2 de dezembro de 2009

Pombal a marcar passo


O INE publicou recentemente o Estudo sobre o Poder de Compra Concelhio, referente a 2007, que caracteriza os municípios portugueses sob o ponto de vista do poder de compra, na acepção lata de bem-estar material. Pombal, com um IPCC de 73,80, contínua economicamente a marcar passo (tal como no estudo da qualidade de vida), está muito abaixo da média nacional, está abaixo da média distrital (77,00) e muito abaixo da média da NUT onde está inserido - Pinhal Litoral (IPC = 90,32). Porque é que estamos a marcar passo há tanto tempo? Talvez porque se têm tomado opções erradas e desbaratado recursos.

26 comentários:

  1. O ESTUDO DA QUALIDADE DE VIDA ERA AQUELE EM QUE CASTANHEIRA DE PERA E OUTRAS iguais(falidas) apareceiam prá aí 50 lugAREs acima de Pombal.


    PORQUE é que nos seus posts linka para tudo, e não linkou para este estudo???
    èra para não se ver qqr coisa??
    2007???
    Não há nada mais recente, é que em épocas de crise geralmente os que estavam piores teem tendencia a piorar.


    Isto não são daqueles que são emitidos trimestralmente?

    O gráfico apresenta só 5 concelhos por quÊ, quando são dezenas de concelhos a integrar o distrito, e outras dezenas no pinhal litoral ?
    (deve ter a haver com tudo o que já aqui foi defendido em relação a Castanheira)

    ResponderEliminar
  2. Caro Adelino Malho, os tipos do INE tb não gramam Pombal. Como os da UBI. Acho mesmo que há uma conspiração internacional contra Pombal! E depois, esses mal intencionados não fazem por menos: inventam estudos só para nos chatear! :)
    Mais mérito nós temos, repara bem: mesmo com todas as instituições a moverem-se contra Pombal, por pura perseguição, conseguimos ser o melhor concelho do país, qui ça da Europa! Ah valentes que nós somos! Haja alegria...

    ResponderEliminar
  3. http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=56951125&DESTAQUESmodo=2


    Para que haja alegria então...

    ResponderEliminar
  4. Como não gosto de jogar com a dialéctica cá vão os nºs retirados do site indicado pelo João André Coelho (que desde já agradeço a gentileza)

    Média nacional 100%

    Baixo Mondego 102.38
    Catanhede 71.33
    Coimbra 139.13
    Condeixa a nova 76.37
    Figueira 96.59
    Mira 66.48
    Montemor o Velho 67.78
    Penacova 51.44
    Soure 60.65

    Pinhal Litoral
    Batalha 82.71
    Leiria 99.77
    Marinha Grande 101.99 (??,os pontos de interrogação são meus, não estava á espera deste valor neste concelho, era um dos resistentes no distrito, e pelos vistos este é deverá de servir de exemplo)
    Pombal 73.80
    Porto de Mos 67.87

    Pinhal Interior Norte 62.27

    Alvaiazere 58.33
    Ansião 62.58
    Arganil 60.50
    Castanehira de Pera 59.53
    igueiro 55.61
    Gois 55.60
    Lousa 74.62
    Miranda do corvo 58.11
    Oliveira do Hospital 65.25
    Pampilhosa da Serra 55.46
    Pedrogao Grnde 58.61

    Médio Tejo 83.01
    Abrantes 86.90
    Alcanena 71.11
    Consyancia 83.44
    ntroncamento 111.98
    Fereira do Zezere 57.63
    Ourem 74.17 ....(faltam alguns que não me apeteceu copiar, visto que isto não permite o ctrl+x ctrl+v)

    Coloquei aqui as regiões que teem concelhos encostados ao de Pombal, sem qqr comentário (excepção da Marinha, por causa do MEU espanto em virtude do BOM resultado)

    Aconselhava a vizualização dos resultados dos EXEMPLOS

    ResponderEliminar
  5. Eu é que tenho de agradecer à Alegria (cada vez que escrevo estas frases com o seu nome rio-me, peço desculpa). É que poupou-me o trabalho.

    Agora só temos de escolher com quem é que nos queremos comparar, onde é que queremos posicionar Pombal.

    ResponderEliminar
  6. Assim como assim no rendimento com Coimbra SFF, mas penso que termos de ser realistas, na minha opinião com a Marinha Grande, Ourem, Lousã, Batalha, Porto de Mós,entre outros, que penso que devam de ser os concelhos mais parecidos com o nosso nos mais diversos aspectos.

