5 de fevereiro de 2014

Centro de Interpretação e Museu Sicó

A Câmara Municipal de Pombal vai avançar com a construção de um edifício em Poios, Redinha, para pretenso apoio turístico ou estudo na Serra do Sicó, onde irá gastar entre 2.200,000,00 a 2.800.000,00 (conforme a fonte da informação publicada). Ou seja, cada pombalense vai pagar cerca de €50,00, incluindo velhos, crianças e os que emigraram recentemente, para além do que irá pagar em manutenção e funcionamento e para além do que irá pagar na construção dos museus de Santiago de Litem, de Mota Pinto, etc.
Ao contrário da justificação esfarrapada que li transcrita em ata, a utilidade é muito inferior aos sacrifícios dos contribuintes. Continuamos a assistir à construção de “elefantes brancos” à custa do empobrecimento e/ou insolvência dos contribuintes e a Câmara Municipal continua a adquirir ou construir edifícios, a fabricar espaços para novos empregos públicos e a substituir a iniciativa privada.
Faz muito mais Fernando Mota (e também Filipino) pelo desporto (BTT) e pelo turismo na Serra do Sicó, a abrir e a manter trilhos sem qualquer subsídio ou apoio público ou medalha, do que a Câmara Municipal a gastar milhões para a fotografia…

32 comentários:

  1. Amigo e companheiro José Gomes Fernandes, boa noite.
    Lá estamos nós em rota de colisão. Onde é que pará a tua Aurora? Tu sabes que eu sei que tu sabes que a constituiste para teu gáudio.
    Mas, também, sabes que a Associação de Defesa do Património de Pombal muito lutou e fez pela Serra de Sicó.
    Posso contar-tê pormenores vividos e, alguns, tristes.
    Como nunca fizeste esse caminho, compreendo que não compreendas a importância desse investimento.
    Choro lágrimas de pedra pela tua ignorância.
    Até aos Poios, camarada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carissimo,

      Tenho vindo a acompanhar os seus comentários sobre a mais diversas matérias, aqui, no Farpas, e a conclusão a que chego, é a de que se este executivo do Município decidir fazer algo de escandaloso para uma época de recessão de profunda crise como a nossa, o senhor estará lá para apoiar fanaticamente, tal e qual aquando da Inquisição na queima de inocentes ditas bruxas... tem de se ter dois dedos de testa, e já agora, eu, como centenas de munícipes de Pombal, necessitamos urgentemente de saneamento... poupem lá os 3 milhões e comecem a abrir fossas para a malta!

      Um abraço

      Eliminar
    2. Amigo e companheiro Contesto este 14, boa tarde.
      Não é verdade o que afirmas, em todas as vertentes.
      Aqui não há duas verdades.
      Se quiseres a verdade verdadinha, correspondente ao ponto de intercepção de duas rectas, que não paralelas, já que estas só se encontram no infinito, conta comigo.
      Aqui é que mora o nó górdio.
      Já critiquei algumas obras da Câmara.
      Devido à minha careca tenho mais do que dois dedos de testa.
      Quanto ao saneamento.
      Aí alto e pára o baile.
      Em todos os fóruns, onde posso estar e me deixam, tenho colocado a execução de saneamento como a prioridade das prioridades.
      Numa Assembleia Municipal desafiei a Bancada do Partido Socialista para agarrar na bandeira do saneamento do município.
      Mas moita carrasco.
      Eu próprio dei o exemplo, enquanto estive em Presidente de Junta, na execução de saneamento na minha freguesia.
      O possível.
      Abraço

      Eliminar
    3. Carissimo,

      Quanto ao saneamento, choro mares e mundos por cada vez que, a exemplo do lugar de Água Formosa e Ilha, se alcatroam estradas e fazem passeios 10 dias antes das eleições, sem que exista um plano a curto-prazo para o saneamento em tais localidades. A mim não me atiram areia para os olhos, mas metaforicamente "atirou-se alcatrão" aos olhos das pessoas, e os votos manchados com alcatrão foram... Tudo isto para dizer que mais fraco é um Executivo quanto mais fraco for a sua oposição, e neste momento, por muita pena minha, não existe oposição que lhes faça frente, não existe Democracia em Pombal...

