28 de julho de 2010

E a resposta do presidente da AM é...

esta.

Excelentíssima Senhora Dra. Odete Alves, digníssima deputada municipal
e Digníssima Bancada do Partido Socialista da Assembleia Municipal de Pombal

O pedido de agendamento de uma AM extraordinária requerido pela Bancada do Partido Socialista procura a criação de uma Comissão de Inquérito com o objectivo de:
1) Fiscalizar a observância dos procedimentos de controlo interno da Câmara;
2) Apuramento de responsabilidades no âmbito da situação ilegal descrita, devendo para tal ouvir em declarações quem assim entender e o consequente julgamento nos tribunais civis e criminais, em escrupulosa defesa do Principio da Independência dos Tribunais da Separação do Poderes.

É entendimento do Presidente da Assembleia Municipal:
1) Os mecanismos de controlo interno aprovados e aplicados pela Câmara estão sujeitos à fiscalização preventiva e sucessiva do Tribunal de Contas, da Inspecção Geral das Autarquias Locais, da Inspecção Geral de Finanças e do Revisor Oficial de Contas, entre outras;
2) O apuramento das responsabilidades compete às entidades policiais de investigação criminal, à Procuradoria-Geral da República e o consequente julgamento nos tribunais civis e criminais.

O pedido formulado procura um inoportuno e desaconselhável confronto de cunho exclusivamente partidário em torno de um caso concreto que, para além de prejudicar o normal desenvolvimento das investigações nada acrescentará ao avançado ponto de esclarecimento que, nesta data se conhece.
Reitera-se que, por iniciativa da Câmara Municipal o património do autor confesso do crime foi arrestado e que foram exigidas as devidas responsabilidades ao Banco, de quem o funcionário agora preventivamente detido era promotor comercial.
O Presidente da Assembleia Municipal convocará os líderes de Bancada dos Partidos com assento na AM para apresentação dos detalhes e informações disponíveis que, nesta data e por razões de ordem judicial, bancária e de defesa dos superiores interesses do Município devem estar devidamente salvaguardados.
O Presidente da Assembleia Municipal assume-se como o primeiro interessado no esclarecimento do caso, não concordando no entanto que a realização de uma AM Extraordinária seja relevante para o apuramento tempestivo da verdade e para o devido esclarecimento do caso.
O Presidente da Assembleia Municipal acompanhou as conclusões, as diligências e recomendações, que todo o Executivo Municipal em reunião extraordinária e por unanimidade, deliberou no dia seguinte a do conhecimento dos factos, destacando as oportunas comunicações à Policia Judiciária e ao Procurador da República na Comarca de Pombal, ao Banco de Portugal e ao Banco lesado, à Inspecção Geral da Autarquias Locais, à Inspecção Geral da Finanças e ao Tribunal de Contas, e bem assim, a mim próprio.
A idoneidade, independência e especial apetrechamento humano e tecnológico da entidades com responsabilidades tutelares e inspectivas, dão totais garantias ao Presidente da Assembleia Municipal, da profundidade da investigação em curso, do apuramento das responsabilidades e do cumprimento da lei.

Respeitosos cumprimentos,

O Presidente da Assembleia Municipal
José Alves Grilo Gonçalves

20 comentários:

  1. Queridos amigos, algum de vós ainda duvida do significado da expressão "Totalitarismo Democrático"? No Mundo, e em Pombal, é a realidade que temos. Todos somos servos!
    Vão ao You Tube, vejam os vídeos da «Servidão Moderna», e perceberão o que eu quero dizer quando afirmo: Havia mais liberdade em 1950 e 1960 e mesmo em 1970 do que hoje com todo este folclore democrático. Bem dizem os anarcas: O poder não se conquista, destroi-se!
    Saudações.