    Estou a excluir o Entroncamento, porque que, como eu, apanha muita vez o Comboio daqiu para Lisboa, repara que nesse Concelho existe muita gente que vai trabalhar a Lisboa, e estes resultados devem de estar um pouco mascarados por esse facto.

    Agora por favor não se compare mais o Concelho de Pombal, as opções (erradas ou certas) tomadas no Concelho de Pombal, com Ansião e Castanheira de Pera.

    No post acima já tive o cuidado de sugerir a comparação com a Marinha Grande POR EXEMPLO(entre outros).

    Olhe que é bom sinal o riso, era pior se for choro de tristeza.

    ResponderEliminar
  7. Amigos e companheiros, bom dia (o meu relógio biológico assim o indica).
    Os socialistas têm quatro pequenos pecadilhos de difícil redenção.
    1. São socialistas, empedernidos;
    2. São muito imprevisíveis;
    3. Têm a cultura das galinhas: Esgaravatam para fora;
    4. Defendem o quanto pior melhor.
    Não há nada a fazer.
    São um caso perdido.
    A estudar!?
    Abraços.

    ResponderEliminar
  8. Quem, passados 16 (20) anos, deixa o Concelho neste neste estágio deveria, aquando da partida, mandar arrancar as placas todas.
    Pelo menos isso, e não é pedir muito...

    ResponderEliminar
  9. Companheiro Rodrigues Marques, sabe quem diz o mesmo do PSD? Pois, são uns socialistas que muito têm em comum com a gestão Narciso Mota. Têm, aliás, o que neles mais se destaca: o apego (quase em vácuo) ao poder.

    É onde as verdadeiras naturezas dos líderes se revelam e, mais frequentemente que o contrário, se confundem. O que mais temos hoje são cópias a papel químico uns dos outros que exigem mais da oposição que deles próprios, legitimam boas acções, erros vergonhosos e desonestidades de toda a ordem com os votos que lhes concederam (como se cada voto não fosse um termo de responsabilidade) e desmaiam com os calores da desonra a cada crítica, para depois distribuírem os mais baixos insultos por pelos opositores, sem qualquer noção de cargo e nível.

    É assim com alguns dos que defende, Rodrigues Marques. É assim muitas vezes com Narciso Mota. E é assim com as suas próprias intervenções. Costumava admirá-las, porque as sabia suadas e feitas com dedicação de soldado. Agora que reparou que está num forte, virou artilheiro. Mas note que não é pelas baixas causadas que se fica para a História.

    ResponderEliminar
  10. Não necessitamos de comparações com outros concelhos para perceber que há muito a fazer no concelho de Pombal em prol dos Pombalenses. E mesmo em aspectos em que comparativamente com alguns concelhos aqui referidos temos indicadores mais positivos (ou menos negativos), não significa que devemos ficar satisfeitos. Posso exemplificar com o número de enfermeiros por 1000 habitantes: Pombal (2,7); Marinha Grande (1,2); Porto de Mós (1,5); Batalha (2,3); Ansião (1,3). Temos uma média superior, mas que não é suficiente para garantir uma prestação de cuidados de grande qualidade e com verdadeira atenção no ser humano como um todo.
    Isto leva-me a reflectir sobre a satisfação dos pombalenses, que não pode ser avaliada de acordo com os resultados eleitorais, muito menos pode ser realizada uma comparação fiável com o passado recente.
    Se as políticas são mantidas e as prioridades sempre as mesmas, é impossível que o panorama do concelho sofra alterações. (basicamente, 20 anos do mesmo não podem ser positivos, por isso pensar na mudança talvez seja uma boa opção...se a única hipótese for a de mudar para melhor, claro está).

    ResponderEliminar
  11. Bom dia

    Menina JA

    Os 2.7 de Pombal nao sera?! dom do Ceu!,para assim dar melhor assistencia aos perigrinos que passam no nosso concelho para Fatima.
    Ou estamos pelo menos a frente na saude?!!!!
    Investigue esta area !
    cumprimentos
    EA

    ResponderEliminar
  12. Boa noite!
    Após tanta especulação e comparação com os concelhos limítrofes sou levado a tecer o seguinte comentário.
    Só podemos comparar o que é comparável! Pombal não têm qualquer semelhança com o concelho de Ansião, por exemplo, senão vejamos:
    - O concelho de Pombal têm, apróximadamente 60.000 habitantes.
    - Pombal cidade têm cerca 17.000 habitantes
    - O nosso concelho têm 5 pólos industriais e, uma industria mais forte e diversificada.
    - Pombal têm um hospital dsitrital que dá apoio aos restantes concelhos limítrofes, Ansião, Alvaiazere, Pedrogão Grande, Castanheira, etc.
    -O nosso concelho está servido de uma rede viária incomensurável e trás mais acidentes, relativamente aos aludidos concelhos.
    -Quanta mâo de obra vêm dos outros concelhos
    -Quantos habitantes têm Ansião?

