17 de dezembro de 2009

Planeamento territorial e urbanístico

É deixar cada promotor imobiliário construir a sua urbanização numa das nossas encostas ou vales, sem qualquer enquadramento territorial e urbanístico; e, depois, deixar cada um construir aonde lhes der maior jeito (muitas das vezes destruindo aquilo que deveria ser de todos).
Resultado: encostas com urbanizações vazias e, ao lado, encostas com construções perdidas na serra.
Eis o planeamento (urbanístico?) visionário no seu melhor!

5 comentários:

  1. Durante muito anos entrou-se no conceito errado da construção desenfreada, o que deixou os centros da cidades a cair de podre, abandonados e com preços proibitivos, pois cada um fazia a "maison" com "jinelas" "á la fenetre" conforme queria. Com isto criou-se um concelho sem traço Hurbanistico e feio, para não dizer completamente descaracterizado. Há casas com telhados apropriados para á neve em pleno litoral.

    ResponderEliminar
  2. As novas urbanizações seriam boas oportunidades de repensar o urbanismo de Pombal. Quando se faz de raíz, é mais fácil fazer bem. Em Pombal, têm sido, em geral, oportunidades perdidas!

    ResponderEliminar
  3. Os Romanos planeavam. E as cidades deles, estranhamente, ainda conseguiam acomodar algumas alterações urbanísticas, se necessário (ou à força de fogo... consta que o "nosso" Marquês era dado a essas reurbanizações à força).

    Mas planeamento é treta. Construção é boa porque é IMI, é imposto, é financiamento. É mais uma das palavras que, no acordo ortográfico, devia sair por "obsoleta"...

    ResponderEliminar
  4. Planeamento e Ordenamento do Território são dois vocábulos sem sentido no léxico dos nossos governantes e autarcas, sempre prontos, por um prato de lentilhas, a fazerem alterações para servirem interesses privados em detrimento do Bem Comum que devia ser o seu "Norte".
    Saudações.

    ResponderEliminar
  5. Onde há um espaçito dá para construir. Este é o pensamento de muitas pessoas, que naturalmente o que pretendem é valorizar os seus terrenos.
    O grande pensamennto é se a área é suficiente para construir "uma boa casa", o resto é converseta de uns gajos que andam para aí só a chatear o pessoal a dizer que em certos sítio não se pode construir porque é uma zona protegida, ou porque passa um lençol freático.
    Actualmente, os projectos mais comuns são as urbanizações, e eu só vejo um motivo para ser aprovado um projecto sem garantir todas as condições - INTERESSE! E não é propriamente do interesse de todos nós que falo, mas sim de alguns em particular.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.