    ResponderEliminar
  2. É com o maior e mais profundo pesar que leio as palavras de um homem que até considerava um politico. Peço as minhas desculpa mas agora não mais o vejo com os mesmos olhos.
    Depois desta explicação fico com a certeza que também é um "situacionista" do poder local. Apreciava as suas prelecções na Assembleia Municipal, até em parte tinha de concordar que eram proficúas e com substância mas depois deste "recado"... por amor de Deus, a coisa deixa-me triste.
    Quase me apetece fazer como Rodrigues Marques, gritar e barafustar bem alto de forma a que ninguém me entenda mas me bata palmas e digam em unissuno - "Muito Bem" - quase me apetece dizer como o sr. Américo das Meirinhas (é mais facíl assim identificar) que - "... se não estavamos de acordo tavamos feitos...".
    Não havia necessidade e depois o "argumentário" apresentado é de uma forma grotesco de quem tem receio de alguma coisa. Ainda se fala do PS nacional. Do Governo que é isto e aquilo? Que José Socrates é o que seja. Com que MORAL? com que LEGITIMIDADE se vem acusar o Governo ou quem quer que seja que vai fechar o Hospital de Pombal? Com que DIGNIDADE se pede para estar à altura dos pregaminhos da Assembleia Municipal? Com que VIRTUDE se pode falar em defender a causa pública quando se subscreve este tipo de opiniões?
    Lamento ter lido o que li. Lamento ter entendido o que aqui ficou escrito. Lamento acima de tudo que um documento oficial que me (também foi enviado) o tenha sido ENDEREÇADO EM PRIMEIRO LUGAR à comunicação social e só depois a um membro da ASSEMBLEIA MUNICIPAL legitimamente eleita pela população pombalense.
    É uma pena que tal tenha acontecido e se provas forem pedidas eu tenho no meu e-mail pessoal tal prova.
    O sr. Presidente da Assembleia Municipal no mesmo e-mail de resposta ao requerimento do PS de Pombal, endereça a sua resposta em primeiro lugar a uma mui respeitavel jornalista e só depois à primeira subscritora do requerimento. Politiquice? Chicana politica? Seja. Mas a verdade é só uma. A oposição em Pombal é tida somente depois da comunicação social.
    Está talvez na altura de lançar um jornal e uma rádio que seja do contra. Digo bem, do contra, não da oposição. Essa é desconsiderada até por quem não o devia na prática e no bom censo fazê-lo.
    Desiludido? Sim, cada vez mais, e com quem eu pensava que era um dos diferentes dos muitos iguais que por cá vão sendo proficúos na politica local.
    Assim se vai vivendo em Pombal e agora se entende muito do que se fala em boca pequena mas não há coragem para assumir. Afinal vivemos todos à sombra da bananeira do poder.Tenho pena que tal aconteça e espero honestamente que as pessoas abram os olhos e vejam a quem entregaram os destinos deste concelho. A não ser que estejam bem e se assim é, por mim está tudo bem como diz o sr.comentador na rádio nacional.
    Este é o meu lamento e daqui cada qual tire as suas conclusões. Eu por mim vou continuar a pugnar pelos INTERESSES DE POMBAL mais que pelos meus. Diferente entre iguais? Seja mas ainda bem que há quem o seja ... e também por Pombal e também no seio do PSD. Estão é escondidos.

    ResponderEliminar
  3. O Salazar tinha razão numa única coisa; quem nomeava os dirigentes da câmara era ele próprio, pois ele sabia que o povo não tinha e não tem competência para tal!!

    ResponderEliminar
  4. Companheira Paula Sofia, boa noite.

    Escrevi aqui a 17 de julho de 2010 21:35

    “Os socialistas e os seus vizinhos foram céleres, tal como os algozes, em fazerem a festa.
    Não podem, não devem julgar ninguém na Praça Pública.
    Já lá vai esse tempo.
    Etc.etc. …”
    Afinal de contas, 12 dias volvidos do meu escrito, não foram assim tão céleres.
    Estiveram em retiro, está visto.
    Mudaram de táctica, porque é de táctica que estão a falar.
    Mandaram às malvas a estratégia.
    Viraram vampiros sedentos de sangue, de culpados e de inocentes, sem cuidarem de saber de uns e de outros e, também, mandando às urtigas os órgãos do Estado.
    Isto está mal, reconheço, mas não é ainda a república das bananas.
    E os Tribunais Plenários já lá vão há muito tempo.
    Se isso fosse necessário, podem ficar certos que o nosso Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Grilo Gonçalves, tinha, na primeira linha, o meu peito às balas.
    E sem colete anti-bala.
    Mas com todos os amuletos anti-vampiros.
    Contem comigo.