      Eliminar
    4. Caro Contestoeste14 existe democracia não á é quem a queira aproveitar ou vivemos um momento de alguma fragilidade de valores, note, no nosso concelho a um jovem de 16 anos só lhe resta dois caminhos para o futuro, ou adere á JSD e por essa via chega a um lugar para resolver a sua vida ou tira um curso de inglês para imigrar, essa do alcatrão é batata velha, o que deve perguntar é como o PS perdeu a Câmara de Pombal, o caríssimo é dos que comem rebuçados com o papel? Se a Rainha Santa fizesse pão não havia fome na pátria e o rei D. Dinis era o monarca mais popular do mundo, não acha.

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    6. Estive particularmente atento a estas últimas Eleições Autarquicas, e falo na realidade da Água Formosa pois a população estava completamente descontente e descrente do Executivo, fizeram a limpeza do alcatrão, e essa localidade ficou nas nuvens.. Mas o Samuel tocou aqui num ponto, JSD, que tem muita tinta para correr ainda... Não vivo num mundo de maravilhas, mas acredito que ainda viverei num Conselho democrático, onde toda a voz possa ver ouvida e esclarecida... Penso que a culpa aqui de não existir uma oposição de jeito, e fala no PS mas também lhe digo que o líder do PS Pombal não queira fazer grande coisa, pois é preciso mexer-se para ter resultados, e se o PSD escolheu tão maus candidatos para as demais Juntas, o PS aí rebentou a escala. Talvez seja mesmo por falta de confiança que a nossa politica tem hoje em dia...

      Eliminar
  2. oh engenheiro...avive-me a memória: a Associação de Defesa do Património Cultural de Pombal também morreu de morte matada ou foi de morte morrida? Dividia o espaço com a Associação de Ex-Autarcas, no edifício Manuel Henriques Júnior. Era, não era? E a Aurora, chegou a ter sede?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga e companheira Paula Sofia, boa noite.
      Não sei, não, onde é que repousa a Associação de Defesa do Património Cultural de Pombal.
      Quando por lá andei, nos anos 80, a sede era na Torre do Relógio Velho.
      Quanto à Aurora, o companheiro José Gomes Fernandes já te respondeu.
      Beijo.

      Eliminar
  3. A aurora funcionou durante os primeiros anos com várias atividades públicas e era organizada em sede emprestada pela Câmara Municipal. Talvez te lembres dum evento no Celeiro do Marquês, onde o teu amigo estragou a festa, como era habitua quando ele não era o protagonista.
    Se queres saber mais, pergunta uma pessoa de quem finges ser amigo (o presidente da assembleia geral) pela ata de tomada de posse, para de seguida convocar eleições a fim de outros tomarem os destinos da Associação.
    Apesar das atividades que desempenhou, não recebeu subsídios nem ficou endividada, como algumas em que te meteste...
    Para a próxima vez, antes de voltares a mostrar a raiva que nutres por esta pessoa desde há muitos anos, tenta informar-te convenientemente. Não sejas burro…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo e companheiro José Gomes Fernandes, boa noite.
      Afirmas que eu tenho raiva pela tua pessoa.
      Nada de mais errado.
      O cão é o melhor amigo do Homem.
      Quanto ao burro. De duas uma, ou é cão, ou é solípede.
      Inclino-me mais para a segunda.
      Quanto à matéria.
      Quando falas por enigmas fico triste, já que não é a minha forma de estar na vida.
      Ou é, ou não é. Ponto final.
      Nunca, por nunca, engonho e não faço acusações veladas.
      Por favor, fala claro e mija direito, como soe dizer-se.
      Mas fico, ainda, mais triste por as tuas vistas serem muito curtas.
      E mais triste ainda fico por nunca teres ido ao Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, no Faial.
      Quando ouvi falar no Centro de Interpretação da Serra de Sicó imaginei um equipamento parecido ao do Vulcão dos Capelinhos.
      Quanto ao Museu.
      Ficas a saber que o edifício da antiga Escola Primária de Ereiras, desde os anos 80, tem sido o Museu, onde a Dra. Helena Moura e o Marido têm guardado o que têm encontrado nas escavações.
      O meu carinho por esta causa já vem de longa data e eu, de cultura, pouco sei.
      Deu-me para aqui. Podia dar-me para pior.
      Para te provar que o carinho por esta causa já vem de longe, vou enviar-te, para o e-mail do Farpas, um conjunto de fotografias tiradas na Serra de Sicó, nos finais de 80, início de 90.
      Nelas podes ver as pessoas que estão a fazer escavações.
      Agora não sei como é.
      Mas, à data, havia vida na Serra.
      Abraço

      Eliminar
  4. Desculpem
    A resposta era para Rodrigues Marques.