    Agora meus senhores (as) digam como podemos comparar o incomparável e, digam quantos pólos industriais têm Ansião ou os outros concelhos acima referidos e ainda quantos pombalenses vão trabalhar para os supra citados concelhos.

    Sou apologista de nívelar por cima

    ResponderEliminar
  13. cARO dBOSS

    Aleluia
    alguem que entende o que é terrivelmente simples

    ResponderEliminar
  14. Caro DBOSS,
    Por tudo aquilo que afirma (que é muito pouco e tem o valor que tem, ou seja, muito pouco) deveria concluir o óbvio: Pombal, em termos de IPCC, deveria estar muito melhor.
    E não está porquê?
    Porque têm sido tomadas más opcções. Por isso estamos atrás da média da nossa NUT, do Distrito e do País.
    Pior era difícil. Nomeadamente para um concelho que tem (quase) tudo para ser muito melhor, para ser o tal concelho de charneira.
    Boas,
    AM

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde caríssimo Sr. Malho!
    Parece-me que voltamos ao velho problema, ou seja:
    desconheço a qualidade dos estimadores, a sua fiabilidade, para poder emitir um parecer técnico, neste caso, recorro ao que é vulgarmente designado por técnica do olhómetro, o que é visível a olho nu, que são os investimentos em infraestruturas tais como redes viárias, zonas industriais e equipamentos urbanos.

    Se eu tiver 5 euros no bolso, para apenas um dia, tenho de tomar uma das duas opções:
    1ª opto por ir ao restaurante almoçar e fico sem dinheiro para o lanche.
    2ª opto por comer uma sopa e tomo um café ficando com dinheiro para o lanche.

    Parece-me que Câmara Municipal tomou a 1ª opção, política é certo, endividou-se sem atingir o endividamento legal, fez investimentos com retorno investindo em equipamentos de forma a proporcionar um crescimento sustentado.

    Segundo a comunicação social outros municípios endividaram-se ultrapassando os limites legais comprometendo o tal crescimento sustentado. Deixaram para as gerações futuras um futuro sombrio, sem emprego e com facturas elevadas por pagar.

    Constamos ainda que os concelhos menos povoados e menos industrializados são os que apresentam maior poder de compra, por esta razão eu questiono a opção pelos estimadores escolhidos.

    ResponderEliminar
  16. Caro DBOSS,
    Essa de por em causa os resultados de estudos de entidades recohecidas pelas abordagens científicas que utilizam com o argumento de desconhecer a qualidade dos estimadores (deve ter ouvido essa em qualquer lado)diz muito do opinador e cheira a conversa para encher ...
    Só o vejo contestar estudos com rigor científico com "cliches" e exemplos, o que não deixa de ser revelador.
    Digo-lhe mais, para contestar as metodologias e os estimadores utilizados pelo INE ainda vai ter que nascer outra vez e passar outros tantos anos nos bancos da escola.
    Boas,
    AM

    ResponderEliminar
  17. Companheiros DBOSS e Adelino Malho, boa noite.
    Agora deu-lhes para malhar um no outro?
    Não era suposto malharem, ambos, no Engº Narciso Mota.
    Já não percebo nada disto!
    Amigo e companheiro Adelino Malho não tiveste, na Faculdade, uma cadeira que se chamava “Probabilidades e Estatística”?
    E esses estudos o que são senão probabilidades, baseadas em estatísticas?
    Falíveis e, portanto, muito pouco fiáveis.
    Até melhor matemática…
    Abraço.

    ResponderEliminar
  18. Boa noite caríssimo Sr. Malho!
    Nunca pus em causa os conhecimentos científicos do INE.
    O que todos nós temos é o direito de questionar as opções tomadas relativamente aos estimadores utilizados no estudo em causa.

    Os métodos científicos utilizados são sempre os mesmos em qualquer parte do mundo os estimadores, esses sim, podem ser outros e chegamos a resultados totalmente dispares.

    Volto a questionar: porque razão os concelhos com densidade populacional menor e com menos industria apresentam melhores rácios neste e noutros estudos?