    ResponderEliminar
  5. Tão ridículo quanto previsível.
    Uma tristeza pegada.

    ResponderEliminar
  6. quando vires o barco a afundar és o primeiro a fugir.
    beijos!

    ResponderEliminar
  7. Oh Senhor Dr José Grilo, faça-nos um favor, para o seu bem. Quando for a entrar nos Covões para trabalhar, em vez de entrar nos serviços de Neurologia, passe pelos serviços de Psiquiatria e peça aos seus colegas para o tratarem. A si, e já agora, ao seu companheiro Eng. Rodrigues Marques, que andou a evitar vir comentar no Farpas durante estes dias todos.

    Então o Senhor como Presidente da Assembleia Municipal diz que a fiscalização do executivo compete a várias entidades. O senhor não conhece minimamente quais as competências do órgão a que preside. Obviamente demita-se!

    E já agora torne lá público quais os esclarecimentos que obteve por parte da Câmara Municipal sobre os factos ocorridos. Quais as conclusões, as diligências e recomendações que o Executivo deliberou. E qual é o avançado ponto de esclarecimento que, nesta data se conhece?

    O senhor caiu no ridículo. Como ridículo o é quando em assembleias municipais classifica de excelentes as intervenções do presidente da Câmara.

    Quanto ao Eng. Rodrigues Marques, envie cópia do seu comentário ao líder nacional do seu partido. Sim, àquele partido que propôs, recentemente, duas comissões de inquérito para apurar o envolvimento do senhor primeiro-ministro, tanto no caso dos computadores Magalhães como no negócio PT/TVI.

    Ou os senhores gostam de ser palhaços ou andam desesperados com toda esta situação. Grave, mas que todos assobiam para o lado.

    ResponderEliminar
  8. A promiscuidade entre o papel de presidente da AM, e o executivo da CMP, é absolutamente inadmissível. Esta resposta é (mais) um momento muito negro na vida politica e democrática de Pombal. Será o Dr.Grilo mais um saudoso de Salazar, com quem este tipo de comportamento seria tido mais facilmente como "normal"?

    ResponderEliminar
  9. Oh Sr. Rodrigues Marques,

    Os seus amuletos anti-vampiros serão certamente mais uns brindes publicitários, esse é o seu verdadeiro mote manifesto de dar o corpo às balas, o resto é tudo uma encenação corriqueira a que já habituou a população do concelho de Pombal.
    Mas sabe que aqui o Morcego já não se afugenta com alho, estacas e água benta.
    Qual é o interesse de culpar inocentes? O Sr., deve é andar a ler outro “blog” e a confundir tudo, o que se pretende é apurar as responsabilidades administrativas provenientes daquele específico funcionário, suposto autor de perpetuar o desvio de dinheiro da CMP, em ter poderes a mais do que deveria. Sabe muito bem o ditado popular, de que “a ocasião faz o ladrão” e o dever zeloso de um bom gestor tem que obviamente atender a este alerta popular, como o deve fazer certamente na sua actividade profissional.
    Então o Sr., não deve estar assim tão preocupado com uma mudança de estratégia da oposição, que se produzir mais frutos, só será mais vantajoso é para si, pense lá bem… serão mais uns quantos brindes publicitários a mais, que terá que facturar… que chatice…já viu.
    E, não se trata de julgar ninguém em Assembleia Municipal além de quem pode ser alvo de uma moção de censura devida se for caso disso, e aí o Sr. certamente estará lá presente de corpo inteiro e de plena liberdade individual para avaliar tal cabimento, votando em plena consciência de estar a zelar pelos interesses de todos os cidadãos de Pombal, do qual qualquer representante num órgão público como esse, representa.
    E, com isso não se estará a mandar “às urtigas os órgãos do Estado”, muito pelo contrário, tem o dever de colaborar com as entidades competentes e intentarem processos e procedimentos para se apurar as responsabilidades que possam existir, ou que suspeitam que existam.

    ResponderEliminar
  10. politica - por favor mais comedida na apreciação da pessoa do sr. dr. josé grilo.
    é muito descortez indicar o que se indica no seu comentário supra. contudo é seu e respeito mas não há necessidade. elevação. é a minha opinião não me leve a mal e já agora, nem sou defensor oficial ou oficioso do sujeito visado. outros o serão a partir daqui.

