20 de julho de 2010

De quem é a culpa?

Um funcionário da Câmara roubou-nos, de forma continuada, durante meses, sem que, aparentemente, mais ninguém se tivesse apercebido. Além disso, pelo que li, a fraude só foi detectada por mero acaso. Como é possível que tal situação tenha ocorrido, sabendo nós como são apertados os mecanismos de controlo existentes na gestão dos dinheiros públicos?

É urgente apurar todas as responsabilidades deste enorme escândalo. Ficaria muito surpreendido se o Eng. Narciso Mota e a sua equipa - os verdadeiros responsáveis pela gestão autárquica - continuassem com condições para presidir aos destinos da Autarquia.

13 comentários:

  1. Não poderia de estar em menor concordância com o que afirma.
    Urge serem apuradas todas as responsabilidades que ali possam existir, nomeadamente as responsabilidades internas de serviço técnico administrativo e penais.
    Agora em tom de repto, gostaria aqui de deixar a estupefacção pelo facto de nenhum dos partidos da oposição, em nome do interesse público geral, representando pelo menos parte dos interesses dos seus eleitores e militantes, de não se constituírem como Assistentes no processo penal correspectivo, de forma a colaborarem em toda a investigação do processo com o Ministério Público, e, recorrerem de algumas decisões se for caso disso, tendentes ao apuramento de todas as responsabilidades administrativas e penais, contribuindo assim para o esclarecimento total da população e da aplicação de uma boa justiça.

    ResponderEliminar
  2. Os culpados são:
    - o criminoso;
    - os responsáveis políticos pelo criminoso.
    Eu vou defender esta posição em todos os momentos políticos para que for chamado.

    ResponderEliminar
  3. subscrevo as palavras de quem me antecede.

    ResponderEliminar
  4. ... mas será que ninguém se lembra do porquê de terem terminado as obras sociais da câmara ou pelo menos se não terminaram, mudaram radicalmente a forma de gestão... desvio de fundos e gestão danosa, parece-me que um dos intervenientes volta a surgir como protagonista em mais esta novela mexicana. Como é possível após esse episódio que na altura foi muito bem coberto com paninhos quentes voltarmos a meter o frasco de mel na mão do "Urso"

    ResponderEliminar
  5. Calma... Estamos em Pombal, se amanhã fosse dia de eleições o Eng. ganharia com maioria absoluta, talvez 8-1. O povo de Pombal gosta de é de porcos no espeto e de lamber botas. Cada povo tem o que merece. Pombal perdeu a oportunidade de ter um bom Presidente de Camara, com provas dadas onde passou ( IDJV, Governo Civil, Ministério da Administração Interna) mas preferiu o cheiro a porco no espeto e o populismo bacoco á laia da América Latina. CADA POVO SÓ TEM O QUE MERECE, e não estava preparado para ter alguem competente á frente dos destinos da Autarquia.

    ResponderEliminar
  6. Pois...afinal até se costuma dizer que:
    "Em terra de cegos, quem tem olho é rei".
    Concebe-se é que por estas bandas, afinal até se perpetua é logo na "potestas".
    Mas num Estado de Direito Democrático a oposição também se encontra "obligatio ad diligentiam propter officium".

    ResponderEliminar
  7. Enterrados os mortos vamos cuidar dos vivos.
    O suspeito está entregue à Justiça.
    Quanto às responsabilidades e aos procedimentos administrativos do Município, vamos tratar deles.
    Na minha modesta opinião, o assunto é de tão extrema importância que deveria ser explicado.
    Após a conclusão da auditoria financeira às contas bancárias da Câmara, devia ser convocada uma Assembleia Municipal extraordinária. Apresentado todo o relatório, toda a cronologia dos factos, todas as explicações, todas as medidas a implementar no futuro.
    A Assembleia Municipal é o órgão autárquico mais elevado do Município. É uma espécie de Assembleia da República. É ali que tudo deve ser apresentado, debatido, analisado.
    E o facto de alegarem segredo de justiça para ocultarem justificações não é aceite. São processos completamente diferentes. Uma coisa é a investigação criminal, outra coisa são as responsabilidades políticas e administrativas.
    Li a alegada justificação feita pelo Eng Rodrigues Marques num post mais abaixo. Ri-me e Chorei. Como é possível dizer tanta asneira junta?
    Tanto mais vindo de quem vem, com os cargos que ocupa, nomeadamente presidente da Secção do PSD de Pombal. Nem a pilinha do Menino de Jesus lhe valha.
    Quanto ao Eng Narciso Mota, terá de usar aquela cassete que a Câmara de Pombal é a primeira autarquia premiada pelas boas práticas administrativas. Está provado que sim.

