2 de outubro de 2015

Prognósticos

As pessoas têm a enorme capacidade de nos surpreender. Nas democracias consolidadas era comummente aceite que as oposições não ganham eleições, são os partidos no poder que as perdem. Mas, pelos vistos, nas próximas eleições, não será bem assim! Provavelmente, será mais PS que perderá as eleições e não a coligação de direita ganhá-las. E mostrarão outra coisa ainda e mais surpreendente: o PS perderá as eleições à esquerda e não ao centro, ao contrário do que comummente se regrou. Esta surpresa acontecerá por duas razões: o PS perderá votos para a esquerda (CDU, BE e novos partidos) e não cativará o eleitorado flutuante ao centro, descontente com a coligação de direita. Porquê? Porque o PS nunca apresentou uma alternativa consistente e de centro-esquerda. Ziguezagueou entre o centro e a esquerda, e perdeu nas duas faixas nas suas margens que, em circunstâncias normais, lhe assegurariam uma vitória robusta.
Falta ao PS coerência e consistência ideológica e sobrou-lhe tecnocracia. O PS, com Seguro, cedeu em áreas onde não podia ceder – Legislação Laboral (estruturante da sociedade), Pacto de Estabilidade … - e com Costa colocou, novamente, a revisão da legislação laboral na agenda política sem qualquer necessidade - nem a direita a reclama - e sem qualquer vantagem, antes pelo contrário, já para não falar da arriscada redução da TSU.
Há erros que se pagam caro. As pessoas estão mais atentas aos sinais do que os políticos pensam.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.