31 de julho de 2010

Mas como foi possível?

Imagine, caro munícipe, que ganha 1500 € de ordenado e este lhe é depositado na conta. Imagine, também, que alguém, durante meia dúzia de meses, lhe desvia 70% do ordenado. Sinceramente, acha que isto lhe poderia acontecer? Acha que não detectava a marosca, imediatamente?
Pois, caro munícipe, a CMP tem uma conta bancária onde deposita uma receita regular de cerca de 150.000 € / mês referente ao abastecimento de água. Entretanto, por razões que a razão desconhece, alguém do serviço de contabilidade – vejam bem, do serviço de contabilidade - decide utilizar a conta do município para provisionar as suas contas particulares e assim desenvolver uns investimentos turísticos no Brasil. Desvia, ao longo de sete meses (pelo menos), 70% da receita da água e NINGUÉM detecta! Mas como pode isto ter sido possível?

18 comentários:

  1. Camarada Adelino Malho, boa noite.
    Olá!!??
    Parece que tu, também, estás indiciado.
    Como é que tu sabes tantas coisas?
    E porque carga de água é que tu fazes a analogia que fazes?
    Mau!!
    Sabes mais do que dizes.
    Assim faz o favor, a bem de todos nós munícipes pagantes, (é demagógico, eu sei) de dizeres aquilo que sabes e em particular à Polícia Judiciária.
    Fazias a boa acção do dia.
    Com abraço, pequenino, mas com abraço solidário.

    ResponderEliminar
  2. olá!
    Só é possível por excesso de confiança e ingenuidade mas, estou certo, durou muitos meses, senão anos, só não compreendo como o Sr. de Marques defende o indefensável. Seria melhor dizer a todo o mundo para não falar mais no caso porque prejudica o Município, já não pode resolver nada, né.
    Apesar de tudo o Seu de Narciso é pessoa séria e de confiança, foi ingénuo, paciência, temos pena.

    ResponderEliminar
  3. Ah bom…se o desvio de dinheiro noticiado afinal é referente à liquidação das facturas de abastecimento de água, tratamento de saneamento, recolha de resíduos sólidos e respectivo tratamento, então será totalmente legítimo por parte dos Munícipes como forma de manifestação cívica, deixarem de efectuar a liquidação das suas futuras “facturas de água”. E, não se perspectiva legitimidade alguma por parte do Município de vir a cobrar futuros juros respectivos a este incumprimento atempado de liquidação por parte dos utentes/administrados. Esta atitude digna de intervenção cívica merece a adesão por parte de todas as pessoas e entidades do concelho de Pombal, que se considerem lesados, até ao total esclarecimento de toda a verdade inerente desta “ESTÓRIA DE EMBALAR”, bem como todo o apuramento e imputação das responsabilidades penais, administrativas e cívicas (que o dinheiro também tem que ser reposto por alguém dos supostos responsáveis, nem que seja às prestações).

    ResponderEliminar
  4. Acredito, sempre acreditei na honestidade do Engenheiro Narciso Mota. Mas também sei que a sua vaidade o leva a acreditar mais em quem o lisonja do que em quem tenta travar com ele uma conversa esclarecida e esclarecedora e verdadeira. Há centenas de trabalhadores na Câmara Municipal que se pudessem falar diriam isto mesmo! Suponho.
    Saudações.

    ResponderEliminar
  5. Caro amigo Professor agora é que tocou na ferida do Eng. a vaidade dele tem-lhe retirado a visão clara e objectiva do Concelho. Quem o lisonja é o maior, nem que seja o maior corruptoe incompetente. Quem contraria o Sr. Eng. não presta, é oportunista e outro adjectivos. Eu sei que burro velho não toma ensino e que nos vale a Santa lei da limitação de mandatos para só o aturar-mos mais 3 anos. Rezo todos os dias para esse glorioso dia chegar. Já me falta a paciencia para tanto NARCISISMO.

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Sr. de Roque eu estava pensando que você era ATEU!
    Afinal você reza e é temente a DEUS logo pode ser castigado por excesso de linguagem de caverna.

    O Sr. de Narciso é um cara legal e humano veja que até foi enganado por um cara que não enganava ninguém.

    ResponderEliminar
  7. Sr Grilo Falante1 tambem é advogado do diabo ou tambem come do TACHO ?
    E quanto á linguagem de caverna... Caverna tem o Sr na cabeça em vez de cerebro... Tenha juizo...

    ResponderEliminar
  8. Sr. Grilofalante1, (por onde andarão os outros?) o Sr. Roque não me constituiu seu (dele) defensor. No entanto, cabe-me informá-lo que, segundo as mais modernas teorias teológicas, essse Deus do chicote e dos rebuçados está ultrapassado. Deus existe mas vive incógnito sem Tempo nem Espaço concretos avaliáveis.
    Saudações.

    ResponderEliminar
  9. "Deus do chicote e dos rebuçados" remeteu-me imediatamente para um contexto sado-maso... bem sei que não era essa a mais funda acepção da imagem, professor (nem andaria lá perto), mas não resisti. Pareceu-me coisa digna de um Pasolini...