    Eng. Marques - por amor do Deus e do Menino Jesus e dos santos todos até da Ladeira. O sr. ainda consegue misturar mais as coisas. Mas eu baralho ainda mais. Imperial.Então não foi o seu PSD - nacional e local - que por cobras e lagartos crucificou o 1.º Ministro no caso Freeport? No IRS da Mãe? No caso PT/TVI? Nas escutas tão de apreço de Pacheco Pereira? quer na AR quer na "nossa" AM.
    Então não foi o seu PSD que iniciou e pediu comissão atras de comissão de inquerito a tudo quanto mexia com o PS? Esqueceu? Eu não.
    Agora só porque um funcionário da edilidade confessou um desvio de dinheiro de perto de meio milhão de euros de uma conta em nome da Câmara, ai valha as cruzes estes rapazes/raparigas de Pombal do contra e do PS querem achincalhar o sr. Presidente da Câmara. Meu caro ilustre opositor, em verdade lhe digo (escrevo mas também lho digo) que nunca se coloca em causa a pessoa.
    Coloco em causa os métodos, as acções, as orientações, enfim o que de Lei se exige a um qualquer titular de orgão politico que no caso é o Presidente de Cãmara. Então onde é que há coeirência politica no PSD situado na sua pessoa? Se a nivel nacional pede comissão e mais comissão, inquerito e mais inquerito e a nivel local - qual "Bom Gigante" - deixem trabalhar os orgãos da Nação. Imperial.
    "Xiça penico", depois disso deu-se Saltillo e foi a selecção que se viu. Aqui é a selecção que se vê. Eu bem o avisei que ia baralhar ainda mais. E termino já, sr. Presidente, para deixar aqui a boa nova de que como diz o Quim "...é por debaixo das pedras que o peixe esconde é aí que o peixe mora.", como tal ainda vai haver mais qualquer coisa a ser descoberto por cá.
    Morcegos, Abutres, Gaviões, Cucos, aves de arribação se calhar começam a nidificar com maior assiduidade por estes lados. Tremoços.
    Por mim, estarei na barreira para assistir à toirada que já aí se avizinha. Cortesias, permissão, faena, colhida e saída de mansinho do animal que era bravo. Olé. Intervalo e xixi na casinha.

    ResponderEliminar
  11. Olá!
    O papel mais importante da AM é fiscalizar as actividades do Município, definido na lei.

    Sinceramente negar um direito à AM, requerimento de uma AM extraordinária, é negar os fundamentos da existência da dita AM.
    Para mais os fundamentos apresentados pelo Sr. presidente não fazem sentido.

    Quanto a Salazar, pelo li, uma certeza eu tenho já tinha agido.

    ResponderEliminar
  12. Amigo e companheiro Fernando Carolino, boa noite.
    Tu sabes que eu tenho por ti muita consideração, estima e carinho.
    Sabes, também, que te considero um adversário de valor e não um inimigo.
    Reitero. Um adversário político e não um inimigo.
    Mas, como compreendes, nesta fase do campeonato, temos a obrigação de maximizar as fragilidades dos adversários.
    E tu fizeste, no teu comentário, quatro afirmações mortíferas e suicidas.
    Dizes: ” É com o maior e mais profundo pesar…”.
    Só falta a lápide! Para quem?
    Dizes no desabafo do Américo Ferreira (das Meirinhas): “… se não estamos de acordo, estamos feitos…”
    Este desabafo do Américo Ferreira reportava a um anterior Presidente da Câmara Municipal de Pombal que não o Engº Narciso Mota.
    Outra.
    O requerimento para a convocação de uma Assembleia Municipal, nas tuas palavras escritas, foi feito por requerimento do PS de Pombal.
    Mas, pergunto, o Partido Socialista tem competência para solicitar a convocação de uma Assembleia Municipal Extraordinária?
    Não seria melhor, pergunto eu, deixar o assunto passar na reunião do Executivo Camarário, com as conclusões dos órgãos investigadores do Estado e, depois da poeira assentar, sentarmo-nos na Assembleia Municipal e discutirmos o assunto de uma forma serena e responsável… até à exaustão?
    Noutra passagem dizes: “… e também por Pombal e também no seio do PSD. Estão é escondidos”
    É suposto que sabes mais do que dizes.
    Isto é como nos casamentos antigos: Ou falas agora, ou te calas para sempre.
    Sem meter foice em seara alheia, penso que esta deveria ser a estratégia do Partido Socialista, ao invés de entrar em tácticas de duvidosa eficácia.
    Mas quem sou eu para dar conselhos a quem quer que seja.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. Companheira Pinfelisio, boa noite.
    RATOS?!
    Eu próprio já tenho chamado muitos nomes feios ao nosso amigo e camarada Adelino Malho, mas nunca lhe chamei rato.
    Sabes que os ratos são os primeiros viventes a abandonar um navio que se está a afundar?
    De ânimo leve não se chama rato ao nosso camarada Adelino Malho.
    Não é uma forma educada.
    Pede-lhe desculpa.
    Abraço, mas pequenino.

