8 de fevereiro de 2017

E o candidato do PSD em Pombal é...

A novela autárquica segue a bom ritmo com um novo capítulo: "Tendo tido conhecimento da desvinculação do PSD do ex-militante Narciso Mota, a Comissão Política Distrital de Leiria do PSD retira a confiança política de todos os cargos que exercia e reforça toda a solidariedade para com a concelhia de Pombal na preparação do processo eleitoral autárquico". Era o esperado, e era o mínimo, à luz das obrigações e deveres partidários. Mas como nem tudo é normal em Pombal ocidental (nem oriental), estranham-se alguns contornos destes caso.
1. Por que razão é a comissão política distrital a retirar a confiança dos cargos que são ou advêm do concelho? 
2. Quem assina o envio do comunicado é Pedro Pimpão, enquanto "secretário da comissão política distrital". Estamos a atirar a pedra e a esconder a mão? 
Não era a concelhia que deveria exercer essa responsabilidade?
3. É bizarro o atraso na apresentação da (re)candidatura de Diogo Mateus. A não ser...que Diogo Mateus não seja o candidato do PSD. Note-se que, até à data, não há uma palavra do próprio que indique essa disponibilidade, e crescem rumores de que poderá estar de abalada de Pombal. Na verdade, não se levantou a vaga de fundo que era esperada num caso destes. Na Rua dr. Luís Torres fazem-se comunicados com os dentes de fora e tiros nos pés; na Bidoeira faz-se uma coisa insipiente apelidada de comunicado. É como dizia o outro: "se não tens nada para dizer, não digas". Mas neste particular, Narciso Mota terá muito para dizer - a começar pela lista de empregos que arranjou ao longo de 20 anos aos que agora cospem no prato onde comeram. Porém, os telhados de vidro nunca foram boa cobertura...
Esperamos para ver se o PSD local será consequente com tamanha valentia escrita, e propõe a demissão de NM da presidência da Assembleia Municipal.


20 comentários:

  1. É assim:
    https://www.youtube.com/watch?v=0T43cfsASi0


    ResponderEliminar
  2. Esta novela do PSD Pombal bem poderia ter o nome de: TITANIC. Com isto tudo ainda vamos ter como Candidato á Presidência da Camara de Pombal o grande...o largo... o enorme... o JOÃO PIMPÃO.

    ResponderEliminar
  3. A pergunta que eu faço: sabe quais os cargos que o Sr. Narciso Mota exercia na Distrital de Leiria? Eu também não, mas estou calado! Obviamente que em Pombal, depois de renunciar a militância, não exerce qualquer cargo, logo a concelhia não têm sequer de manifestar sobre o assunto, apresentou a demissão, está demitido ponto.

    ResponderEliminar
  4. Fui me informar junto de um amigo, entendido na coisa, aqui vai: Narciso Mota era Presidente da Comissão de Auditoria Financeira da Distrital do PSD de Leiria; era Presidente da Assembleia Inter Municipal da Região de Leiria, indicado para o cargo pela Distrital do PSD de Leiria. Ao demitir-se da condição de militante abandonou os cargos em Pombal e ocupar cargos, ou não, a nível Distrital é assunto da competência da Distrital Leiria

    ResponderEliminar
  5. Oh Jose do Trasso,
    Anda-se a informar muito mal! E acredita em tudo!
    Então as Distritais já indicam pessoas para associações de municípios? Mas que grande confusão vai por aí. Pergunte ao nosso deputado que ele informa...

    ResponderEliminar
  6. Oh Adelino Malho
    Parece que anda nisto há pouco tempo, sempre assim foi! Diga-me por favor quantas Câmaras Municipais têm o PSD no distrito de Leiria? Não é provocação confesso que não sei! A Distrital, de entre os presidentes de C. M. eleitos escolhe um e recomenda-o aos demais, estes, no colégio eleitoral respeitam a instrução do partido. Pombal têm um representante na Assembleia do Hospital , quem o recomendou? Têm um representante na Associação Nacional de Municípios, quem o recomendou? Também confesso que não sei quem são as pessoas que representam Pombal nessas assembleias e ocupam algum cargo nesses orgãos, mas sei que foi o poder local que os indicou, em última instância o PSD local

    ResponderEliminar
  7. Oh Jose do Trasso,
    Sei que sabe muito desses esquemas, eu também conheço boa parte deles. Só que há uma diferença entre nós: o senhor aceita-os, eu sempre os combati (nomeadamente quando tive responsabilidades no meu partido). Mas neste caso, o mais grave nem é o suposto esquema que nos diz que está por detrás do cargo, é a Distrital invocar uma legitimidade que não existe.

