30 de março de 2014

Os epiléticos das ideias

Quando um rapazola (ou outra criatura), sem conhecimento reconhecido numa determinada matéria, discorda e contesta publicamente posições assumidas, em uníssono, por centenas de especialistas (ex-ministros, professores catedráticos e prémios Nobel), estamos em Portugal, onde o patético e o ridículo se tornou normalidade e a convicção e a fé são critérios de verdade. Atualmente, somos matraquejados e conduzidos por criaturas convictas e com fé, por epiléticos das ideias. Gente que despreza o conhecimento e o saber.
F. Nietzsche não fazia grande distinção entre estes fanáticos dos partidos e os padres, nem entre convicções e mentiras. Afirmava mesmo que “as convicções são inimigos da verdade mais perigosos que as mentiras”. A convicção, tal como a fé, não tem qualquer preocupação em distinguir o “verdadeiro” do “falso”, apoia-se em argumentos simplistas e estúpidos.
Há muitas formas de estupidez. Musil fez uma "distinção entre a estupidez honrada ou genuína e a desonesta ou superior". Para ele, a "estupidez honrada resulta da limitada capacidade intelectual de quem a produz, e não tem remédio. Pelo contrário, a estupidez superior comporta uma cegueira interessada e interesseira. Alardeia saber tudo sobre todas as coisas importantes da vida, quando de facto as ignora". "Não há domínio em que não se infiltre, nem ideal, por muito nobre, de que não consiga aproveitar-se. Pode ocasionalmente envergar as vestes da verdade. É uma doença espiritual que opera com total desrespeito pelos demais, uma pretensão de superioridade destituída de qualquer fundamento no conhecimento efectivo daquilo de que se fala".
Mas o problema maior, como diz Erasmo, é que "o povo gosta e quer ser enganado e está sempre pronto a deixar o verdadeiro para correr atrás do falso" e porque em situações de complexidade extrema nos tornamos vulneráveis à estupidez e os epiléticos das ideias ficam com o caminho livre para impregnar convicções. Como diz L. Moura, "há poucas coisas mais poderosas que a estupidez que está na moda. E a sua difusão está tão facilitada pelos meios de comunicação que ela dá a volta ao mundo enquanto a lucidez acaba de calçar as botas".

4 comentários:

  1. Amigo e camarada Adelino Malho, boa noite.
    Não sei a quem é que chamaste rapazola.
    Mas fica-te mal não respeitares os argumentos dos outros, independentemente da sua idade, ou grau acadêmico
    Redime-te

    ResponderEliminar
  2. Pois ... Pois...

    Assim fala Zaratrusca,!

    As crenças falam mais alto ou os lugares que elas nos levam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo e companheiro Fernando Carolino, boa noite.
      Quando te apanhar eu dou-te o Zaratustra.
      Prometo-te que vais ficar grego.
      Abraço, Grande

      Eliminar
  3. Bom dia
    Este texto está bem conseguido e aplica-se perfeitamente aos políticos portugueses, vejamos: todos os políticos se julgam num pedestal, pertencem à casta superior,estão convictos do valor que não têm, irradiam simpatia que não têm nas campanhas eleitorais e sofrem sempre de amnésia após as eleições.

    A provar as minhas afirmações estão, como por exemplo, as palavras trocadas entre Morais Sarmento e o " Ganda Noya ", dois comentadores da TV.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.