    ResponderEliminar
  14. Amigo e companheiro Morcego, boa noite.
    Se tu pensas que o teu ninho é a minha casa, tira daí o sentido.
    Já cá tenho as minhas corujas.
    E eu não me dou com morcegos (vampiros ou não) que têm pensamentos pequeninos e reservas mentais.
    Por favor, envia-me as tuas coordenadas para eu te enviar uma prendinha.
    Abraço, mas muito, muito pequenino.

    ResponderEliminar
  15. Eng.Rodrigues Marques (ERM - é mais facil), reitero o que subscrevi mas passo a explicar.
    A lápide é para o sr. presidente da Assembleia Municipal e tem épitafio que reza o seguinte:
    "Aqui jaz politico que deixou ser quando chegou ao poder!", sabe bem porquê num sabe? Sabe! Depois de estar na cadeira que ocupa com toda a legitimidade do voto expresso pelos seus "pares" a atitude mudou quando há necessidade de "salvaguardar" o "bem amado presidente". Lembro que todos quantos discordaram dele - do bem amado - foram "colocados" em situação de corredores de fora. Eliseu Ferreira Dias, José Gomes Fernandes, Manuel Domingues, Ofélia Moleiro, Gentil Guedes, Carlos Silva, Alfredo Gonçalves, Pedro Martins, Diogo Mateus e Pedro Pimpão (estes dois ultimos reconsiderados e readimitidos).
    Ora as atitudes e responsabilidades que vi e ouvi serem tomadas pelo actual presidente da AM não se coadunam com o seu passado. Recto, frontal, objectivo e respeitador do que na altura se chamou regulamentar. Pois se calhar pela Lei até havia mais que motivos para fundamentar a sua negativa dada mas depois da negativa dada, com votação e tudo, no Louriçal - meia descabida convenhamos - à bancada do PS na pessoa da dra Odete Alves, esta agora foi cereja em topo de bolo. Argumentos para defesa? Não mos peça. Não lhos dou. Argumentos de ataque? Seja.
    Quem mais que ninguém quer ver isto esclarecido? Quem mais que ninguém quer que seja impluto este processo? Quem mais que ninguém devia ter a coragem de enfrentar o desagravo? Quem? Responda quem saiba.
    E já agora, a AM não é uma extensão da Câmara Municipal (embora quase pareça, valha a "maluqueira" de uns presidentes de junta do PSD que reclamam...)é um orgão próprio com a sua dignidade e legitimidade.
    Qual é o pavor, o medo, o terror de fazer uma Assembleia para discutir este problema agora? Em votação que seja feita, nessa Assembleia, há receio de não "dominar" os eleitos PSD?
    Ou háumao razão objectiva para acabar de vez com o assunto (como outras vezes se fez- vide POMBALVIVA/Festas do Bodo) de forma a que ninguém saia "aleijado" desta farsa?
    EMR, caro Amigo, somos de posições diferentes, somos até de clubes diferentes mas uma coisa tenho a certeza, procuramos encontrar a verdade que defenda o nosso concelho e as suas gentes, cada qual à sua maneira mas com aqui sim, TRANSPARENCIA, RIGOR, OBJECTIVIDADE, FRONTALIDADE, sem medo das consequencias. Sabe porquê? A politica é ARTE NOBRE DE SERVIR, NÃO DE SE SERVIR!
    Quanto ao sr. Américo ... é certo que foram outros tempos mas se criticamos esses como é que vamos classificar os que agora se vivem? Quer provas? Quer testemunhos? Quer evidencias? Quer? Dezassete são as freguesias, fale com cada um dos Presidentes, questione o intimo de cada um (a começar por si) e veja as respostas que obtém. Igual aquela outra que o sr. Américo (o das Meirinhas) deu quase 17 anos depois... "...por ele ou tavamos lixados...". Com os erros do passado aprendemos a projectar o futuro ou então fazemos igual ou pior. No caso, decida você "camarada". Para mim é obvio. Pior.Muito pior.

