29 de dezembro de 2009

E agora, algo completamente novo... JS POMBAL!

Para os que não sabiam (e o desconhecimento é desculpável), existe uma coisa chamada JS DE POMBAL, que por acaso foi a votos recentemente. Ao que consta, ganhou a disputa um Tiago Galvão (espero que não me tenham enganado no nome).
O que se espera destes jovens é alguma acção. Qualquer coisa diferente da nulidade que é a sua página na internet. De silêncios e inacção está o concelho farto.

21 comentários:

  1. Há uns tempos li um mini-artigo relacionado com a JS de Pombal em "O Correio de Pombal" e confesso que até julguei que fosse engano, mas afinal existe mesmo! Não sei o que tem sido feito, ou realmente não se faz nada de útil, ou não é divulgado, ou anda a "passar-me ao lado".
    Só me recordo de um cartaz de luta contra a abstenção em vésperas de eleições: http://olhar-real.blogspot.com/2009/09/luta-vota.html

    ResponderEliminar
  2. Mesmo esse não é trabalho "de cá"! ;)
    Eu acho que a coisa já começa bem... não foi noticiado em lado nenhum (jornais, rádios...), e nem no seu próprio site se descobre que a JS de Pombal tem um novo presidente. Depois queixam-se da comunicação social...

    ResponderEliminar
  3. Amigo e companheiro Nuno Gabriel, boa noite.
    Está mais do que visto que estás deslumbrado pelo intangível.
    Se é que estamos a falar da mesma pessoa, tivemos hoje um Deputado na Assembleia Municipal de Pombal, que dá pelo nome de Tiago Galvão e que é um guerrilheiro que não te digo nada.
    Mas os socialistas são muito distraídos e desconfiados e quiçá será essa a razão do estado de sítio do seu sítio na internet.
    Mas que o camarada Tiago Galvão é um bom adversário, disso não tenhas dúvidas.
    Fico expectante.
    Abraço.
    PS - Liga-me, por favor, 919 369 049
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Quando é que o novo presidente da JS Pombal foi eleito?

    ResponderEliminar
  5. As juventudes Partidarias são as formadoras dos futuros politicos. Nestas estruturas partidarias formam-se os bons e os maus politicos, os honestos e os corruptos. Ou seja é de pequenino que se torce o pepino.

    ResponderEliminar
  6. Para que V. Exas. fiquem esclarecidas sempre existiu formalmente JS em Pombal, e foram seus presidentes pessoas como Adelino Mendes, Gonçalo Santos, Nuno Araújo e João Melo Alvim. Também assumi essas funções durante 2 anos. Há já quase 3 anos que o presidente é o Tiago Galvão, que efectivamente é Deputado da Assembleia Municipal.
    O cartaz da abstenção foi produção exclusiva da JS de Pombal, não teve qualquer interferência da estrutura nacional.
    Também podemos começar a discutir a validade das juventudes partidárias, nomeadamente em Pombal, é outra discussão em que posso ajudar alguma coisa, com muito gosto.

    ResponderEliminar
  7. Ora aí está uma bela discussão, caro João André Coelho. Eu não percebo bem essa validade, mas até admita que a tenha (pelo menos, idealmente). Sejamos sinceros, muitos aderem às juventudes partidárias porque começam cedo a preocupar-se com "questões laborais". Com as devidas, honrosas e talvez abundantes excepções.
    Se é expectávelde uma juventude partidária que confira ao seu partido uma "pitada de irreverência", bem como uma maior atenção a este "sector etário" do elitorado, parece-me que, como noutros casos, tal só é discutível se houver acção. De outra forma, é tipo "amor platónico": sente-se muito, mas não se vai lá! ;)
    A participação da JS teria sido muito importante neste ano de 2009, prenhe que foi de actos eleitorais. Eu não vi nada. Era eu que andava distraído? O facto é que muitos outros ligam ainda menos do que eu a estes assuntos, e seguramente também não viram nada.
    De facto, no teu tempo, do João, do Adelino, havia notícias. E sabia-se quem era o presidente da JS. Mas entretanto, a coisa secou. E não por falta de necessidade.
    Tenho cá para mim (falo de cor, pois nunca pertenci a nenhuma juventude partidária, ou sequer a um partido politico) que a principal luta, nos tempos actuais, de uma juventude partidária, é interna. Por exemplo, saber quantos elementos da "jota" vão figurar em lugares elegíveis nos orgãos internos, nas Assembleias municipais, na vereação... corrige-me se estiver errado.
    Creio que, se efectivamente se justificam as juventudes partidárias, estas deveriam ter mais acção, "fazer mais barulho". Até porque têm espaço para isso, a idade e o "estatuto jota" permite-lhes uma postura que já não fica bem aos "homens e mulheres de estado" que depois integram os partidos. Isso é que seria bonito!

