26 de outubro de 2015

Subsidiodependência (I)

O presidente da CMP submeteu a despacho do executivo, dia 12 de Setembro, um requerimento urgente da “Sociedade Filarmónica Vermoilense em que é solicitada a cedência do autocarro, do Teatro Cine e de refeições para a realização do seu aniversário, no montante de € 2.496,50 (dois mil quatrocentos e noventa e seis euros e cinquenta cêntimos)”.
O requerimento foi aprovado por unanimidade.

PS: O Farpas não obrigará a tamanha celeridade de procedimentos, mas em tempo oportuno solicitará um subsídio para comemorar o seu 8.º aniversário.

7 comentários:

  1. Boa noite,
    Como Presidente da Sociedade Filarmónica Vermoilense , só posso lamentar teor e a forma como entendeu transmitir esta informação.
    Conota um aspecto negativo á medida apenas porque....tal como é o seu timbre....prefere primeiro insinuar e envenenar antes de perceber os contornos de tal decisão.
    Esta Instituição completa 122 anos ( cento e vinte e dois anos) no próximo dia 19 de Novembro.
    A Sociedade Filarmónica Vermoilense preocupa-se de forma séria e empenhada em cumprir um papel que entende ser seu : servir a comunidade.
    Possuímos uma Banda muito jovem em que oitenta e cinco por cento da Banda tem menos de 15 anos. Não formamos apenas músicos. Também ajudamos e muito a formar homens e mulheres...
    Possui uma escola de música com 85 alunos e 16 professsores.
    Na nossa escola temos classe de Piano, Violino, Viola, Clarinete, Flauta, Oboé, Trompete, Trombone, Bombardino, Saxofone, Fagote e Percussão
    Além disso desenvolvemos um Centro de explicações, Aulas de Ginástica, Dança e Artes Marciais.
    Ao todo frequentam as instalações cerca de 185 crianças, jovens e adultos.
    Preocupamo-nos em criar oportunidades, para que jovens da nossa sociedade possam viver e partilhar experiencias que a cultura, de uma forma tão positiva permite.
    Tendo como base isso, desenvolvemos um intercambio com uma banda oriunda do Brasil que estará connosco na nossa semana de comemoração do nosso 122º aniversário.
    Serão 57 pessoas que estarão connosco. Participarão em vários eventos connosco. Tal permitirá um intercâmbio cultural singular e sem dúvida enriquecedor, não só para eles, mas sem dúvida nenhuma também para nós.
    O Municipio entendeu o alcance da nossa iniciativa e percebeu a importância de nos apoiar . O Autocarro, o Teatro Cine e a alimentação ( relativo a 1 dos 10 dias em que a Banda oriunda do Brasil está connosco) foi o que solicitamos.
    Relativamente ao dia em que celebramos o nosso aniversário, Domingo 22 de Novembro, não temos apoio nenhum do município. Nem o solicitámos. Não somos subsídiodependentes, como lamentavelmente quer transmitir.
    Assistimos hoje em dia, de forma cada vez mais vincada, a um menor número de pessoas dispostas a dar de si em prol da comunidade. Lidar com indivíduos que se julgam em posição de opinar sobre factos sem deles saber o mínimo, denegrindo Instituições e gente que tanto trabalha, é claramente um dos motivos de tal se verificar.
    Sabe...hoje ao ler o que escreveu...a forma como o fez ... a intenção subjacente, não respeitando uma instituição que tanto tem feito pela sua comunidade ao longo de tantas gerações, politizando tudo...senti pena de si.
    A necessidade de aparecer leva-o a atacar sem o mínimo de nexo, nem sequer o mínimo de conhecimento de causa ...nem preocupação em conhecer um pouco mais dos factos.
    Fica desde já convidado a assistir a uma semana de vários eventos culturais que vamos realizar na semana comemorativa do 122º aniversário. Farei questão de lhe apresentar a Banda Laranjal Paulista... farei questão de lhe apresentar a essência da Sociedade Filarmónica Vermoilense
    Filipe Leitão
    Presidente da Sociedade Filarmónica Vermoilense

    ResponderEliminar
  2. Presidente,
    Com certeza não reparou que (por contar com a vossa extrema sensibilidade) me limitei a reproduzir o teor da acta. Compreendo que esteja incomodado com o teor da comunicação, mas, nesse caso, deve lavrar o protesto junto dos serviços da câmara. Eles agora até têm uma nova assessora de imprensa. Mas concordo consigo: a forma como entendem transmitir a informação deixa muito a desejar.
    O senhor, tal como o gabinete de comunicação da câmara, também enviesa descaradamente o teor da mensagem, para onde mais lhe interessa. Pouco responde ao post, limita-se a fazer propaganda à entidade que dirige e às suas iniciativas. Mas deixou-me com uma dúvida que não tinha: foi a câmara que tomou a iniciativa de vos conceder aquelas prebendas ou foram pedidos expressos vossos?
    Apesar de tudo gostei do seu contraditório educado, venha mais vezes.
    E obrigado pelo convite.

    ResponderEliminar
  3. Estamos (outra vez) a confundir a beira da estrada coma estrada da Beira.

    ResponderEliminar
  4. O título do post também foi retirado da acta da Câmara? (tal como o Adelino Malho, não estou a usar de qualquer ironia)

    ResponderEliminar
  5. Numa análise editorial, penso que sim, porque foge ao propósito de ser acutilante pelo conteúdo, porque torna-se polémico pelas razões erradas.
    Numa análise substantiva também penso que sim, pois considero que é uma despesa justificada por se inserir numa actividade que a população considera relevante, numa associação que mostra trabalho relevante, porque a associação assume uma fatia muito maior da despesa que a CMP.

    O Farpas não é considerado relevante pela sociedade pombalense (senão já teria eleito o Adérito e/ou o Adelino presidentes da CMP, o Alvim presidente da junta, a Paula vice-presidente da junta...) portanto o almoço de aniversário não é uma actividade cultural considerada relevante e merecedora de investimento.

    Sou contra as associações que vivem de e/ou para o subsídio da CMP (já vivi numa e não gostei, lutei para que se mudasse não consegui). Não me parece que seja o caso.

    ResponderEliminar
  6. João, não discuto se o titulo respeita critérios editoriais, deixo isso para especialistas.
    Mas registo que apoias que a câmara pague "as refeições para a realização do aniversário" de associações. São opções...
    E ainda estamos à espera que o presidente da associação esclareça se foi a associação que pediu ou foi a câmara tomou a iniciativa de oferecer. É um pormenor(maior) que conta, muito.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.