minha parte, reitero, resposta só pela canalhice de envolver um familiar. De resto, já disse o que tinha dizer.

    ResponderEliminar
  27. Ora aqui está uma das faces do PS em Pombal, talvez aquela que o há-de impedir de ganhar eleições: a guerrilha intestina, própria de uma casa onde não há pão. Casa de família, ainda assim.
    Foi por demais evidente que havia dois PS's nas últimas autárquicas, sim. Como em 2001 havia dois PSD's. O que vale é que não é nos blogues que se faz política...

    ResponderEliminar
  28. De facto não é nos Blogues que se faz politica senhora Paula... Quanto ao que escrevi senhor João Alvim;
    1º- Não estou perto de si.
    2º- As informações que tenho do seu ex PS são fornecidas pelos seus militantes nos lugares mais publicos de Pombal.
    3º - Não foi minha intenção atacar nem ofender ninguém da sua familia!! apenas referi e isso é um facto, que a sua mãe se demitiu do PS no momento em que maior relevancia foi dada a Dr. Lurdes Farinha. Penso que o João é suficientemente inteligente para perceber que isto não é uma ofensa mas apenas um relato de um facto de há uns anos, que pode ser comparável....Peço desculpa mais uma vez se a seu vêr ofende a sua familia mas não é essa a minha intenção.
    Quanto à senhora Paula Sofia deixe-me dizer-lhe que o seu director devia ser o José Alberto Carvalho... porque pelos vistos confunde algumas directrizes.... Olhe lá ó Paula Sofia sem querer ofender(que agora até tenho medo)porque é que agora não se junta ao eng. Marques no projecto RCP/ECO.... desculpe, mais uma vez escrevi sem pensar... vão fechar os dois....

    ResponderEliminar
  29. Pbl

    Como persiste na mentira, que é ofensiva, a minha mãe não se demitiu por esse alegado "motivo" (e escusa de envolver uma amiga de família neste processo). Respondo-lhe apenas, sublinho o apenas, porque persiste na ofensa a um familiar.

    O resto é, já disse, lavar de roupa suja. Se quem é militante alegadamente não o entende, eu não vou explicar. Nem fazê-lo.

    ResponderEliminar
  30. Pois, devemos sempre pensar antes de escrever. Pensando bem, não sei porquê lembrei-me daquele presidente de Câmara que dizia para a mulher: "tu cala-te, que de cada vez que falas eu perco sete votos". É só para descontrair, que o ambiente está carregado...

    ResponderEliminar
  31. O PBL não sabe o que fala e do que fala. Para além da cobardia atroz é tão bom militante do Partido Socialista que até parece que faz campanha pelo PSD.
    Execrável, cuspo sobre estes comportamentos.
    Obrigado por matar em meia dúzia de linhas mais um bocado do que outros têm tentado fazer em meia dúzia de anos pela credibilidade do Partido Socialista.

    ResponderEliminar
  32. Meus caros bloguistas Paula Sofia e João Alvim, parece que as minhas palavras estão a incomodar... acho que esse vosso processo de intelectualidade superiore vos afecta demais... será ou não este um espaço de debate de ideias? a confusão que para aí vai nessas cabeças... mais uma vez os factos por mim relatados não são mais do que alguns dos apanhados de conversas de café... não tenho nem nunca tive intenção de ofender....
    Já agora deixe-me dizer-lhe Paula Sofia que quem arranjou o emprego para o filho desse presidente foi o actual presidente!! que não precisa da mulher para lhe tirar votos porque ele mesmo com a boca aberta a dizer barbaridades atrás de barbaridades vai limpando eleições atrás de eleições!

    ResponderEliminar
  33. Irra. É que insiste...
    Vem para aqui falar de conversas de café como se estivesse da coisa mais informada e inocente do mundo. Se estivesse interessado ainda podia perguntar pessoalmente, que se provava em duas tiradas de conversa (podia ser no café) que tinham 99% de mentira. Mas está à espera que o levemos a sério.
    Ó PBL, imagine-se com a camisola do Benfica a jogar no Estádio do Dragão. Está à ouvir a música que os Super-Dragões lhe estão a dedicar?

    ResponderEliminar
  34. Eduardo Prado Coelho dizia, por outras palavras, que devíamos, por tanto tempo quanto possível, dar a outra face ao nosso inimigo, por forma a reforçar a diferença de níveis. Acrescentava ele que essa civilizada prática não implicava, contudo, que caso o nível do nosso inimigo descesse ao subterrâneo, não lhe pudéssemos dar duas lambadas ao cruzar uma esquina.
    Amante do figurativo que sou, aqui lhe deixo, PBL, as minhas lambadas:

    É de facto duro ter, de cada vez que comento, o cuidado de fazer uso de termos o mais correctos possível, não cair em acusações infundadas, e manter sempre um nível de língua relativamente elevado, apenas para ver como aqueles do lado de um qualquer poder vergastam os que os criticam com todo o género de epítetos insultuosos, sem qualquer preocupação pela honra dos visados. Mentirosos, maldizentes, ignorantes, dissidentes, traidores. Diz muito sobre a pessoa que os emite, mas diz ainda mais sobre aquilo que a pessoa representa, precisamente porque muitos dos cães de caça que vêm para espaços públicos fazer ataques rasteiros em nome de uma qualquer força política não trazem nome na coleira. E portanto, ao não termos uma cara a quem responder, podemos apenas ligá-los ao dono. Será que o PS Pombal quer mesmo que porta-vozes como este pbl sejam parte da sua imagem?