    ResponderEliminar
  8. mas andamos com paninhos quentes neste caso porque? onde para a indignação da oposição do PS de Pombal? pela minha parte sinto que é altura de procurar os culpados politicos desta situação e já. se andamos a escondernos em refugios de decisões judicais ficamos atrasdos no julgamento politico.

    ResponderEliminar
  9. Parece que já se começa a ver alguma luz por aqui...vamos lá ver é se o farol ilumina o suficiente.
    A pessoa que se identifica como "politica" tem um pensamento correctíssimo no modo de ver a presente situação.
    Contudo, e unicamente por mero lapso certamente, não mencionou a competência dos Tribunais Administrativos nesta matéria de averiguação e imputabilidade da responsabilidade administrativa, caso ela exista, e ao que tem vindo a público, tudo leva a crer que sim.
    Esperar para ver … no que dá … e que haja quem tem incumbências para tal.

    ResponderEliminar
  10. João, não posso concordar em absoluto. Há responsabilidades "paralelas" da oposição. Enquanto "fiscalizador" da acção do executivo, por exemplo. Admito que não tenha (o PS) todos os dados disponíveis, e dou o beneficio da dúvida, acreditando que os tentou obter.
    O mesmo benefício não posso dar quanto à função que lhe cabe de denunciar as más condutas de controlo que levaram a que isto pudesse acontecer. E de fazer essa denúncia de forma pública, visível. É uma responsabilidade politica de quem está na oposição, João. Dar voz àquilo a que o cidadão comum sente, mas que não tem o mesmo "microfone" disponível: "Como é que isto acontece sem que ninguém se aperceba? Que confiança podemos nós ter em que algo semelhante não volta a acontecer?".

    ResponderEliminar
  11. Estiveste na última Assembleia Municipal e viste que o nosso poder de fiscalização é aquele que a maioria entender dar-nos. A resposta vem sempre enviezada, desfazada, disfarçada, etc. Nós perguntamos, seja directamente nos órgãos, seja por requerimentos, mas é tudo repudiado simplesmente para diminuir a eficácia das abordagens.
    Para além disso é fantasia ou vai-se a outras instâncias. E o PS já pediu a intervenção do IGAL. Na CMP e na Pombalviva. O IGAL estava na CMP na passada sexta-feira quando se conheceu o desfalque. Agora está lá a PJ. Mas nunca vi grande adesão a estas iniciativas do PS.
    Quanto à reacção pública do PS... já não me cabe a mim responder!

    ResponderEliminar
  12. Pois, percebo-te... a primeira parte da explicação, já admitia que assim fosse (o que ainda assim só justifica que mais forte seja a voz do descontentamento e das exigências). Quanto à reacção pública do PS, isso é responsabilidade de quem assume a politica de comunicação do partido, a nivel concelhio. Não sei quem seja, mas há muito, muito trabalho a fazer a esse nível.
    Importa reforçar que esse é um dever do PS enquanto partido de oposição (o único representado verdadeiramente), e que todos (os que votaram no PS, mas tb os outros) tem legitimidade para se sentirem defraudados quando o PS não dá voz pública das dúvidas e descontentamentos da população. Porque ao deixar de faze-lo, demite-se da sua função primordial.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.