    ResponderEliminar
  8. Efectivamente a validade das juventudes partidárias tem vindo a perder-se. Mas por culpa exclusiva dos seus constituintes. Porque aceitaram durante demasiado tempo serem uma espécie de claque acéfala e só em último grau é que se lembravam de construir projectos válidos. A consequência disso foi precisamente a luta por quotas nas listas e as estruturas partidárias aceitaram esse jogo também cobardemente. Falo de Portugal e de Pombal.

    Tenho reparado com agrado que as juventudes partidárias nacionais estão a fazer um caminho de retorno à luta por causas. Alguns dirão que não são as mais importantes, mas são causas, o que já é bom. Ainda temos muitos caciques internos, demasiados, mas demora tempo.

    Depois vem a parte local. Aqui, Pombal tem a realidade para a juventude à imagem da que tem para o resto. A juventude que procura informação sobre a governação da CMP é pouca. Dentro dessa ainda menos é a que participa politicamente. E dentro da que participa politicamente, de forma activa, a JSD tem mais activos do que a JS. O PSD diz que é por mérito próprio, mas também já podia começar a questionar quais as motivações pessoais de muitos deles...

    Fui responsável por deixar que a JS esmorecesse em Pombal. Tive o orgulho de suceder ao João Melo Alvim. Fizemos o protesto visível na cidade de Pombal das "Faixas Pretas" que já sei que não agradou. Fizemos o boletim "A Cena" que, para quem se lembra, trouxe pela primeira vez o Índice do Poder de Compra Concelhio. Fizemos conferências de discussão, inclusive uma sobre as juventudes partidárias. Fomos a única juventude partidária que apresentou o seu projecto eleitoral duma forma pública em 2005(posso enviar cópia desse documento). Depois o PS perdeu como perdeu em 2005 e a vontade foi. As pessoas não acreditaram na validade dos vereadores do PS de então e o partido entrou em espiral e eu desmotivei. Passei a pasta.

    Não tenho dúvida que há gente muito válida na JS. Tem tentado criar um novo grupo para relançar alguma capacidade de mobilização, que será sempre em proporção da do PS. Há vozes insatisfeitas, mas os meios são muitos escassos, a disponibilidade real de cada um é curta. A prioridade foi discutir projectos políticos, o que deixou para segundo plano festas ocas e afins.

    Os mais velhos aqui têm que mostrar o caminho, cada vez mais me convenço. É pena, mas é verdade.
    Até lá a JS de Pombal só pode manter-se atenta, alerta para oportunidade de crescer.

    Os jovens pombalenses sempre fizeram a sua opção neste campo. Arraial estão lá todos, o concerto da Vânia Marisa pelo PSD nas eleições foi exemplo. E esses jovens não estão errados, a JS é que tem que fazer o caminho para se adequar. O cartaz da abstenção foi uma boa tentativa nesse sentido.

    ResponderEliminar
  9. Quem equaciona candidatar-se à Câmara ou à Junta, deverá primeiro tentar a sua sorte na presidência de uma Juventude Partidária?