    Tem vindo gradualmente a adoptar-se a teoria de que o partido, na sua actuação e ideologia, é só e apenas a direcção do momento, e o resto funcionários cujo único objecto é comerem e calarem, a menos que o chefe precise de um megafone. Por todo o país se vêem os resultados. Exércitos de boquinhas como esta falando a uma só voz, a do chefe, e pensado de forma una: "Tudo pelo partido, nada contra o partido". E que literais que eles são, lestos a administrar punições, verbais ou outras, a quem se atrever a apontar o cheiro de qualquer traque da direcção, convencidos de que, se a alguém não chegar a fragrância floral, será apenas por má vontade.

    Se o João Alvim juntou em redor PSD's camuflados (e eu vejo-me assim, a nível nacional apenas, e mesmo não sendo filiado), foi porque ainda há quem veja na honestidade (a todos os níveis) e na visão da política como mais que a execução de uma agenda populista por parte de quem enverga uma preocupação pelos cidadãos que não possui, aspectos fulcrais para governar, a todos os níveis. Aspectos que em muito transcendem a cor política, que parece ser o filtro nos olhos de muitos por estes dias.

    As direcções partidárias e órgãos governativos passaram a adoptar o ataque agressivo como a melhor defesa. Mas deviam lembrar-se que, a dada altura, se tornam previsíveis. E portanto, pbl, perante essa baixeza da falta de paciência para os intelectuais e do número de votos, talvez seja bom lembrar-se que a candidatura à câmara teve ainda menos que a da junta. Percebe-se, no entanto, a sua dificuldade em virar-se para os problemas do PS, ao invés descendo a avenida do insulto bacoco. Fica muito claro no seu comentário que o Alvim devia ser espinho há muito enterrado em certas gargantas do PS Pombal, que ainda devem estar a celebrar o alívio.

    Da próxima, PBL, dê o nome. Dê a cara. Porque com comentários como estes, dá-la a e por qualquer outra coisa em nada a favorece. É o PS que perde por ter um anónimo como você a defendê-lo.

    PS: Às pessoas do PS Pombal que respeito, e que sabem quem são, bem como àqueles que, pertencendo ao partido, se distanciam da forma de fazer política que aqui aponto, peço que levem este comentário como não os visando. Se algum dia perderem o meu respeito, serão os primeiros a sabê-lo, e nunca por um blog.

    ResponderEliminar
  35. A mim, o que me devolve a esperança em Pombal, são intervenções como a do João Gante. Tão novo na idade e tão maduro na apreciação. Diz ele: "Da próxima, PBL, dê o nome. Dê a cara. Porque com comentários como estes, dá-la a e por qualquer outra coisa em nada a favorece. É o PS que perde por ter um anónimo como você a defendê-lo". Resta apenas dizer a PBL que não percebeu nada da charada.

    ResponderEliminar
  36. Amigos e companheiros, boa noite.
    Acontece-me cada uma.
    Não é que é como se eu fosse para Fátima no dia 14. Esta passou-me ao lado.
    E por falar no Santuário de Fátima, não seria bom esse energúmeno que assina PBL ir fazer umas penitências a Nossa Senhora de Fátima, a pé, com um adesivo na boca e rastejar desde a Cruz Alta até à Capelinha?
    Não sei, não, se mesmo assim redimiria os seus pecados?
    Defendi, na altura própria, que os comentadores deveriam ser identificados.
    Não foi esse o entendimento… não sei de quem.
    Foi mau.
    Eu que estou devidamente identificado, crucificado, excomungado e que comungo com determinada área política não entendo como pode alguém, a coberto da noite, atacar tudo e todos, pessoal e politicamente, e ficar impune.
    Proponho que os Administradores deste Blog deveriam rever a coisa e só aceitar comentadores devidamente identificados.
    Liberdade com responsabilidade.
    Provado está que o que foi feito na altura é uma falácia.
    Choro lágrimas democráticas.

    ResponderEliminar
  37. A resposta que me apetece a este PBL seria impublicável aqui, atendendo ao "robusto impropério". Mantendo a calma, comento apenas que aqui se demonstra (com espetacular clareza) a razão pela qual o PS afasta alguns, e atrai muito poucos.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.