    ResponderEliminar
  16. Amigo Rodrigues Marques, nunca chamaria tal nome ao Eng. Malho, este senhor é com certeza um bom marinheiro, nunca abandonaria o barco; quem viaja em cruzeiro de luxo à 18 anos não é ele!

    até já

    ResponderEliminar
  17. Oh Sr. Rodrigues Marques, já publicamente foi informado a dificuldade que acarreta comunicar com quem só gosta de corujas, confira e confirme “Quase me apetece fazer como Rodrigues Marques, gritar e barafustar bem alto de forma a que ninguém me entenda mas me bata palmas e digam em uníssono – "Muito Bem".”

    Inconcebível mas até entendível tal coisa dado que só se rodeia de corujas, mas já não aceitável, num Estado de Direito ainda mais com a disponibilidade de informação existente nos dias de hoje, e quando se sabe muito bem as características do mocho e as da coruja.
    Sabe que a coruja parece-se com o mocho, sendo o mocho símbolo da sapiência e a coruja já só é confundida com ele pelos menos atentos, ou seja, só se parece e nada mais, além de também ser bonita e merecedora de um lugar na sociedade, lá isso é verdade.
    A respeito das coordenadas, não sei se quer a residência do mocho ou do morcego, mas como sei que não gosta de mochos e só de corujas ao seu lado (pois como afirma: “Já cá tenho as minhas corujas”), presumo que seja a do morcego que deseja.

    Pois bem …assim tome bem nota das minhas residências ao longo dos tempos (tentando ser o mais resumido possível):
    - Nos tempos Castrenses (+ ou – 2000ac), residia nas Cumeadas dos Montes da Serra de Sicó, sempre rodeado por uma muralha de pedras;
    - Durante a Romanização abrigava-me na cidade Roda.
    - Na época do Gualdim Pais (1118-1195) passei a fazer uso da construção das ameias centrais;
    - Quando se começou a sentir o cheiro das fogaças no ar, também passei a abrigar-me na Capela de Nossa Senhora de Jerusalém, que veio dar origem à actual Igreja N. Sra. do Cardal, substituindo o antigo Convento de Santo António;
    - Até à duas décadas atrás, adorava beber água e tomar banhos no rio Arunca;
    - Entre outros inúmeros sítios e locais que não faz a menor ideia que existam, quanto menos conseguiria lá chegar, seria estar a exigir-lhe de mais, assim refiro-me só aos mais óbvios.

    Mas a actuação do seu bando de corujas na última década, obrigaram-me a várias mudanças de residência e de hábitos, como bem o sente no seu subconsciente certamente, mas não o afirma publicamente, pois dever-se-á ao vício dos brindes das corujas.