    ResponderEliminar
  5. Mais investimentos da CMP em Associações ? Pensava que essa era tinha acabado e que agora se ia investir, na qualidade de vida de todos os Pombalenses e no seu desenvolvimento económico. Amigo Diogo ainda agora começaste a governar, muda la a bússola que ainda vais a tempo. O povo de Pombal tem de voltar a ter condições de viver na sua terra e não voltar novamente a emigrar em massa para os Países desenvolvidos da Europa, por falta de trabalho em Portugal. Pombal já foi um exemplo de pujança económica e empresarial, vamos la voltar a esse rumo.

    ResponderEliminar
  6. Bom dia!
    Não pondo em causa o investimento público, que são para isso que servem os impostos dos contribuintes, o que questiono é a necessidade dum determinado projecto.
    Existem estudos feitos, no âmbito da procura-oferta, que possam amortizar, e depois lucrar, o investimento inicial? Creio que não estou a ler mal que isto seja uma futura infra-estrutura. Logo, requer manutenção básica :água, electricidade, saneamento, manutenção de limpeza, etc. Os estudos têm de ser revelados publicamente, onde DE FACTO demonstrem que a actividade lúdica, seja lucrativa para todos os Pombalenses. Caso contrário, o caro JGF já o apelidou de "elefante branco". E nisso o futuro o dirá. Mais cedo ou mais tarde.
    Dou a minha alternativa: juntar actividades lúdicas desse tipo, num edifício público já existente, se necessário renovar algum do espaço existente, e do caminho que separa o espaço lúdico até à Sicó (Poios ou noutro sítio), executar então "actividades de desperta-interesse". Por exemplo: arrancar tudo junto do espaço em Pombal em bicicletas de montanha, com horários apropriados e preços pré-estudados, fazer circuitos pela bela Sicó, em busca de "caça ao tesouro", ou apenas de visita simples.
    Assim, a manutenção seria mais barata (basicamente, seria restauro e/ou compra de novas bicicletas) e a diversão lúdica seria mais interessante!! E até barraríamos o acesso a tanto suposto tráfego automóvel aos Poios! Ou noutro local serrano, porque como bem sabemos, esses locais não são prodígios de parqueamento automóvel.

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde
    Caríssimos, eu não sou especialista na matéria mas, parece-me, o projecto vai para muito além daquilo que estamos a imaginar. Não é só praticar montanha, é também necessário proteger espécies autóctones que a maioria de nós desconhece.

    Em tempos uma pessoa que eu conheço disse que ia fazer a licenciatura e mestrado em Eco-turismo, assim aconteceu e completou com mestrado em geografia humana! Eu perguntei à pessoa para que serve tal coisa? respondeu que não é só praticar turismo, ciclismo ou caravanismo é necessário proteger a natureza e para o efeito é necessário programar.

    ResponderEliminar
  8. Bem verdade JGF. É tempo de dar uma medalha ao "velho" Fernando Mota.

    ResponderEliminar
  9. bem.... voltamos ao mesmo... mais trabalho para os filhos da tia lena..mais uma gorjas.. que vao para o bolso dos "clientes" do costume....e paga o povo....