    ResponderEliminar
  10. O problema não está na seriedade do engenheiro. Está - isso sim - na frase que aqui reproduzo da autoria do prof. Maia de Carvalho, que tão bem conheceu o presidente no desempenho das funções. E que - tal como vários de nós - também alimentou a última reunião de Câmara. Mas sobre isso darei conta em post adequado.
    O problema está, então, aqui: "que a sua vaidade o leva a acreditar mais em quem o lisonja do que em quem tenta travar com ele uma conversa esclarecida e esclarecedora e verdadeira. Há centenas de trabalhadores na Câmara Municipal que se pudessem falar diriam isto mesmo! Suponho".

    ResponderEliminar
  11. Olá!
    Ó sr. De Roque me disseram que você é um cara legal, bom rapaz, não tímido, mas muito stressado. Estou constatando os factos mas olhe que os outros não têm culpa.
    Já imaginou se eu abrisse o livro e lhe disse-se que todos temas uma caverna na cabeça, onde estão os miolos que pelos vistos o Sr. não têm?
    Estão caindo os Santos todos da igraja das Clarissas.

    ResponderEliminar
  12. Olá!
    Caro professor todo aquele que acredita em Deus admite a Sua Omnipresença e o Seu poder.
    Quando se fala em castigo de Deus ele pode assumir várias formas, mesmo sem ser castigo corporal

    ResponderEliminar
  13. Fraco Poder o que se afirma pelo castigo, seja ela qual for e de que ordem. Deus É. Não necessita de mais atributos.
    Saudações

    ResponderEliminar
  14. "Disse-se" ou "dissesse", grilo? Distracção indesculpável quando precedida de uma "ameaça de abrir o livro". Bom seria que o livro a abrir fosse o da gramática da língua mãe, ou outro em que se explicasse "tintim por tintim" o que é um verbo reflexo, e o que é um pretérito do conjuntivo...

    ResponderEliminar
  15. Sim, para tratamento de choque:"Salo ou os 120 dias de Sodoma"

    ResponderEliminar
  16. Olá!
    Ó Caras vocês me deram na muge, se serve de desculpa, estive imigrado, algum tempo!

    Professor fique sabendo, direi mais, fraca a educação que é imposta.

    Gabriel obrigado pela correcção!

    Jorge Ferreira estou sabendo que você lê Bíblia todo o dia, graças a Deus há alguém dedicado de alma e coração à sua causa, para sempre.

    ResponderEliminar
  17. Meu caro Grilo,

    Para si, que imagino ser pessoa de coração sensível, sugiro que - ao invés de “Saló ou os 120 Dias de Sodoma”, mais próprio para tratamentos de choque, como o disse - se tever oportunidade, vá aí a um dos "Cine Clubes" do nosso amado concelho - tendo andado por fora, sabe bem, que falar de amor nesta situação e a esta distância, não é conversa mole, mas um sentimento que se exacerba – e presenteie-se com o "Evangelho Segundo São Mateus", na versão de Pier Paolo Pasolini, o que, decerto, não será difícil de ver, ou de rever, num desses locais. Claro que, numa terra tão Cristã e Católica como a nossa, desde tenra infância que nos habituámos a beber nessa fonte inesgotável que é a “Bíblia”. Todavia, ainda não há muito tempo, tive o prazer de descobrir um texto babilónico, desse “crescente fértil” ainda mais inicial, chamado Gilgamesh, que é uma maravilha de palavras para alimentar a alma.

    Pra semana há oportunidade a umas Imperiais sóbrias no Palácio do Gelo. Queira marcar presença e dar notícia.

    P. S. : É nos momentos das maiores provações que se descobrem os grandes homens e líderes. O nosso Presidente está a passar por um momento desses. Talvez – porque “ínvios são os caminhos de Deus” - fosse bom ele seguir as mesmas sugestões cinematográficas, literárias, não esquecendo a particular importância das Imperiais, porque são estímulos que, mesmo na escuridão, iluminam o espírito e revelam os caminhos certos!Conhecendo, como conheço, o sangue dos Ferreiras, acho que ele bem precisa disso.

    ResponderEliminar
  18. Olá!
    Caro Sr. Jorge um dia, quem sabe, vou ter de tomar um preciosos nectar com você. Acho que merece essa consideração, como deve imaginar, venho de um País quente e, estranhamente, não gosto de gelo nem de cerveja, podem provocar choque térmico, os grilos gostam de tempo quente.

    Quanto às suas recomendações gosto mais do bonanza, Jonh Ring, Colt, entre outros. Para mim Asterix, Memorial do convento, Eurico o Presbitro, o Bobo, a Cidade e as Serras, O Coração são areia de mais para um cidadão como eu que viveu o tempo de SALAZAR, figueira que não gosta.
    Sem dúvida tenho coração mole mas, para falar de amor, gosto mais de mulheres.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.