    ResponderEliminar
  10. SRA CARDAL, eu espero que não seja condição sine qua non... ou lá se vão as minhas aspirações de poder! :)

    ResponderEliminar
  11. João Coelho,
    gosto da forma como abordas a questão, sem te esconderes dela.
    Falemos em casos concretos, que sei que tens peito para isso. Eu recordo-me da tua presidência, como da do João ou do Adelino. De facto, não sei o que vos motivou, mas... podia até ser para "comer gajas", que não me importo: cumpriam um papel. Não vou dizer que foram brilhantes, porque também não conheci muito o vosso papel, mas pelo menos sabia que existiam.
    O caso actual é diferente. Eu desafio-te a encontrares na NET (farpas excluido) ou em jornais ou rádios... alguma noticia sobre a eleição deste senhor Tiago Galvão (que não tenho o prazer de conhecer). Isto não é bloqueio dos media, é inépcia do politico (ou "pretendente a politico").
    O engenheiro Rodrigues Marques elogiou o seu desempenho, o que me parece sintomático (eu, como sportinguista gostei muito do trabalho que o Artur Jorge desenvolveu no Benfica, por exemplo). Esta JS dos últimos anos não incomodou NADA! E foi tão necessária no recentemente findo ano de 2009...

    ResponderEliminar
  12. João André Coelho:
    A menos que os estatutos tenham sido alterados… não é “presidentes”. É Secretário-Coordenador.

    ResponderEliminar
  13. Gabriel...
    Isto dava pano para mangas.
    Por que lado queres cortar?

    Logo pelas Associações Estudantis? Do Secundário ao Superior? Verdadeiros centros de captação e ao mesmo tempo frentes avançadas das Jotas?

    E olha que a JCP… Por isso é que quiseram dar cabo do Avante como fundo de financiamento do PCP [mas isso é outra estória]!
    É certo que, ou se faz como deve ser ou não se faz… Mas, e os outros? Têm uma página melhor?

    O que me preocupa é o que move estes putos. Melhor, como os movem. [mais me preocupam os que não se movem]

    ResponderEliminar
  14. Caro Carvaggio, tem razão. Apenas usei a ideia de presidente porque é aquela que as pessoas menos habituadas ao linguajar partidário percebem melhor.

    Caro Gabriel, seria muito incorrecto da minha parte começar a "malhar" no meu secretário-coordenador da JS, principalmente quando passei pelo cargo. Eu apenas tentei descrever o processo que leva as pessoas na JS de Pombal a assumirem mais uma posição de espera em relação ao PS.
    Até porque a JS esteve presente na campanha do Adelino, permanentemente, chegando muitas vezes a ser a parte mais numerosa da "caravana". Só que, como a campanha do Adelino teve o impacto eleitoral que teve, a minoria dentro da minoria só pode passar-te despercebida.
    A aposta da actual JS parece-me que tem sido por um contacto mais directo com uma faixa mais juvenil. É uma opção, que não sei se seria a minha. É uma opção legítima.
    Mas qualquer uma só provará ser válida quando o PS se organizar, der um sinal de abertura muito muito grande à sociedade pombalense.

    ResponderEliminar
  15. Caro João Coelho, um sinal de abertura que tarda, e que continuará a faltar enquanto não houver disponibilidade de algumas pessoas que o integram para enveredarem por uma luta por Pombal e não por interesses próprios.
    Quem está de fora tem a tarefa quase impossível de saber o que se passa no PS e na JS Pombal, e do que se sabe, não se pode dizer que dê grande confiança aos munícipes. Se não há uma boa capacidade de gestãos interna, é impossível conseguir gerir os destinos do nosso concelho.
    De qualquer modo, espero ter oportunidade ser esclarecida neste sentido, de modo a não ajuizar erradamente.