    ResponderEliminar
  10. Mas sera que os administradores da camara nao teem vergonha na cara?!!!
    Mas sera possivel que ninguem vai ter a prisao com este gastar de dinheiro sem criterio dos Pombalenses ?!!!
    Como se pode aceitar estes investimentos de "caca" se ainda nem os saneamentos basicos estao concluidos e sem funcionamento ja a mais de 2 anos desde o inicio das obras as estradas danificadas nao foram devidamente reparadas eu proprio tenho um dano num carro no valor de 1150 euros,devido a um buraco alias, nao ha qualquer sinalizacao de obras, ou de perigo, limite de velocidade nao existe nada disso nos Netos (OU OS NETOS NAO PERTENCE A CE. SERA AFRICA?) , mesmo conduzindo devagar e com precaucao nao ha carro que resista, vou pedir o valor dos danos a CMP.Se eu pago 1725 euros de imposto de circulacao tenho o direito de ter boas estradas para utilizar os meus veiculos e a CMP tem o DEVER de disponivilizar estradas em bom estado para se poder circular e nao estradas para cabras.
    Haja vergonha.
    Cum catano

    EA

    ResponderEliminar
  11. Por este andar vamos de mal a pior. Se o Narciso esbanjava o dinheiro dos contribuintes para criar tachos para os amigos, com o Diogo no poleiro à meia dúzia de dias não se nota qualquer diferença. Antes pelo contrário, parece empenhado em gastar mais que o seu antecessor, para assim poder compensar todos os Dioguinhos que o ajudaram na sua ascensão. Como de costume quem fica a perder são sempre os mesmos, aqueles que trabalham e pagam impostos.

    ResponderEliminar
  12. Bom dia
    Caro Ernesto de Andrade a CMP de POMBAL. tanto quanto é do meu conhecimento, têm um seguro de responsabilidade civil exactamente para o problema que apresenta, reclame e CMP que accione o seguro, faz muito bem!

    Seia bom que alguém divulgasse mais algo sobre o tema, !

    ResponderEliminar
  13. Bom dia
    Caro Ernesto de Andrade a CMP de POMBAL. tanto quanto é do meu conhecimento, têm um seguro de responsabilidade civil exactamente para o problema que apresenta, reclame e CMP que accione o seguro, faz muito bem!

    Seia bom que alguém divulgasse mais algo sobre o tema, !

    ResponderEliminar
  14. Boa noite,

    Como a associação Aurora veio à conversa neste blog, tenho o prazer de dizer que eu participei com muito gosto nalguns projectos que se fizeram na altura. E em prol do concelho. Caro José Gomes Fernandes, se bem se recorda, eu considero que o trabalho realizado foi útil de alguma forma. É pena que a Aurora não "tenha saído da adolescência".
    Agora, existe outra questão: o nascimento, crescimento e solidificação de uma associação útil e que traga beneficios ao concelho de Pombal não é fácil... Pelos motivos que todos nós sabemos!

    ResponderEliminar
  15. o senhor Ernesto Andrade devia-se preocupar mais era em por as contas dele em ordem pelo menos pagar ao táxi que levou quando fugiu do País por dever a toda gente. Mesmo onde está também

    ResponderEliminar
  16. Senhor francisco com o seu comentário avivou-me a memória, não sei se o senhor Andrade fugiu e por razões de dividas sei é que se aconteceu não foi caso unico nessa levada outro também se pirou e regressou para ganhar uns trocos na causa publica e ainda arranjou emprego para a esposa pago com dinheiros publicos, contas novas senhor Francisco, fazer o bem e não olhar a quem.

    ResponderEliminar
  17. Caro anónimo "Francisco Domingues"
    Ousou difamar um dos comentadores deste Blog, disfarçado sob o anonimato. Caso não forneça a imediatamente a identificação, teremos de eliminar o comentário.
    Ao visado, resta optar por exercer o direito de recorrer à via judicial, para obter a identificação e fazer seguir processo crime, ou manter-se em silêncio...

    ResponderEliminar
  18. Ola... Sr. Francisco Domingues?!!! Gostaria de saber qual foi o Taxi ou taxista para me levar de Flandes Local (onde residia na altura) para a Estacao de Pombal tem graca que ate fui de carro de um amigo ,pois foi de la que sai de comboio para Lisboa com bilhete comprado na altura no Carraca. Como devia imaginar nao fuji do Pais como penso que ninguem sai do Pais agora e estao aqui a chegar muitos todos os dias igual a 1985.


    Para Curar a sua azia: vou me explicar:

    Nao pelo Sr. que nao sei quem e,mas por varios leitores deste blog onde ha muitos anos comento e sempre identificado pondo sempre as minhas iniciais EA e que apesar de ser titular de dois passaportes um Portugues que sempre me senti um cidadao de Portugal outro com cidadania Americana e sempre com o Nome ERNESTO FERREIRA DE ANDRADE.
    Vim para este maravilhoso Pais onde a custo de muito trabalho , sacrificio e muito suor consegui uma independencia que faz muita azia ao Snr e a outros cobardes como o Snr que nao tem umas bolinhas entre as pernas para se identificar.

