6 de agosto de 2019

O limite que ultrapassou todos os limites




Os Barros da Paz é uma localidade normalmente associada á freguesia de Almagreira, mas … a verdade é que também pertence à freguesia de Pombal.
O limite da freguesia é feito por esta estrada (CM 1012 ou Rua D. Inês de Castro): os do lado esquerdo pertencem à freguesia de Almagreira, os do lado direito pertencem à freguesia de Pombal.
A questão é antiga e já atravessa vários executivos de junta, e a população dos Barros da Paz não entende esta divisão e reclamam pertencerem à freguesia de Almagreira.
Houve várias iniciativas do executivo anterior da JF de Almagreira, mas sem sucesso, supostamente, Pombal (ou alguns elementos do executivo anterior) não cederam ás várias tentativas de negociação.
A população continua descontente e quando há pouco tempo me abordaram sobre esta questão, eu tentei explicar isso mesmo: que pode até ser de fácil solução se houver entendimento entre ambas as freguesias; posteriormente teria que passar sempre por varias entidades essa aprovação (Assembleias de Freguesia, Câmara Municipal, Assembleia Municipal, IGP, entre outros).
Responderam-me assim: “a nós povo, isso não interessa nada. Nós só queremos que resolvam os problemas, é para isso que os políticos lá estão”!
Esta é a verdade nua e crua. A politica e os políticos deveriam de ter essa como primeira missão. Bem sabemos que nem sempre é assim. O povo … esse só é lembrado de tempos a tempos, como agora, que estamos em (mais) uma campanha eleitoral.

2 comentários:

  1. Na Freguesia do Louriçal acontece o mesmo, mas ainda mais caricato. Duas aldeias (Moita do Boi e Antões) estão divididas entre a Guia e Louriçal. Seria muito mais fácil a Moita ficar totalmente a pertencer ao Louriçal e os Antões á Guia. Parece que não ha vontade politica para alterar isto. Nunca houve.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.