    ResponderEliminar
  16. Ser-se líder da JS/Pombal nunca foi fácil. Eu entrei na altura da liderança de Adelino Mendes, em 1991, altura em que muitos outros ilustres entraram, mas entre 1994 e 2001 não me envolvi por aí além, o que não invalidava que não soubesse ou que nao tivesse presente que a JS existia e que, mesmo dentro das suas limitações, desenvolvia alguma actuação.

    Por sorte ou azar, em 2002, assumi o cargo e mesmo perante a quase indiferença tentou-se reforçar a componente de formação ideológica (não formatação) e não tanto uma lógica de angariação, onde a JSD, fruto de uma organização superior, escorada no poder (a relação sempre foi mais estruturada que no caso do PS/JS - se quiserem discutir o estruturada, não estou a falar de subidas por mérito de cartão, mas da utilização mútua de recursos e da conjugação de interesses). Apesar de todos os esforços, não se conseguiu, salvo algumas iniciativas (em particular, e talvez de forma estúpida, orgulho-me das conferências realizadas sobre ideologias e ensino superior), não creio que o meu mandato atingisse o pretendido em sede de mobilização, embora regenerasse e atraísse alguns actores novos. Ainda assim, saí para a Distrital, cumprido o mandato, e ficou o João Coelho por cá, tendo procurado um registo que mobilizasse e angariasse. Mas numa conjuntura onde as próprias JS se tornaram ou em sindicatos de voto ou em meras células de resistência.

    E assim, depois de ter acabado o meu mandato na Distrital, do Coelho ter acabado o seu mandato na Concelhia, e num quadro distrital que roça o inenarrável (mas que outros estarão mais habilitados para o contar), o Tiago assume a responsabilidade, só recentemente formalizada, de gerir a JS. Não lhe invejo a tarefa e não tenho problemas em assumir que o não é apenas indiferença generalizada, é-a também da imprensa que, a mais das vezes, prefere nem se dar ao trabalho de dar a conhecer as actividades da JS.

    Seja como for, o trabalho em causa, a desenvolver, não me cabe a mim definir ou apontar, tanto que essa coisa do "mobilizar a juventude" é bitaite que diz tanto como "Supercalifragilisticexpialidocious".

    Voltando à vaca fria, Gabriel, o formato que a JS nacional disponibiliza para desenvolver o trabalho na net não é dos melhores mas deverá ser aproveitado.

    Voltando a uma vaca ainda mais fria, a necessidade e viabilidade das Jotas nesta fase da nossa partidocracia, também é outra onde posso participar. Não sinto essa participação como limitadora da minha vida cívica, nem como condicionante de qualquer outra opção, mas isso porque fui sempre algo para além da JS. Quem faz carreira única e exclusivamente dessa realidade habilita-se ao opróbio e à descrença, até deter algum poder, altura em que passa a ser um "maióre".

    No entanto, as Jotas não encerram o mal em si, podendo ser encaradas como partes de uma formação política com cabeça tronco e membros. Depende muito é de quem as comanda. E nesse aspecto, com todos os erros de quem comandou e comanda, Pombal está muito longe de ser o pior exemplo disponível. Já a validade e viabilidade do trabalho, dependerá apenas de quem o encabeçar.

    ResponderEliminar
  17. Não são as jotas, são o que fazem delas.
    A mim irrita-me a "luta partidária nas Associações de Estudantes". Parece-me que estas (AE's) ficam desvirtuadas. E as lutas internas... se há forma de descredibilizar uma instituição deste tipo, é narrando as histórias das lutas internas que ali se travam. Com todas as suas maldades, eu questiono agora é a eficácia da acção destas, em particular da JS de Pombal. Porque a JSD vai dando notícias. E dos outros partidos, não há ou não conta.

    ResponderEliminar
  18. No que respeita a Associações de Estudantes, a JSD tem feito o seu trabalho, apoiando e tentando que os Presidentes das Associações de Estudantes das principais escolas do concelho sejam elementos da JSD ou com grande ligação à mesma.
    Se este apoio dá frutos, isso já é outra discussão.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.