    ResponderEliminar
  8. Oh Adelino Malho,
    Eu não disse que concordava ou pactuava com a situação apenas sei que estas situações são o pão nosso de cada mandato em todos os partidos que chegam ao poder, posso até adiantar, a meu ver que, este comportamento nestes processos, é um entrave ao bom funcionamento da democracia.
    Estamos de acordo num ponto; os processos funcionam como os descrevemos,sei que o Sr. sabe que isto é prática corrente em todos os partidos, só estranho é que Sr.sabendo dessa realidade venha pôr em causa aquilo que escrevi no meu primeiro comentário, ainda, a legitimidade da atribuir ou retirar a confiança politica a um seu militante é um problema ou uma competência do próprio partido, no caso concreto já nem dum militante se tratava !

    ResponderEliminar
  9. O meu amigo Adelino Malho anda preocupado por ainda não poder disparar sobre o candidato do PSD. Não vale a pena tanto esforço. Ele só virá quando ele e o PSD quiserem...
    O António Roque, de feroz crítico de Narciso Mota, tornou-se um dos principais defensores. São cidadão como ele que se desacreditam a e desacreditam a candidatura que apoiam. Estará Roque a pretender um lugar na lista por saber que já não tem lugar nas listas do PS? Se assim pensa, está a enganar-se a si próprio pois Narciso não irá levá-lo... Não fiques zangado e não venhas com os teus habituais insultos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. José Gomes Fernandes, eu sobre este assunto penso que já fiz os esclarecimentos que tinha a fazer, não me preocupam os seus tiros de SNIPER, são de pólvora fraca. O Sr. pelo menos é coerente dispara sempre contra tudo e contra todos e tem como seu inimigo de estimação o Eng. Narciso. Por favor não mude eu gosto de si como é.

      Eliminar
  10. Amigo JGF, onde é que viste estampada a minha preocupação por ainda não existir candidato do PSD? Eu até preferia que o PSD não apresentasse candidato!Ou melhor: não apresentasse outro!

    ResponderEliminar
  11. Sr. José Gomes Fernandes, como eu disse, não tomei posição por ninguém mas, acho estranho, o Sr. Malho primeiro diz que preferia que o PSD não apresentasse candidatura e depois diz que a candidatura do Sr. Narciso é do PSD e continua, por sistema, a impulsionar a candidatura do Sr. Narciso. Afinal em que ficamos ? apoia ao PSD ou não ?

    ResponderEliminar
  12. Num repente ficaram amnesios, leio que tanta gente parece que nunca estiveram lado a lado com Narciso Mota venceram eleições com ele e o Dr José Fernandes é uma dessas pessoas só que mudou, agora não apoia e esta no seu direito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Lucas. Apoiar uma candidatura de uma pessoa e depois a sua gestão num determinado mandato não obriga a que tenha de apoiar eternamente qualquer candidatura do mesmo candidato enquanto ele quiser. Então não haveria eleições. O meu apoio não terminou agora mas há cerca de 13 anos, por entender que deveria existir limite de mandatos para evitar a eternização no poder e os vícios do poder. Pelo que não é, assim, intelectualmente honesta a tua afirmação de que mudei o meu apoio.

      Eliminar
  13. Será que com esta novela, vamos ter uma brecha no PPD de Pombal???.

    ResponderEliminar
  14. O PPD em Pombal há muitos anos que não existe. Para alguns morreu quando os falsos Sociais Democratas, que de uma e outra coisa logo se livraram, ainda fingia ter poder o dr. Cavaco Silva. Há anos que o partido a que chamam PSD, devia chamar-se Neo Liberal ou outra qualquer coisa de direita ressabiada. Por estas e por outras abandonei definitivamente a politica partidária em 1997. Não devolvi o cartão porque de tão danado perdi-lhe o sítio. Mas como continuam a mandar-me recados e convites para aparecer, alguém deve estar a pagar as minhas cotas pois não as pago desde 1996 pelo menos. Desde a Pré-História que sempre os piores elementos das comunidades se arvoraram em líderes. É a mesma classe de pessoas inqualificáveis que continua a governar todos os países do mundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Luis Filipe...Eu pelos mesmos motivos...PSD posicionado demasiadamente á direita e ao Capitalismo Neoliberal, entreguei o meu cartão, mas mandei-o directamente para a sede Nacional pois não pretendia envolver a Concelhia na minha decisão.

      Eliminar
  15. Pode-se dizer uma boa informação. É assim mesmo Luís Carvalho.

    ResponderEliminar
  16. Não vislumbro ninguém do PSD local que saiba o que é a SD, isto é, a Social Democracia.

    ResponderEliminar
  17. Não vislumbro alguém em Pombal que saiba o que anda a fazer na política , uns são demasiado protectores dos seus pares e outros são demasiado pequenos para fazerem valer as suas ideias, logo só existem ideias de curto prazo

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.