    Tambem consegui um futuro muito bom para a minha familia. E aqui vou-lhe informar o meu filho Paulo Andrade. e IT Director Engineering na firma Multinacional NY Life Insurance Company .

    A minha filha Paula tem formatura pela universidade da Rutgers University e TOC e Chef de contabilidade no Grupo Multi Nacional ARUP sabe quem e este grupo foi a firma de Eng. que desenhou entre outros a casa da musica no Porto e e este grupo que e responsavel pela construcao do metro na cidade de NY da 2a Avenida .

    A minha filha Paula Passou pela KPMG FOX NEWS e Sealed Air .

    Quanto a mim Snr. Francisco Domingues venha aqui (aos USA) que a sua azia vai aumentar

    Tenho uma vivenda nos Netos onde vou umas 4 vezes ao ano e ai tambem vai ficar mal disposto com a inveja que vai ter.

    Como ve vou sempre aos Netos e a Pombal e convivo com os meus amigos.

    Snr. Francisco Domingues que ninguem sabe quem eh...diga ao tal Taxista que diga onde me levou e quanto e porque eu pago com Juros, quem me levou a estacao foi um sr. que era meu senhorio a data ,que ja morreu, mas que tem um filho que e advogado em Pombal.


    Se o Snr tem dor de corno cuide da sua mulher ... Senao outros o farao.

    Se tem Azia compre rennie.

    E para finalizar O meu Sucesso e da minha FAMILIA foi a RAZAO porque fuji de Portugal.

    Como sei que o Snr nao passa dum cobardolas e que nao e capaz de responder e identificar-se ... Va para a PU.A que o PAR.U.

    EA


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ernesto, amigo do coração, boa noite.
      Sabemos que quem não se sente não é filho de boa gente.
      Tu és boa gente e filho de boa gente.
      Estou contigo.
      Assim não entendo por que é que um dos Senhores Administradores do Blog não retirou, de imediato, o comentário desse anónimo.
      É legitimo cada um dar a sua opinião, o que não é legitimo é o ataque pessoal a coberto do anonimato.
      Não se faz.
      E os Administradores não deveriam permitir.
      Tu, como eu, dás a cara por causas.
      Mas causas nobres.
      Se o Blog continuar a dar a guarida a causas menores, com muita pena minha, vou deixar de ler o Farpas e, muito menos, de nele comentar.
      Já me chamaram tudo, menos santo.
      Já me acusaram de muita coisa.
      Já me fizeram ameaças veladas.
      Mas nada como o que te fizeram a ti.
      AGUENTA-TE!
      Abraço Grande

      Eliminar
  19. Caro amigo Marques
    Mais uma vez escreveste com ódio ou sem saberes o que dizes. Fica sabendo que falei com o Ernesto e que não apaguei o comentário para dar oportunidade a que a sua defesa seja lida e divulga. Apagar de imediato o comentário poderia levar a dúvidas sobre o respetivo conteúdo.
    Cura a tua cegueira...

    ResponderEliminar
  20. Caro Amigo Eng. R. Marques:

    Obrigado pelas suas palavras:

    Fui da minha iniciativa e pedi ao Meu Grande Amigo Dr. Jose Fernandes de nao apagar o comentario ao qual ja respondi.

    Vamos tentar por via legal identificar o IP do PC do qual saiu o comentario.

    Sem mais de momento.

    Grande Abraco
    EA

    ResponderEliminar
  21. Bom dia
    Ernesto, tu e tantos como tu, insatisfeitos com as condições que os nossos políticos nos criaram foram à procura do meio de vida melhor. venceram e melhoraram a vida daquelas que por cá ficaram. Muitos não tiveram a tua coragem, daí a cobardia.

    Da minha parte os meus sinceros parabéns pelo teu sucesso!

    Hoje em, pelos erros dos nossos políticos , a nossa juventude está a levar o seu valor acrescentado para outros países, à semelhança do que aconteceu nos anos 80

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.