    ResponderEliminar
  18. Mas informe-se lá um pouco de modo gratuito:
    O abandono e o desleixo total perpetuado ao património do Homem Castrense, omissão por parte das corujas.
    A não protecção e o não incentivo do estudo da cidade de Roda, omissão por parte das corujas.
    Já mais recentemente, até na altura do Bodo, que tanto gosto tenho de lá em ir na busca de alimento, também já não me dão mais sossego, com as implosões que promovem na habitação de que faço uso à já perto de 900 anos, colocando em risco as muralhas, pois tudo estremece, sendo impróprio para as paredes de pedra amontoadas e coladas à já algum tempo considerado. O que certamente as suas corujas o efectuam sem a devida licença legal do IGESPAR, (mas o fogo de artificio é como as corujas, é bonito e nada mais, mas bem que poderia ser feito com mais cuidado, de não se colocar em risco o património cultural de todos).
    Como se já, até não bastasse, o projecto ignorante concebido para a área do Castelo, que é de uma total insensibilidade histórica e de desrespeito patrimonial público imensurável, promovido também mais uma vez por parte das mesmas corujas.
    Então é correcto se elaborar um projecto para o espaço de um monumento nacional classificado com perímetros de protecção estabelecidos, sem primeiramente se elaborarem estudos arqueológicos afincados, para se saber o que realmente ali se encontra?
    De modo a se poder responder se só ali existiu o Castelo Templário (até como ele era, etc.), ou se já teve ocupação Romana, ou até Castrense, visando-se a criação de conteúdos resultantes de um estudo arqueológico a este nível. Nota-se nitidamente que tal não interessa às corujas, aliás, tal coisa, até só pode ser ideias de mocho. Aliás, isso é para se estudar depois, primeiro constrói-se e vê-se por meio de arqueologia preventiva o que ali existe. Bem, e, se depois, surgir alguma coisa que escape à pá da máquina retro-escavadora, peremptoriamente o pensamento das corujas é, depois logo se vê como se continua com a obra, o que importa é fazer e as corujas gostarem, ser bonito.
    E, só no fim de o projecto estar todo construído (o que potencialmente em nada se irá relacionar com aquele património ali existente e que nada poderá ter a ver com o enquadramento com o que ali se pode ainda descobrir) é que as corujas vão pensar, se aquele monumento natural é merecedor de ser estudado, para se descobrir mais alguma coisa ou não de interesse arqueológico, e até para se criar um maior interesse turístico patrimonial.
    Mas a coruja pensa: o dinheiro não é meu, o resto das corujas até vão gostar de ali ir beber um copo e ver a vista da cidade lá de cima, e como é bonito para as corujas, faz-se (o que não impediria futuramente de se fazer algo até do género, mas após um estudo arqueológico bem efectuado, à semelhança do que se está a promover na capital de Distrito, e só depois se avaliaria se vale ou não o investimento nalguma reconstrução parcial ou total).
    Assim só resta perguntar às suas corujas é para quando as obras de conservação e restauro do Castelo de Pombal?
    Na Igreja que também já uso à alguns séculos, omitiram a fiscalização devida, (imagine-se, se a obra fica-se mais distante da CMP, se nem naquela fiscalizam, então qual a moral que têm tais serviços, para fiscalizarem as restantes obras do concelho) permitiram a trituração das lajes todas do chão (com inscrições) onde se encontravam sepultados alguns mochos ancestrais desta cidade, inumados no mínimo à mais de 200 anos, até ficou bonita, as corujas gostam, mas aquele chão não pertence ali.

    ResponderEliminar
  19. Com todos estas atrocidades ao património aqui do Morcego, agora tenho que me mover no “batcar” e voltar a habitar na “batcaver”, bem como a usar a “batnet” para efectuar a caça de tais corujas moribundas.
    Em relação à sua prendinha prometida merece ser retribuído é com o guano de toda as colónias do concelho, pois também é graças às suas corujas que toda a colónia alterou os hábitos de uso do rio Arunca, dado que omitem efectuar uma solução eficaz visando a sua total despoluição.
    Quando afirma “Se tu pensas que o teu ninho é a minha casa, tira daí o sentido. Já cá tenho as minhas corujas”, disso para todos os pombalense é mais do que óbvio, dado que tanto o Sr., como as suas restantes corujas afastam todos os possíveis mochos, até os da sua mesma cor partidária, daí é normal que fique só com as suas corujas, quanto mais um Morcego Sicó Nidificador Ex(s)piatório.
    Agora o que não vêem e não querem que ninguém observe é que o mesmo bando das corujas, andam a destruir o futuro, não só do património do concelho, da vida democrática (Assembleia Municipal) como até do próprio partido PSD a nível concelhio, são só asneiras.
    E quanto ao que afirmou: “E eu não me dou com (…) que têm pensamentos pequeninos e reservas mentais.”
    Tomei nota por ora “No more coments”…

    ResponderEliminar
  20. Olá!
    Sr. Morcego li com atenção o seu comentário e subscrevo!

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.