7 de outubro de 2015

A visibilidade e a falta dela

A visibilidade é um dos critérios mais valorizados na política à portuguesa. Um político que tenha visibilidade é (obviamente) mais conhecido e, se conseguir gerir bem as suas intervenções públicas, atinge rapidamente o estatuto de vedeta, muito apreciado pelo nosso povo. Pedro Pimpão já percebeu isso há imenso tempo, o BE foi agora bafejado pelo fenómeno Mariana Mortágua e o Marinho e Pinto só não foi eleito porque abandalhou completamente.

Quem parece andar a dormir na forma é o PS em Pombal. Sem uma presença regular na comunicação social, sem uma página web institucional  e com um "timeline" no facebook que deixa muito a desejar, não admira que a sua visibilidade seja praticamente nula. Daí que não me tenha espantado nada quando fiquei a saber (por um comentário que ouvi recentemente em Pombal) que a figura socialista mais mediática no nosso concelho é, muito por culpa do Farpas, o António Roque.

Será que não há, entre os socialistas, ninguém capaz ocupar o espaço público mediático? Alguém que consiga, com inteligência e tenacidade, dar visibilidade à sua intervenção política?

2 comentários:

  1. Amigo Adérito Araújo, fico muito lisonjeado pelo teu post, no entanto quero aqui apresentar algumas notas:
    1º Não sou militante do PS, nem do BE, nem do PDR, e também já não sou do PSD
    2º Não me posso comparar com os políticos mediáticos que referiste:
    2.1. Pedro Pimpão : Não tenho a "lata" dele e nem pretendo ser politico profissional. Tenho a minha profissão de Técnico de Informática e não de politico profissional, com carreira desde os Jotinhas até...
    2.2. Mariana Mortágua: Não sou bonito e sensual como ela ou como a minha amiga Joana Amaral Dias.
    2.3 Marinho e Pinto: Por muito que tente, e tenho tentado, não consigo ser tão "parvalhão" como ele.
    Conclusão: Sou um caso perdido na politica mediática.
    Abraço Amigo

    ResponderEliminar
  2. Caro Roque,

    A crítica à falta de empenho do PS em fazer passar a sua mensagem nos meio de comunicação social é extensível a toda a esquerda. Falo no PS pois é o partido com maiores responsabilidades.

    A desculpa do "não pretendo ser um político profissional" não colhe. Quando abraçamos um projecto político, cultural, desportivo ou outro, devemos colocar nesse projecto o nosso total empenho. E no que diz respeito à comunicação com os cidadãos, os responsáveis socialistas poderiam (e deveriam) fazer muito mais e melhor.

    Abraço,
    Adérito

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.