6 de junho de 2020

Da tragédia à farsa


Um eminente filósofo alemão advogou que a história repete-se, "primeiro como tragédia, depois como farsa" (O 18 de Brumário, de Luís Bonaparte, 1852, cap. 1). O recente episódio da requalificação do Jardim da Várzea vem dar-lhe razão. Depois da tragédia que foi a gestão do processo que culminou na encenação de consulta pública, assistimos agora à farsa do dissimulado interesse pelas opiniões dos pombalenses.

O caricato é que o comunicado autárquico só surgiu horas depois da Paula Sofia aqui ter denunciado a farsa. A Câmara Municipal de Pombal já não age; só reage. Está moribunda. E Diogo Mateus, o Tartufo, já não disfarça a sua condição de gato-pingado.

5 comentários:

  1. É a história da minha vida, Adérito. Fazer o mensageiro-amanuense reagir. E é a história da vida do farpas, fazer a Câmara reagir. E afinal, há aqui outro embuste: afinal o amanuense é nomeado, oficialmente, para o Gabinete de Apoio aos vereadores e está, na prática, a fazer notícias da Câmara - como de resto já antes fazia, mas era pago pelos jornais, Ou seria já propaganda indirectamente paga pela Câmara? Estão outra vez a fazer-nos de parvos, acham eles.

    ResponderEliminar
  2. Tô, tô companheiros, não resisto.
    Apesar do respeito que me merecem têm que reconhecer que são uns ignaros.
    Pretendiam referir "O Roda Bota Fora: O Medo antes da Comédia, a Vitória depois da Piada".
    Falharam em toda a linha.
    Fico triste.

    ResponderEliminar
  3. Companheiro Adérito, depois dizes que não há censura, nem lápis azul?

    ResponderEliminar
  4. Caro Rodrigues Marques,

    Obrigado por partilhar aqui a sua tristeza. É bem mais estimulante que a alegria bacoca de alguns dos seus correligionários.

    Abraço e volte sempre,
    Adérito

    PS Por muito que isso lhe custe, no Farpas não há censura. Mas o meu amigo sabe bem onde a pode encontrar.

    ResponderEliminar
  5. O Príncipe e o Pança, que são quem manda no Reino, simulam que ouvem, mas no fundo usam o QUERO...POSSO...E MANDO. Mas o que me espanta mais nesta cidade é a falta de coluna dorsal que tem esta gente ao ponto de colocarem na CMP uma pessoa que andou mais de 20 anos a difamar...tem uma divida para pagar...não paga...e ainda vai ganhar uma avença...Essa pessoa não tem coluna dorsal...e o Poder, usa todos os meios para calar quem pode tornar-se incomodo...e como o dinheiro é quem mais ordena...cale-se o emissor e fica tudo bem...o povo daqui a um anito e picos...come uns porcos no espeto, umas imperiais, uns bailaricos,que o Graciano está a precisar de trabalhar e também é laranja, e VOTA NA SETA.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.