9 de novembro de 2017

A política a preço de feira



O oeste não pára de nos surpreender. Esta semana o salão José Maria Duarte, na Guia, foi pequeno para acolher a multidão que quis assistir à sessão extraordinária da  Assembleia da União de Freguesias. Eram quatro pontos, dois sensíveis: o retorno da feira dos 10 ao próprio dia (de onde nunca deveria ter saído) e a apresentação, discussão e votação das contas de gerência intercalares do ano financeiro de 2017 (período entre 01 de Janeiro a 20 de Outubro).
É sempre bom verificar que uma comunidade não se mobiliza apenas para a mudança (como aconteceu nas últimas eleições), mas que está interessada no que à sua terra diz respeito. A Feira dos 10 é um património colectivo, de toda uma região e não apenas dos guienses  (alguém explique isso àquela rapariga da bancada do PSD) e que pode morrer, como tantas, mas é justo que morra no seu dia, se tiver de ser, e não na solução aventada pelo executivo de Manuel António, em 2012. O esforço - de a encostar ao fim-de-semana mais próximo - foi bom, mas o resultado revelou-se desastroso. Feirantes e fregueses há muito que se manifestavam a favor da mudança. Coerente consigo próximo, o ex-presidente Manuel Serra e a bancada do PSD votaram contra, os proponentes do actual executivo liderado por Gonçalo Ramos, do Movimento NMPH votaram a favor, Dino Freitas, eleito pelo CDS, também, e o único eleito da bancada do PS, Hugo Sintra,...absteve-se. A abstenção é um voto que não é carne nem é peixe. O que condiz pouco com as promessas feitas antes das eleições. Mas o pior estaria por vir: O mesmo eleito do PS votou favoravelmente as contas do anterior executivo, dando-lhe todo o seu aval. E nesse ponto, a maioria eleita para a União de Freguesias - a mesma a quem Manuel Serra classificou de impreparada para governar o Oeste, esteve mal: absteve-se também. Agir politicamente sem ser consequente é inabilidade. E em política, a inabilidade paga-se sempre. 

3 comentários:

  1. Em relação á mudança da feira dos DEZ para o seu dia legitimo. A votação ficou:
    NMPH e CDS a favor;
    PSD contra;
    PS abstenção!

    Os votos de NMPH, CDS e PSD foram de encontro às suas intenções de voto de sempre, pelo que foram correctos e votaram consoante o seu ideal.

    Já o PS, depois de na campanha ter prometido aos feirantes e utentes da feira que ia lutar por esta mudança (ninguém me disse, eu ouvi) teve um voto de abstenção!

    Quero ver o que irão dizer aos feirantes e aos eleitores quando explicarem que se desmarcaram da luta que prometeram... este é um exemplo da falta de compromisso que afasta as pessoas da política!

    O Membro da Assembleia eleito pelo PS, é um independente não reflecte a posição oficial do Partido, mas claro que deve ser coerente.

    Se na campanha teve uma posição a favor deveria manter, mas infelizmente ha pessoas que não sabem o lugar que ocupam na sociedade...enfim são cromos

    ResponderEliminar
  2. Caro Roque, estas palavras são minhas, agradecia que colocasse de onde as tirou, ou então que tomasse a atitude correta, que é apagar este seu "comentário"!

    Aqui fica a publicação original.

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1974156522601334&set=a.415231708493831.119573.100000210169358&type=3&theater

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe de não ter colocado os 4 primeiros parágrafos entre aspas e ter indicado o link, foi simplesmente por esquecimento nada mais.

      Eliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.