    ResponderEliminar
  19. Caro DBOSS,
    O diz não tem qualquer colagem com a realidade (seria estranho que tivesse)e até por observação directa ou simples dedução se conclui exactamente o contrário.
    Vide na nossa NUT o caso da Marinha Grande: o concelho mais industrializado e (talvez, falo sem dados) o de maior densidade populacional.
    Boas,
    AM

    ResponderEliminar
  20. Os estudos realizados por profissionais qualificados para o efeito não têm credibilidade. E as pessoas que favorecem amigos e familiares no acesso a cargos públicos, que não se dão ao trabalho de esclarecer casos como o JVV, que permitem que o nosso concelho ainda tenha tantos problemas, que se preocupam mais com o seu próprio estatuto do que com as necessidades dos cidadãos de Pombal, têm credibilidade?

    ResponderEliminar
  21. Boa noite Sra. do Cardal!
    Aqui ninguém disse que os estudos não têm credibilidade e muito menos questionou a competência dos técnicos que efectuaram o estudo.

    Todo o estudo feito pela entidade em causa têm credibilidade científica, que é diferente da realidade. O que foi questionado foram os estimadores e, por outro lado , a análise é do ano de 2007 e estamos em finais de 2009.

    Seria importante comparar três anos, isso sim, os métodos e os estimadores eram os mesmos e tinha-mos uma progressão ou regressão.

    ResponderEliminar
  22. Olhe que disse... a credibilidade do estudo foi posta em causa. Por si, e pelo engenheiro Rodrigues Marques. Este, com o "golpe fácil" (um pouco cliché, caro Rodrigies Marques) de identificar a estatística como "uma outra forma de mentira" - verdade verdadinha, mas que a ser levada ao extremo, justificaria que se proibissem todas as estatísticas, sondagens, estudos de probabilidades e coisas afins. No seu caso, DBOSS, ao aludir ao facto de os estimadores deturparem os resultados finais, coloca em causa (seriamente) o estudo. Se dissermos (e desculpe-me o prosaísmo)de certo estudo que "com estas premissas, os resultados são uma cagada", não estamos, seguramente, a chamar "credível" ao estudo. Concorda?

    ResponderEliminar
  23. A questão (e tentando abordá-la de forma séria) é a seguinte: acreditamos que os resultados são credíveis ou não? Se aceitamos, analisemos os resultados e os motivos do insucesso. Se não aceitamos, uma de duas hipóteses se coloca: ou os resultados são falsos por incompetência técnica de quem os elaborou (aqui todos concordámos que não será o caso), ou os autores pretendem "fabricar" um resultado. Como têm vindo a penalizar Pombal, nos diferentes casos apontados, seremos levados a concluir que existe uma mega-cabala contra o nosso concelho. Será?

    ResponderEliminar
  24. É muito mais fácil descredibilizar os estudos do que assumir que realmente temos muitos aspectos que necessitam de intervenção imediata em prol do nosso concelho. Não dependemos das comparações com os outros, mas estas podem ser muito positivas se levaram a questionar sobre aquilo que pode ser feito para melhorar, e ter melhores resultados em posteriores comparações.
    As pessoas são comparadas a todo o momento a todos os níveis, comparamos possibilidades de acção, comparamos livros, comparamos tudo e mais alguma coisa, e temos essas comparações como válidas. Julgo que comparar concelhos não devia ser algo assim tão questionável, mas cada um tem as suas opiniões. De qualquer modo, creio que se o concelho estivesse "bem visto" nessas comparações, elas seriam mais do que enaltecidas.

    ResponderEliminar
  25. Às vezes, quando vejo algumas pessoas colocar em causa estudos de entidades credíveis que utilizam metodologias repetidamente validadas, fico na dúvida se o fazem por cegueira política ou por ignorância. Se é por cegueira política é mau; mas, ainda assim, compreensível. O caso é mais inexplicável se tem a ver com ignorância, porque é indesculpável em pessoas que passaram pelas cadeiras do ensino superior.
    O estudo em causa é o mais recente. As contas nacionais são fechadas um ano depois do fecho do ano a que se referem, após a recolha de todos os dados e a validação cruzada dos métodos econométricos utilizados. Só depois é que o INE avança para as contas regionais e por concelho. Por isso, só agora foram publicados os dados por concelho referentes a 2007.
    Quem não gosta dos dados não coma. Infelizmente, são estes que vão ficar para a história. Não por culpa do INE.

    ResponderEliminar
  26. Talvez seja uma tentativa de auto-ilusão.
    É ao estilo aqueles pais que têm filhos muito bem comportadinhos junto deles e que depois na escola batem nos colegas. Defendem ac máximo que os seus filhos são perfeitos, mesmo que tenham todas as provas contra eles.
    É possivel que seja o grande amor por Pombal...e quando o amor é cego e surdo...não vale a pena tentarmos mostrar a realidade.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.